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As competências do profissional de Educação Física – parte 2

Colunista: Mauro Guiselini

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Apesar do grande avanço tecnológico, o “ser humano” ainda é importante para o sucesso dos negócios que dependem do atendimento com acolhimento. (Guiselini, 2023)

Conforme comentei no artigo anterior, a sigla CHAMA tem um significado próprio, ela serve para identificar os 5 Pilares que considero fundamentais e necessários para a “construção do Profissional de Sucesso”. É muito provável que você conheça ou tenha ouvido falar sobre as Competências, Habilidades, Atitudes, Perfil, que são necessárias para profissionais atuarem com sucesso nas diferentes áreas. São os seguintes Pilares: C= Conhecimentos; H=Habilidades; A=Atitudes; M=Motivação e A=Amor. Adaptei o seu significado para a atuação do Profissional de Educação Física que está na Academia ou como Personal Trainer.

Neste artigo, vou comentar sobre o H=Habilidades.

O que é Habilidade

O conceito de habilidade provém do termo latino habilĭtas e refere-se à capacidade e à disposição para (fazer) algo.  Sob o ponto de vista teórico, o termo habilidade motora significa “atos ou tarefas motoras que devem ser aprendidas e executadas corretamente, são aprendidas pelas vivências, experiências práticas” (Guiselini, 2006). Segundo Barbanti (2005), habilidades motoras são atos motores que surgem dos movimentos da vida diária do ser humano e dos animais. as habilidades motoras são executadas no dia a dia, no trabalho e nos esportes, são aprendidas pela prática. O indivíduo hábil é aquele que executa, ou pode executar uma coisa com perfeição.

É o conceito que utilizamos na Educação Física, quando nos referimos ao processo ensino-aprendizagem para a aquisição de habilidades motoras básicas, específicas ou especializadas utilizadas nos programas de treinamento personalizado ou coletivos. Nos programas de treinamento estruturados para a o desenvolvimento da aptidão física relacionada à promoção da saúde e bem-estar com foco nas atividades cotidianas, esportes, lutas, artes marciais e dança, as habilidades motoras são os principais meios utilizados para tal finalidade. A escolha dos melhores métodos de ensino para aprendizagem e desenvolvimento das habilidades motoras se constituem, portanto, em uma importante tarefa do Professor.

Pilar 2: A Arte de Ensinar

Sob o ponto de vista didático, no relacionamento professor-aluno, para que o profissional de Educação Física tenha sucesso, é importante que aprenda e desenvolva a capacidade de “ensinar o seu aluno/cliente com competência e acolhimento”. Isto significa que deve aprender e desenvolver habilidades específicas, necessária para melhorar o processo ensino-aprendizagem dos seu aluno/cliente. Elas têm relação com a capacidade para  executar tecnicamente habilidades motoras funcionais (exercícios físicos) que devem ser aprendidas por eles, de corrigir e auxiliar a execução delas. (Guiselini, 2023)

Considero-as como habilidades para ensinar, necessárias para que o professor consiga tornar sua ação prática mais eficiente, fazer com que o aluno consiga aprender os exercícios de forma mais rápida, segura e eficiente. Muito embora sejam habilidades para ensinar, dependem da prática sistemática; quanto mais corrigir, demonstrar, auxiliar, ou seja, treinar/praticar, melhor será o seu desempenho.

1. Habilidade de demonstrar o exercício

Habilidade de demonstrar corretamente a execução dos exercícios, de forma clara e objetiva, verbalizando e identificando pontos relevantes, ou seja, utilizando a comunicação verbal e visual para tornar a informação o mais eficiente possível.

Para tanto, é importante o treinamento prático, aprender a executar as principais habilidades motoras básicas, pois para a grande maioria dos alunos, a demonstração é a maneira mais fácil de aprender. Durante a execução, o professor deve ser capaz também de verbalizar o que está demonstrando, usar termos técnicos corretos (flexionar os cotovelos, afastar as pernas, elevar os braços, como por exemplo, ao invés de usar palavras tais como, dobrar o joelho, esticar as pernas).

Nas aulas coletivas, o professor pode, por exemplo, demonstrar os exercícios ficando de frente ou de costas para o(s) aluno(s), dependendo da complexidade da habilidade ou do nível de desenvolvimento dos alunos. Para muitos alunos considerados iniciantes, aprender habilidades que exijam muitos deslocamentos, para frente, para trás, com giros, como por exemplo, nas aulas de STEP, JUMP, fica mais fácil a memorização quando o professor demonstra as habilidades ficando de costas. No treinamento personalizado, esse processo fica mais fácil, tendo vista demonstrar somente para um aluno.

2. Habilidade de auxiliar a execução do exercício

 Auxiliar a execução dos exercícios implica em identificar as regiões do corpo onde estão ocorrendo os erros e que são apropriadas para propiciar uma ajuda adequada; onde dar apoio para que o exercício seja executado com melhor qualidade e com segurança. O auxílio é também utilizado para aumentar o desempenho, como por exemplo, fazer com mais carga ou mais amplitude de movimento como, por exemplo, no treinamento excêntrico ou nos métodos de alongamento passivo. É muito importante aprender as técnicas de apoio (onde e como pegar).

3. Habilidade de corrigir a execução dos exercícios

Para corrigir o aluno, no caso do personal trainer ou nas aulas coletivas, a atitude pedagógica é conhecida como feedback. O feedback externo é simplesmente a(s) informação(ões) fornecida(s) por uma fonte externa, tais como o personal trainer, videoteipe, espelho ou monitor de frequência cardíaca.

Corrigir o aluno, dar algumas dicas sobre a forma de executar o exercício – feedback corretivo, é muito fácil. Uma das principais reclamações dos alunos, nas salas de musculação e aulas coletivas é que ninguém corrige, muitas vezes não sabe se está fazendo certo ou errado, um absurdo, não? Isto significa que, ao corrigir, você está dando uma informação importante sobre o nível de execução, sua capacidade de performance. Um dos principais motivos do aluno procurar o personal trainer é porque pretende ser orientado, aprender e saber executar o movimento de forma correta.

Para fazer a correção, individual ou em grupo, o professor pode utilizar diferentes tipos de informação, dependendo das características do exercício e da aula coletiva. Por exemplo, geralmente, nas aulas de hidroginástica, o professor permanece no lado de fora da piscina, não tendo, portanto, um contato direto com o aluno.

O sistema de correção táctil-cinestésico é excelente método de correção que utiliza a informação cinestésica por meio do toque com as mão e dedos, propiciando uma ajuda para que a informação proprioceptora aconteça de forma mais eficaz.

Considerações

Um aspecto importante – e que não deve ser esquecido – é a utilização do feedback valorativo, ou seja, exteriorizar, por meio de palavras, a sua opinião a respeito do desempenho do aluno quando está executando determinado exercícios e mesmo sobre as mudanças ocorridas ao longo do treinamento.

Valorizar o esforço e empenho do aluno, a melhoria na execução dos exercícios, o aumento da carga utilizada, a diminuição do peso corporal, o aumento do nível de condicionamento físico, são alguns exemplos que podem ser utilizados para manter – ou mesmo aumentar – o nível de motivação do aluno.

O Profissional deve dominar estas três habilidades, a competência de ensinar com sucesso é muito mais do que somente se limitar a trocar pinos no equipamento de musculação ou ficar como segurança de esteira, ao lado do seu aluno, esperando terminar o tempo programado.

Durante o treino, depois de demonstrar o exercício a ser realizado, tem que estar atento para fazer as devidas correções (verbal ou táctil-cinestésica) quando necessário e não se esquecer de auxiliar o aluno a executar os exercícios mais complexos.

Referências

  1. Guiselini, M. Treinamento Multifuncional: fundamentos teóricos e exercícios práticos. Instituto Mauro Guiselini de Ensino e Pesquisa. São Paulo, SP. 2015
  2. Guiselini, M. Construindo Uma Carreira de Sucesso. Curso EAD. Instituto Phorte de Educação. São Paulo, SP. 2014.
  3. http://www.dicionarioinformal.com.br/atitude/)
  4. ibccoaching.com.br/blog/desenvolvimento-de-lideranca/ter-atitude-e-se-transformar-em-um-profissional-de-sucesso/
  5. http://lucianoloiola.blogspot.com.br/2011/02/11-atitudes-para-o-sucesso-pessoal-e.htm

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