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As competências do profissional de Educação Física – parte 3

Colunista: Mauro Guiselini

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Apesar do grande avanço tecnológico, o “ser humano” ainda é importante para o sucesso dos negócios que dependem do atendimento com acolhimento”.

Vamos seguir com o conhecimento dos componentes da sigla CHAMA. Se você está acessando este artigo e não leu os dois artigos anteriores que escrevi sobre os dois Pilares – C= Conhecimentos e H=Habilidades, recomendo acessá-los para ter maior compreensão do tema em questão.  Neste artigo, vou comentar sobre o terceiro Pilar: A= Atitude.

O que é Atitude

Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, atitude significa norma de proceder; comportamento, portanto, de forma muito simples entendemos que os profissionais de sucesso têm uma maneira, um comportamento diferenciado. São constatações, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos.

É a concretização de uma intenção ou propósito: atitude é um impulso que nos leva a tomar uma decisão em momentos inesperados.

Comunicação, comprometimento, engajamento, controle e inteligência emocional, capacidade de liderança são algumas características almejadas pelos caçadores de talentos, porém elas não bastam se não vierem com uma pitada de encorajamento e atitude para colocá-las em prática e demonstrar todo seu potencial. Ter atitude é estar à frente de determinadas situações, é antecipar-se, é fazer o que tem que ser feito com comprometimento.

3 aspectos de profissionais de atitude:

  1. Satisfação: O profissional que se sente satisfeito com sua função e trabalho exerce atitudes positivas e auxilia a sua equipe a conquistar bons resultados. Deixa transparecer a todos sua satisfação e alegria por fazer parte daquele grupo. Uma pergunta que você deve ser capaz de responder: os seus colaboradores, das diferentes áreas (administrativa, comercial marketing e técnica) estão satisfeitos com o trabalho que está sob a sua responsabilidade? Você tem algum indicador do índice de satisfação que eles têm em trabalhar na sua equipe?
  2. Envolvimento: Sentir-se envolvido com o trabalho é positivo para o profissional, pois consegue tomar iniciativas, resolver problemas e buscar soluções bem mais rápido que uma pessoa que não está inserida no contexto organizacional.
  3. Comprometimento: é um fator fundamental para o profissional que queira se destacar, mostrar seu empenho e realmente alcançar o sucesso. De forma muito simples, entendemos que os profissionais de sucesso têm uma maneira, um comportamento diferenciado.

Para Luciano Loiola, a atitude diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.

As atitudes de um profissional devem ser baseadas nas capacidades mentais, físicas e motoras, inatas e aperfeiçoadas. Assim, um profissional deve possuir inteligência analítica, raciocínio rápido e prático, capacidade de observação aguçada da percepção de detalhes, boa capacidade de memorização, criatividade, capacidade de controlar as emoções diante de dificuldades e conflitos, capacidade de entusiasmar-se e manter o bom humor, autoconfiança, clareza e segurança na exposição das ideias.

Um aspecto a ser considerado, motivo de muita discussão, diz respeito às características que são inatas e aquelas que são resultado do processo de aprendizagem. No esporte, fica bem clara a influência dos fatores genéticos, como um dos princípios para o sucesso: o atleta é “nato”? Quem não se lembra da famosa frase: “filho de peixe…peixinho é”. Não podemos afirmar categoricamente que o filho de um grande atleta também o será! Temos muitos exemplos de que não é bem assim.  Fica a questão: o quanto é inato e o quanto é aprendido ser proativo, ter iniciativa, ser acolhedor, perceber situações conflitantes e resolvê-las, ser paciente…

O que você acha disso tudo?

Atitude não é comportamento, é uma forma de estar frente a determinadas situações, coisas ou pessoas, resultante de nossas crenças, opiniões, valores, preconceitos, temperamento e vitalidade. O perfil do profissional moderno difere muito do perfil tradicional.

Algumas atitudes são indispensáveis. O mercado busca um diferencial competitivo, medido nas atitudes dos seus colaboradores. Uma pesquisa da revista Você S.A. apontou que, a cada 10 demissões no mercado de trabalho, 8,7 são causadas por problemas comportamentais (atitudes) e apenas 1,3 está ligada a questões técnicas (conhecimentos e habilidades).

Você já pensou que estes dados, talvez, expliquem a grande evasão dos alunos/clientes das academias e dos programas personalizados? Seguramente já constatou, nas pesquisas de satisfação, que uma das principais reclamação é a “falta de atenção dos profissionais que atendem na sala de musculação” e não a capacidade técnica, de que prescreveu exercício errado.

Uma atitude é formada por três componentes, conforme figura abaixo:

Preste atenção!

Estamos fazendo referência à necessidade do profissional de Educação Física de ter um comportamento diferenciado – muito além de ter um conhecimento específico –  sobre determinado assunto, ou um corpo esteticamente diferente, com muito músculo e pouca gordura, ou ser muito simpático e agradável.

A mudança mais significante na vida de uma pessoa é uma mudança de atitude. Atitudes corretas produzem ações corretas.

 

Uma equipe de sucesso depende, portanto, que os profissionais tenham uma atitude condizente com o propósito de empresa e que, acima de tudo, contribua de forma proativa e empática para ajudar os alunos/clientes a concretizem suas metas e objetivos.

Ser diferente é ter uma atitude profissional!

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