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Controlando a taxa de conversão rede social/matrículas do seu estúdio

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Não é mais segredo para ninguém que a sociedade virou um subproduto das redes sociais, como Instagram, Whatsapp, Youtube, Facebook, Telegram, Twitter, Tiktok, entre outras. Também não é segredo para nenhum empreendedor que para conseguir novos clientes, é preciso estar onde o público potencial está presente.

Com isso, é preciso que o dono de estúdio de Pilates também esteja presente nesse universo. Aqui no Instituto Fisart, por exemplo, investimos tempo e recurso financeiro principalmente no Instagram e Whatsapp.

Mas e você? Emprega seu marketing nas redes sociais? Acredito que sim. Mas controla e gerencia sua taxa de conversão para reavaliar suas estratégias de venda?

Vamos conversar um pouco mais sobre o assunto.

Taxa de conversão das redes sociais

A taxa de conversão nada mais é do que um produto ou resultado entre a quantidade de pessoas que lhe procurou para saber mais sobre seus serviços apresentados no estúdio de Pilates pela efetividade na venda da matrícula ou outras metas mais simples, como visitar seu site com a tabela de preços. Aqui focaremos na meta de venda de matrículas.

Em outras palavras, é a quantidade de pessoas que entrou em contato pelas redes sociais e foi convencido a se matricular nas suas aulas de Pilates.

Caso você ainda não esteja controlando esses dados, está perdendo uma grande oportunidade de avaliar o processo de venda do seu serviço. É de suma importância que contabilize dados como: a quantidade de pessoas que entraram em contato no mês, quantos dias, horas ou minutos a conversa durou, quanto tempo o cliente demorou para retomar a conversa, entre outros.

Como controlo minha conversão

Meu investimento é direcionado inicialmente para o instagram, que direciona meus clientes para o Whatsapp. Essa é minha primeira meta de conversão: transformar um anúncio do Instagram em uma conversa no Whatsapp. A segunda meta é converter a conversa em matrícula.

Porém, nem sempre essa conversão ocorre de imediato. Daí a importância de controlar esses dados. Utilizo tecnicamente um período de ausência de resposta para que então eu crie outra informação sobre aquele mesmo produto e envio para a pessoa que havia feito o contato anterior. Essa nova propaganda cria uma espécie de lembrança de que aquele produto está disponível para ser consumido.

Outro ponto muito importante é saber quando a conversão falhou para que sua empresa não crie uma imagem negativa de perturbação naquele cliente. Então, quando percebo através dos dados coletados e analisados, que aquele cliente não tem interesse no produto, suas informações adentram uma lista de stand-by. Essa lista me sinaliza quem são aqueles que não serão incomodados com mais tentativas de venda, e que portanto, não receberão mais minhas divulgações pelo Whatsapp. 

“Poxa, Rodrigo, então você desistiu da venda?”

Pela estratégia direta de conversão sim. Mas lembram que esse cliente foi atraído inicialmente pelo instagram? Lá, algum dia cairá de novo na minha propaganda digital, só que agora, ele é que escolhe se irá retomar a negociação ou não, tornando o processo mais fluido, suave e situacional.

A conversão parece algo simples, mas possui detalhes extremamente técnicos e pessoais. Se você conseguir controlar melhor essas taxas de conversão, conseguirá analisar se sua abordagem ao cliente está adequada ou não, possibilitando um fato muito importante, que é a percepção de que sua empresa precisa melhorar o processo de captação do cliente e venda do serviço.

E com essa dica, terminaremos a conversa desse mês. Desejo ótimas taxas de conversão, muitas matrículas e sucesso para seu estúdio de Pilates.

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