Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Exercício físico e o estresse emocional

Colunista: Marlon Paulo

Publicidade

O cortisol é um glicocorticóide conhecido como HORMÔNIO do ESTRESSE. Diante do estresse emocional CRÔNICO a elevada taxa de CORTISOL pode impactar NEGATIVAMENTE no cérebro humano.

Os receptores de glicocorticóides são encontrados no HIPOCAMPO, na AMÍGDALA e no CÓRTEX FRONTAL, três regiões do cérebro envolvidas no processamento da MEMÓRIA e na regulação EMOCIONAL.

A exposição crónica ao estresse produz efeito NEUROTÓXICO pelo cortisol, causando REDUÇÃO do volume do hipocampo, da amígdala e do córtex pré-frontal.

O cortisol pode facilmente ATRAVESSAR a barreira hematoencefálica e acessar o cérebro, ligando-se aos RECEPTORES de glicocorticóides, presentes no córtex pré-frontal, no hipocampo e na amígdala.

A produção CRÔNICA de CORTISOL também está associada a um risco aumentado de uma variedade de PSICOPATOLOGIAS, como o desenvolvimento de perturbações DEPRESSIVAS.

A prática REGULAR e SISTEMATIZADA de exercícios físicos REDUZ os níveis de estresse emocional, contribuindo para evitar os efeitos DELETÉRIOS do cortisol elevado.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar