Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Aplicando metas SMART em seu estúdio de Pilates

Colunista: Rodrigo Perfeito

Publicidade

Na conversa de hoje, vamos falar sobre vendas e como estabelecer metas de faturamento no seu estúdio de Pilates. Esse assunto é de muita importância, uma vez que serve como ferramenta autoavaliadora não só de quanto o negócio está lucrando, mas também, se suas estratégias de marketing e venda estão dando certo.

Em outras palavras, utilizaremos a ideia SMART com o intuito de averiguar se o estúdio de Pilates está rendendo o desejado, pois, caso contrário, começa-se a ser interessante pensar em um novo modelo de negócio para o estúdio, ou ainda, simplesmente fechá-lo. Sim, fechá-lo!

Existem diversos estúdio que lucram bem menos do que o profissional conseguiria com atendimento ao público sendo pessoa física, mas que por falta de análise permanecem abertos consumindo sua energia e seu tempo sem o que o mesmo perceba que outros caminhos são mais interessantes.

Assim, conversaremos sobre o significado da sigla SMART e como cada ideia pode se encaixar em nosso estúdio de Pilates.

O que são metas SMART

A sigla vem da junção de algumas palavras em inglês:

  • Specific, que significa específico.
  • Measurable, que significa algo que possa ser medido.
  • Achievable, que é algo possível de se alcançar.
  • Relevant, que é algo relevante.
  • Time-based, algo com tempo definido.

Portanto, SMART é um sistema de criação de metas que verificam se o seu negócio cumpre essas 5 tarefas de maneira adequada.

Vamos analisar cada uma delas:

1. Specific (específico)

Assim como o princípio da especificidade na Fisiologia do Exercício, na gestão do seu estúdio, é importante estabelecer metas cada vez mais específicas. Lançar metais gerais dizendo que para 2023 pretende ter mais alunos matriculados do que 2022 não te ajuda tanto no momento de avaliar se o negócio está dando certo. Estabeleça metas mais específicas, como: em 2023 pretendo alcançar mais 20% de alunos do sexo feminino e mais 40% do sexo masculino.

Percebem a diferença? Se você colocar apenas mais 1 aluno matriculado em 2023 já terá alcançado sua meta geral, mas com o aumento dos impostos, seu estúdio ficará no vermelho, mesmo alcançando a meta geral. O quanto a mais de alunos precisa ter para pagar todos os custos e alcançar a quantidade de lucro desejada? Isso é uma meta específica.

2. Measurable (que pode ser medido)

Sempre crie dados numéricos que possam ser medidos ao longo do ano. Um exemplo seria todo mês calcular o produto entre o arrecadado e seus custos. Em quais meses seu lucro é maior e em quais meses é menor? Criar planilhas no Excel ou simplesmente ir criando uma tabela no Word te dará uma ótima noção de quais meses precisa investir mais em marketing e trocar o comportamento da empresa.

3. Achievable (que pode ser alcançado)

Tem a ver com o tamanho da meta. As metas precisam ser bem pensadas e elaboradas de modo que possam ser alcançadas. Essas metas devem estar coerentes com seu tipo de negócio e tamanho do seu estúdio. De nada adianta criar metas que não serão alcançadas. Este fato pode trazer uma sensação de incapacidade gestora para o dono do estúdio.

4. Relevant (algo relevante)

Esse item está intimamente ligado com o anterior, pois outro ponto a se levar em conta é que as metas também não podem ser muito baixas, pois não estimulariam o trabalho árduo para alcançá-la. Crie metas relevantes e conscientes.

5. Time-based (algo com tempo definido)

Por último, estabeleça um tempo bem definido para alcançar essas metas. Simplesmente traçar a ideia de aumentar os alunos matriculados no seu estúdio no ano seguinte não é algo tão interessante, pois isso pode ser alcançado somente em dezembro, batendo a meta, porém, não sendo relevante para o negócio. Estabeleça um tempo mais específico, como alcançar tantos % a mais de matrículas a cada mês, ou ainda, alcançar a soma “x” de matrículas até maio.

Meus amigos, de modo resumido, essa é a estratégia de metas SMART que pode nos ajudar a avaliar de modo mais técnico como nosso estúdio de Pilates está indo no mercado.

Desejo bons negócios e que essa matéria possa lhe ajudar a organizar melhor a gestão do seu estúdio!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar