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Alinhando seu estúdio de Pilates com as ESG

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Se você observa o comportamento da população brasileira – e por que não falar mundial? – percebeu que o modo de agir e pensar da grande maioria da população é influenciada diretamente pela grande mídia televisiva e pelas redes sociais.

Obviamente, não dá para generalizar essa submissão a todos os cidadãos. Mas também é impossível discordar quando me refiro à maioria da população brasileira.

Quantas e quantas vezes não vemos as pessoas seguindo cegamente alguns famosos e os idolatrando. Se não acredita, te convido a visitar os perfis de famosos no Instagram.

E agora é que vem o seu olhar de empreendedor, meu caro! Esses famosos falam e fazem muita besteira, mas também criam campanhas superimportantes para a sociedade. E se você não está onde está o seu cliente, dificilmente conseguirá acompanhar as tendências da sociedade e usá-las a seu favor. Olha como é prático: vou ignorar as asneiras que os famosos falam – e que não me servem – e vou utilizar as coisas boas que falam a favor do meu negócio. Sigo vários famosos que nem apertaria a mão na rua, mas analiso suas falas sempre que posso.

Uma das campanhas que aparece de tempos em tempos é as ESG. Discursos e ações superimportantes, e que seu estúdio de Pilates não só pode participar e ajudar a sociedade, como também impulsionar as vendas.

O que é marketing ESG?

A sigla vem da expressão em inglês: Environmental Social Governance, que podemos traduzir como Governança Social Ambiental, em outras palavras, “gerenciamento de atitudes sociais a favor do meio ambiente”.

No mundo dos negócios, a ESG atrelada à marca de uma empresa se traduz na concepção de que a mesma se preocupa com o meio ambiente e que cria estratégias que auxiliam ou que prejudicam o menos possível a natureza. Com isso, a empresa busca maior credibilidade social, preferência e maior volume nas vendas, principalmente para aqueles compradores engajados nessa concepção.

E deixa eu já tirar esse pensamento crítico da sua cabecinha: “ah, Rodrigo, eu não vou usar a natureza para tentar fazer lucro para o meu estúdio”. Se você está lendo isso pelo computador ou celular, você já financiou a destruição do meio ambiente por causa da produção do plástico, dos metais, entre outros materiais para a fabricação dessa tecnologia. A empresa Vale, só por meio de exemplo, que extrai minério da natureza, é envolvida com desastres naturais e com mortes, é uma das responsáveis por você ter vários materiais que usa na sua casa.

Portanto, é impossível sobreviver sem utilizar os recursos da natureza. A diferença é que podemos fazer isso de maneira sustentável ou não. E com certeza as empresas que criam a renovação desses recursos e/ou criam estratégias para minimizar o impacto de nossa sobrevivência para a natureza merecem palmas. E são essas as estratégias chamadas de ESG.   

E advinha? Quem utiliza as ESG para se autopromover e que você tanto adora e segue no Instagram? Seu artista favorito, e que nunca plantou uma árvore! Mas você será diferente!

Utilizando as ESG no seu estúdio de Pilates

Vamos iniciar essa parte final do texto te lembrando que é inevitável a utilização dos recursos da natureza no seu dia a dia e no seu estúdio. E que você pode fazer isso de maneira sustentável ou não! Também devo te lembrar de que se você tem um estúdio de Pilates, você é um empresário e todo empresário busca o lucro do seu negócio.

Agora vou te mostrar o quanto é importante criar uma imagem positiva do seu negócio perante a sociedade, pois irá te ajudar a converter isso em vendas e com um bom gerencialmente, em lucro. Várias empresas já usam essas estratégias e você está ficando para trás.

Só para entender como você está atrasado com as expertises do mercado, uma empresa que vendia leite, “há mil anos atrás”, fez você acreditar que induzir vacas à gestação para retirar leite em abundância é algo fofo só porque tinha criancinhas lindas vestidas de bichinhos. Ai que lindo! Vou tomar o leite dessa empresa porque ela me convenceu que tomar leite é fofinho. Veja bem, não estou dizendo que é para você parar de tomar leite. Eu uso! Mas olha como o marketing fez eles venderem mais, prejudicarem milhares de animais, e você não só comprou como nem ficou chateado pelos animais.

Outro exemplo: empresas que vendem sanduíche fazem várias campanhas sobre a natureza, mas entregam seu hambúrguer na caixa de papelão. Olha aí as árvores sendo cortadas! Mas quando vem a mensagem de que 0,0000001% do lucro dessas vendas vão para combater o desmatamento, muitos irão comprar e nem perceber que a embalagem é um pedaço da árvore. E assim se fez o lucro sem crítica!

Porém, meus amigos, podemos fazer uma campanha mais realista e verdadeira em nossos estúdios e divulgar esses hábitos para nossos alunos do Pilates.

Alguns exemplos são: a última aula do mês cada aluno plantar uma semente e presentear os amigos do estúdio; utilizar menos toalhas de papel para secar as mãos ou substituir as mesmas por materiais reutilizáveis, como toalhas de pano higienizadas constantemente; adoção da própria garrafinha de água com o nome e a logo do seu estúdio no lugar do copo descartável e claro, fazer campanhas de reciclagem e de utilização correta do lixo produzido.

Essas atitudes, além de fazerem bem para a natureza, trarão menores custos para seu estúdio, um olhar mais carinhoso para a marca da sua empresa e consequentemente, maior quantidade de matrículas e lucro.

Viu? Nem precisa enganar os outros como alguns famosos fazem! Basta criar estratégias ESG honestas no seu estúdio de Pilates. Todos nós agradecemos, inclusive seu bolso!  

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