Pela primeira vez em 18 anos de estudo, o American College of Sports Medicine (ACSM) identificou o EXERCÍCIO para SAÚDE MENTAL (8ª posição no mundo e 6ª posição no Brasil) como tendência FITNESS para 2024.
JANEIRO BRANCO é o mês de conscientização da saúde mental e emocional. O Brasil é um país com aumento do número de pessoas ANSIOSAS devido ao elevado ESTRESSE EMOCIONAL, decorrente das exigências da vida moderna. Uma em cada três pessoas desenvolverá algum distúrbio de ordem psiquiátrica.
Não existe saúde sem saúde mental. O eixo psico-neuro-endócrino-imune se refere à conexão entre diferentes áreas do corpo e a mente, de modo que a saúde mental impacta sobre todo o organismo.
A sarcopenia, originalmente caracterizada pela baixa massa muscular relacionada à idade, também inclui baixa força muscular e desempenho físico. Os mecanismos patogenéticos propostos para o declínio cognitivo acelerado estão igualmente implicados na sarcopenia: falta de hormônios anabólicos, doenças vasculares, inflamação crônica, resistência à insulina, disfunção neuronal, sugerindo que ambos podem estar ligados.
A menor força de preensão manual está associada a um maior risco de demência incidente e mortalidade. Nesse sentido, o aumento e preservação da massa muscular exerce papel na força e função do corpo, considerando o músculo como órgão endócrino, capaz de liberar várias miocinas envolvidas nas funções cerebrais.
Efeitos BIOPOSITIVOS do exercício físico sobre a saúde mental
- Aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro proporcionando melhora do metabolismo cerebral e remoção de toxinas.
- Aumento da produção de serotonina e endorfina, substâncias relacionadas ao bem-estar.
- Promoção da alteração do estado de atenção, estimulando a cognição.
- Promoção da distração dos estímulos estressores, tanto pela prática da atividade física, quanto pela interação social, aliviando a tensão emocional e melhorando o humor.
- Diminuição das chances de aquisição de doença mental.
- Estimulação da sinaptogênese.
Dessa forma, é imprescindível que as academias e os profissionais de Educação Física atentem para a questão da saúde mental na prescrição de programas de exercícios e no desenvolvimento de novos produtos e serviços para aqueles que procuram o mercado fitness para promoção da saúde pessoal.