Como vocês podem imaginar, o processo de abrir um estúdio é a parte mais simples do negócio. O empreender está em adotar estratégias para que seu produto seja melhor visto e mais valorizado entre milhares de outros que concorrem contigo.
Para que isto ocorra, é preciso estudo e aperfeiçoamento para que se possa abrir a mente para novas possibilidades e maneiras mais modernas de gerir seu negócio.
Nas matérias das edições 104 e 105, falamos sobre os métodos Inbound e Outbound de modo isolado. Nessa, vamos falar de modo sucinto sobre as vantagens de unir esses dois métodos que podem impulsionar suas vendas e aumentar de modo significativo as matrículas de novos alunos no seu estúdio de Pilates.
Mas antes, vamos relembrar do que se refere cada um.
O que é o Marketing Inbound
O Marketing Inbound trata de estratégias focadas não somente em simplesmente vender matrículas, como também, atrair, converter e encantar os praticantes de Pilates.
Se diferencia do marketing tradicional por focar em alguns pilares que visam a uma verdadeira conexão com o público-alvo através das redes sociais e marketing de conteúdo. Percebe a diferença? Nesse tipo de estratégia, não estou interessado somente nos números financeiros que novos clientes irão atribuir à conta bancária do estúdio. São criadas atitudes de aproximação e de encantamento. Não importa somente se ocorreu a matrícula, mas também se o seu estúdio tem condições de encantar esse cliente/praticante de exercícios.
O que é o Marketing Outbound
O termo Marketing Outbound, traduzido ao pé-da-letra, significa divulgação de saída ou que alcance os clientes fora do seu negócio, diferentemente do inbound, que necessita que o praticante de Pilates chegue até o seu estúdio.
Em outras palavras, para que ocorra o inbound, é preciso que seu outbound seja funcional e eficiente, atraindo o indivíduo interessado até o seu estúdio de Pilates.
As principais divulgações fora do seu negócio estão nas redes sociais digitais, como sites, Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, entre outros, e por meio de mídia física, como jornais, revistas, painéis de rua e presentes em eventos e folders.
Vantagens da união dos métodos
A vantagem dessa união fica bem clara para quem já leu as duas matérias anteriores em que discutimos de maneira específica e mais robusta sobre tais estratégias, que seria a de cercar todos os espaços que possam trazer potenciais novos clientes.
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A verdade é que por mais que o método de marketing utilizado pareça infalível, estamos lidando com pessoas que possuem costumes e modos de pensar e agir totalmente diferentes uns dos outros, que por sua vez, o faz absorver e entender suas informações contidas na divulgação de modo único e bem específico.
Ao aplicar a divulgação mais direta fora do seu estúdio, alcançará apenas uma parte do nicho de mercado, deixando escapar as pessoas que são mais carentes de atenção ou que já estão exaustas de serem abordadas por divulgadores que aplicam o Outbound. Para esse público, o divulgador deve ser treinado para encaminhar o potencial cliente para outro profissional que irá apresentar as estratégias Inboud, ou seja, já no seu estúdio.
Fica como dica que essa estratégia deve ser aplicada de modo seguido. Deixar para amanhã pode esfriar a relação de contato entre sua marca ou estúdio e a pessoa interessada. Então, aplique o Outbound e o seduza a conhecer suas estratégias Inbound no mesmo instante, mesmo quando o cliente não parecer muito interessado, afinal, basta alguém bem treinado para fazer com que pessoas mudem de opinião.
Em últimas palavras, prepare seus folders, blogs, redes sociais, mas esteja preparado também para tratar esse cliente como ele nunca foi tratado em nenhum outro estúdio. Crie vínculos, mostre que não se trata somente de uma relação de vendas, e conquiste-o para sempre.
Espero ter ajudado com novas e ideias e fica sempre o desejo de muito sucesso para seu estúdio!