Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Personal trainer invisível no mercado

Colunista: Geraldo Hofer

Publicidade

Olá, leitor, seja bem-vindo a mais um artigo!

Hoje iremos abordar a fundo a relação do posicionamento de marca e a geração de conteúdo e valor; unindo essas duas vertentes, você estará engajado com o seu negócio e mercado e terá eficiência seja tática, técnica ou operacional.

Vamos aos conceitos principais!

1. Posicionamento de marca para personal trainers

Nesse ponto inicial, eu quero que você desenvolva e entenda a sua marca como personal e como você desenvolve isso para o mercado. Não é só o fato de ministrar a aula, mas sim como você trabalha o pré, o durante e o pós aula, tudo relacionado a manter o cliente atual e atingir próximos alunos.

Posicionamento

Primeiramente, ele deve ser vivido e trabalhado dentro do seu ambiente de atuação, antes mesmo da aula propriamente dita. Em outros artigos eu escrevi que é no seu trabalho que você cria seu nome e sua marca, juntamente com isso está o posicionamento: o quanto você se posiciona de forma clara, respeitosa e objetiva no seu ambiente de trabalho te transforma aos olhos das pessoas. Quanto mais você se posicionar, mais respeito e autoridade você terá sobre determinado tema ou projeto.

Como personal trainer, quanto mais informação, conteúdo e resultado você entregar, mais estará se posicionando no mercado.

Pontos fortes e fracos do seu negócio

Outra questão importante é analisar e entender os pontos fortes e fracos do seu negócio, através de diversas ferramentas gerenciais. Uma delas é a análise SWOT, onde você terá uma maior facilidade e eficácia nessa avaliação.

Os pontos fortes estão relacionados aos diferenciais do seu serviço/produto e como você vai mostrá-lo e entregá-lo ao mercado, sua força tem que ser objetiva.

Os pontos fracos dizem respeito ao que podemos melhorar através de estudos e ações, para diminuir a chance de erro, crise ou perda. Os pontos fracos são deficiências da sua empresa ou de você como profissional, que devem ser trabalhadas e resolvidas.

Além disso, na análise SWOT analisamos as ameaças e oportunidades que nos permitem enxergar, com mais precisão, situações externas ao nosso negócio.

O que você considera ameaça em seu negócio?

Como os clientes te enxergam

Outro ponto crucial em seu posicionamento está relacionado à como o cliente enxerga o seu negócio e propaga a experiência que ele tem, como ele explica o seu negócio ou serviço para outra pessoa, por isso a importância de gerir com indicadores e  entender como seu negócio está se movendo, saber a experiência do seu cliente enquanto está utilizando/vivenciando o seu serviço.

Reflexões importantes sobre posicionamento

  • A forma que o seu cliente te enxerga e propaga o seu negócio é a forma que você gostaria?
  • Como você trabalha a sua marca?
  • O que você faz para deixar esse posicionamento de marca forte em seu cliente?
  • Como você entrega valor além da experiência?
  • O que você considera oportunidade no mercado e no seu negócio?

2. Geração de conteúdo e valor para personal trainers

Nesse ponto importante, vamos falar do básico que é o conteúdo, mas que realmente funciona, que abre portas para você e seu negócio.

O conteúdo e a informação relevante atingem uma certa massa de pessoas que em um primeiro momento não vão te trazer retorno algum (e está tudo bem!) mas no médio e longo prazo terá muito retorno financeiro e de posicionamento.

Conteúdo com velocidade: esse conceito está relacionado ao conteúdo rápido, como reels, story ou um simples vídeo de treino, o conteúdo de velocidade vem para te colocar nas redes e no mercado, trabalhar com frequência, ser visto.

Conteúdo com impacto
: agora sim, com mais amplitude, o conteúdo de impacto é mais informativo, longo, direto e muita das vezes repercute bem, gera mais comentários, pessoas te procuram para saber mais, é a grande bala de prata.

Geraldo, existe uma forma correta de fazer o conteúdo? Sigo só um lado ou só o outro?

Não! O conteúdo pode ser feito de forma livre, o importante é ter uma estratégia, entender a sua rotina e seu conteúdo. Por exemplo, meu dia pela manhã é corrido posto conteúdo com velocidade (story, enquete, repost). Já no período tarde/noite consigo postar com mais tranquilidade com conteúdo de impacto, atingindo mais pessoas.

Leve informação e conteúdo para o seu público, entenda a mente deles e solucione problemas e dúvidas, o conteúdo é a porta de entrada para o que você quiser!

Finalizando esse artigo, quero dizer para você não ser o personal “posta-treino-com-música”, sem nenhum conteúdo útil. Seja diferente, ajude as pessoas, mostre o que você faz, mostre a sua especialidade e cresça no mercado.

Espero que você tenha gostado, coloque os ensinamentos em prática e faça acontecer!

Vamos crescer juntos!



Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar