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Estúdio de Pilates: a necessidade de se representar no hoje

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Antes de tudo, vamos entender o título de nossa matéria!

Já conversamos algumas vezes sobre como é importante criar uma marca e mantê-la com o máximo de clientes detentores de pensamentos positivos sobre seu estúdio, o que fará com que ocorram várias indicações para novos clientes.

Porém, também devemos entender que as pessoas agem e pensam de maneiras diferentes, entre elas, está aquela em que faz uma busca rápida pela internet para encontrar informações sobre onde praticar Pilates.

Nesse momento, chegamos no ponto chave do título. As pessoas estão extremamente imediatistas e seduzidas pelas redes sociais quase que em um mundo paralelo. Em outras palavras, não importa muito para esse nicho se seu estúdio tem 20 anos de mercado e toda uma história para contar. Caso esse cliente encontre em uma busca no Google outro estúdio mais moderno, mais bonito, que tenha mais seguidores no Instagram, ou algo semelhante, e que abriu há apenas 1 mês, não tenha dúvidas que sua história de 20 anos não servirá de nada.

Quantas vezes você não já perdeu um cliente para alguém recém-formado e que não tem nem metade da sua formação, mas investe em divulgação pelas redes sociais ou tem mais seguidores porque expõe o corpo, por exemplo? Não está convencido? Você posta seu trabalho por anos e nunca ficou famoso. Aí vem o tal de Luva de Pedreiro e fala algumas baboseiras na internet depois de chutar uma bola. Pronto, ele já é mais importante que você e ficou rico em tempo recorde! E você aí dizendo que tem 10 anos de experiência em exercício e as pessoas não dando a menor bola…

Viu? Suas especializações, mestrados e anos de estudo não servirão para nada se você não mostrar sua história “linkada” em quem é você agora e em como está funcionando o mercado!

“É o sistema, parceiro!”

Ou tu entende o sistema, ou ele engole sua história como lixo!

Portanto, existe uma grande necessidade de criar um passado consistente e uma excelente imagem de instrutor de Pilates responsável e experiente, porém, há também a necessidade de constantes investimentos e modernização da sua propaganda, da sua rede social, do seu espaço e do que você representa hoje para as pessoas. Escute o que eu vou te contar: não importa o que você foi no passado! As pessoas querem saber o que você é agora! Depois que ela estiver matriculada em seu estúdio, você terá tempo suficiente para contar suas vitórias passadas.

É duro saber que as pessoas nem sempre querem saber das suas batalhas passadas, mas essa é a realidade atual, e para lhe ajudar a captar esse público tão específico, tracei algumas ideias para conversarmos:

O que você é nas redes sociais

Já não é segredo para ninguém que as redes sociais viraram a segunda (às vezes a primeira) vida das pessoas. Muitos preferem encontrar, trabalhar e conversar sobre assuntos gerais pela internet ao invés de pessoalmente. Portanto, é mais fácil encontrar o seu cliente em um Instagram do que passando na rua para lhe entregar um folder.

Também não é segredo pra ninguém que as pessoas dão mais crédito para perfis que possuem muitos seguidores, mesmo quando os mesmos são falsos. O que tem de perfil com 500 mil seguidores e apenas 3 comentários nas fotos…

Pois é, tu vai perder seu cliente para esse concorrente desonesto simplesmente porque está demorando a entender que as pessoas não querem perder tempo analisando o perfil para saber o que você já representou. Se tem muitos seguidores, logo, é bom. Então trate de conseguir muitos seguidores porque é assim que o jogo funciona. Não estou falando em comprar falsos seguidores, até porque o engajamento é inexistente, mas sim, de realizar campanhas que atraiam novos seguidos para o perfil do seu estúdio. Criar desafios e postar vídeos é uma das possibilidades.

Só para vocês entenderem que nem sempre o jogo é limpo, existem vários perfis que postam fotos sensuais de mulheres de biquíni, ganham milhares de seguidores e depois mudam todo o perfil para empresarial e vende produtos destinados à homens, como suplementos alimentícios e roupas. E funciona… porque algumas pessoas não estão nem aí para o passado… o que o perfil foi não importa, eles nem lembram… agora é de uma empresa com uma imagem séria e super bem estruturada. E as pessoas compram!

Não estou aqui falando que você deva fazer isso com seu perfil e nem comprar seguidores. Afinal, estamos falando de caráter. Estou apenas te mostrando como funciona a modernidade. Crie estratégias como sorteios, propagandas pagas, entre outros, que vai funcionar muito bem. Mostre o que você é HOJE!

Minha história ainda conta

Antes que vocês briguem comigo, sim, sua história conta muito para a outra parte dos clientes. Como falei no início, as pessoas pensam e agem de maneiras diferentes, e existem sim, pessoas que irão valorizar seu estúdio e o instrutor pela sua experiência de vida e profissional. Eu estou inserido aqui nessa fatia. Não me importa se a pessoa tem mil ou um milhão de seguidores nas redes sociais. Para mim, uma formação robusta e experiente vale muito mais que curtidas.

O que quero dizer é que sempre que tiver a oportunidade, mostre sua história! Porém, só isso não basta. O brasileiro tem memória curta e precisa ser sempre lembrado de quem é você e o que está fazendo hoje. Uma parte dos seus futuros clientes precisará de informações mais diretas e rápidas, e não somente da explanação da quantidade de estágios, graduações e cursos que fez ou da idade e quão tradicional no bairro seu estúdio é.

Em últimas palavras, existe uma necessidade imensa de autoafirmação constante no mercado atual. Ontem você foi alguém, e amanhã esse alguém será outro que soube entender melhor a atualidade. Não se debruce em suas conquistas a ponto de se estagnar como profissional. Seu estúdio precisa ser o melhor do passado e continuar sendo o melhor do presente.

Para isso, é importante conhecer o mercado atual, como as pessoas se comportam e agem nele, para que assim, você alcance tanto o público que irá se apaixonar pelo seu passado, como também, aquele que não está nem aí para quem foi seu estúdio.

Pense nisso, e analise tecnicamente as pessoas e o mercado. As atitudes falam e você precisa saber escutar.

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