Parece estranho o título de nossa matéria, não parece? Afinal, o método Pilates é mundialmente conhecido por ser um método que aprimora bem as valências físicas responsáveis por uma boa flexibilidade muscular e postura corporal. Então como um discurso de melhora dessas aptidões pode tirar nossos clientes? Vamos raciocinar como empreendedores.
Se pesquisarmos em plataformas científicas importantes, como o PubMed, até veremos artigos sobre o método Pilates. No entanto, comparado a treinamento de força em academias, por exemplo, esse número nem chega a 10% em quantitativo de artigos. Se formos discutir a metodologia pobre e incompleta dos artigos de Pilates, a coisa fica mais feia ainda. Portanto, temos um fato a se discutir: os resultados positivos de qualquer modalidade de exercícios são incontestáveis para promoção da saúde e outros objetivos, porém, o método Pilates ainda não consegue se impor cientificamente como outras modalidades.
Quando o método não consegue passar as informações de modo tão científico, quem assume a disseminação de informações (que é diferente de conhecimento) são profissionais que utilizam o modo informal ou de senso comum para conversar com o seu público.
O perigo das redes sociais
Até então, nenhum problema. O direito de se expressar é livre e essas pessoas auxiliam na divulgação do método. Mas aí vem um outro ponto que precisa ser discutido: quem faz a seleção do conteúdo que deve ou não ser publicado no Instagram, Youtube, Facebook ou outras redes sociais? Pois é, não existe. Se pegarmos a revista científica menos rankeada do planeta, terão no mínimo dois profissionais especialistas no tema (não estou falando de alguém que fez um curso, estou falando especialista de verdade no tema) que irá avaliar se aquilo dito no artigo tem condições de ser verdade e aplicável ou se é apenas uma ideia daquela pessoa que não tem qualquer comprovação.
Pois é, hoje, o Pilates é dominado por grupos que gasta fortunas em propagandas nas redes sociais para te convencer de que o que eles acreditam ser Pilates é a melhor visão do método (depois te vendem cursos para recuperar as fortunas gastas nas propagandas). De novo vem a ideia de liberdade de expressão. Fora que eles gastam uma fortuna em propaganda com o dinheiro deles. Cada profissional da saúde tem autonomia para ser crítico ou aceitar todas as informações que lhe são entregues.
Mas Rodrigo, então por que esse título na matéria? Porque você, profissional da saúde, estudou cinco anos e consegue ser crítico, mas a dona Maria e o seu João não conseguem. Eles provavelmente não conseguem ler um artigo científico extremamente técnico em português, e muito menos, em inglês. Assim, seu João e dona Maria são jogados para plataformas do senso comum, que são as redes sociais, que possuem muita coisa boa, mas a maioria com informações que só querem uma coisa de você: a compra de seu produto e aumento de status social! “Venha assistir a uma aula gratuita online”… O dia em que você trabalhar de graça sem segundas intenções, venha aqui me procurar que vou garantir seu lugar ao céu, ser iluminado e cheio de bondade no coração!
A boa comunicação é fundamental
É proibido então se informar pelas redes sociais? Não, mas uma certeza eu tenho: em um artigo científico de qualidade não vamos ver pessoas ensinando movimentos errados, dizendo que abdominal emagrece e chapa barriga de modo localizado, e que “abdominais” inclinando o tronco lateralmente são um super exercício para os oblíquos. E o mais esperado: eles insistem em dizer que o Pilates não emagrece e não causa hipertrofia, que apenas é muito bom para a postura e flexibilidade muscular.
O Pilates é, sim, ótimo para flexibilidade, postura e resistência como dizem os profissionais pelas plataformas informais de educação. No entanto, eles contrariam a Fisiologia básica do exercício quando dizem que o Pilates não emagrece porque não utilizamos predomínio de movimentos aeróbicos, mesmo diversos estudos mostrando que o melhor exercício para emagrecimento é o treino da força, modalidade mais treinada no Pilates!
A mola foi criada para isso! Dizem que o Pilates não traz hipertrofia… Um nível avançado pode até não ser o foco da maioria dos praticantes do método, mas como pode não trazer hipertrofia, se vários exercícios são mais intensos do que o da musculação, por exemplo. Será que ainda estão focados nas informações do senso comum de que para ter altos níveis de hipertrofia muscular é preciso manipular muito peso? Em outras palavras, afirmativas infundadas chegam a todo momento no seu João e na dona Maria, pois os mesmos não têm condições de refletir sobre as informações vindas das redes sociais, único local, geralmente, onde podem ler sobre o método Pilates.
Porque você perde clientes
E como isso, empreendedor, faz você perder clientes? O Pilates é um método polissêmico que permite diversos resultados, desde que o instrutor saiba prescrever exercícios de modo sistematizado. Mas como o seu João e a dona Maria não são profissionais da saúde e não conseguem refletir sobre toda essa trama, são convencidos que o Pilates só serve pra flexibilidade e postura.
Se aparecer algum idoso acometido por uma sarcopenia avançada e precisando de hipertrofia muscular, você acabou de perder um cliente. Se aparecer alguma pessoa que quer cuidar da sua estética ou saúde pelo emagrecimento, você acabou de perder o seu cliente. Se aparecer um atleta que precisa de exercício para ganho de potência muscular, você acabou de perder um cliente.
Resumindo, graças a um mercado onde quem gasta mais dinheiro na rede social é o mais conhecido e respeitado, você só pode ter clientes que precisam de flexibilidade e postura.
Empreendedor, ou você cria uma estratégia de informação correta para seu público, ou o senso comum irá escolher quem pode ou não pode ser seu cliente!
Pense nisso, crie estratégias e faça bons negócios! Boas reflexões!