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A importância das estratégias de ensino

Colunista: Mauro Guiselini

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A teoria: um olho no peixe o outro no gato

Um programa de treinamento de sucesso tem um grande desafio: compatibilizar as Metas/Objetivos com as necessidades. É neste momento do planejamento que o profissional de Educação Física deve escolher as melhores estratégias – meios e métodos de treinamento que, de forma rápida e pontual, concretizem as metas/objetivos dentro do prazo esperado – olho no peixe – e, ao mesmo tempo, faça o mesmo, escolha as melhores estratégias para corrigir os déficits de movimento – olho no gato. Sempre alertamos os profissionais a nunca perder o foco nas Metas/Objetivos, elas são as transformações desejadas, os resultados esperados.

As Metas/Objetivos dos alunos/clientes

De acordo com especialistas e instituições nacionais e internacionais, entre elas a   National Academy of Sports Medicine (2008); American College of Sports Medicine (2006); Edward T. Holey & B. Don Franks (2007); Centers for Disease Control and Prevention (2003);  American Heart Association (2008)  e, mais recentemente, pesquisas realizadas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Mauro Guiselini (2024), as metas/objetivos dos ingressantes nos programas de exercícios são organizados em quatro grupos principais (figura 1).

Figura 1. 4 grupos de Objetivos dos alunos ingressantes (Guiselini e Guiselini, 2024),

A maioria dos alunos/clientes, segundo Cosgrove e Rasmussen (2021), que iniciam um programa de treinamento procuram ajuda de preparadores físicos por um dos três motivos principais, de acordo com a figura 2:

Figura 2. Objetivos dos alunos ingressantes (Cosgrove e Rasmussen, 2021).

Por que Identificar as Metas/Objetivos dos Alunos/Clientes

Um programa de treinamento de sucesso depende de vários fatores, um deles é identificar o que tem sido referenciado na literatura: “as dores”, motivos, metas/objetivos, conhecer o porquê de o aluno/cliente estar iniciando ou reiniciando o programa de treinamento. Veja, a seguir, a pesquisa realizada na Rede de Academias RUNNER, conduzida pelo Prof. Dr. Mauro Guiselini, para conhecer o perfil dos objetivos dos ingressantes.

PERFIL DOS OBJETIVOS DE PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Mauro Guiselini, Roberto Fernandes da Costa, Érika Lee, Daniel Rodrigues
Instituto Runner de Ensino e Pesquisa, SP/Brasil.
A prática de exercícios físicos em academias de ginástica ocupa papel de destaque dentro do atual cenário da educação física, com expressivo número de adeptos em diferentes modalidades e com os mais diversos objetivos. Entretanto, muito se especula a respeito do que leva as pessoas a ingressarem nas academias sem que se saiba, ao certo, os principais objetivos dos praticantes. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi traçar o perfil dos objetivos dos praticantes de exercícios físicos da Academia Runner, na cidade de São Paulo. Participaram do estudo 13.815 clientes das 12 unidades da academia, sendo 6.272 homens e 7.543 mulheres. Foi incluída na anamnese, que é realizada durante a avaliação física dos praticantes, uma pergunta aberta sobre os objetivos do ingresso na academia. Após a análise dos dados verificou-se uma média de 2,41 objetivos por participante, totalizando 33.316 respostas, que foram agrupadas em 11 objetivos. O perfil das respostas por faixa etária e sexo é apresentado nas tabelas a seguir:
 
Tabela 1: Perfil dos objetivos dos clientes da Academia Runner do sexo masculino
Objetivos
< 20 anos
20-29 anos
30-39 anos
40-49 anos
> 50 anos
↓ Gordura
207 (39,5%)
1.594 (58,8%)
1.096 (57,1%)
497 (65,7%)
193 (53,6%)
↑ Cond. Físico
227 (43,3%)
1.578 (58,2%)
1.085 (56,5%)
527 (69,7%)
242 (67,2%)
↑ Massa Musc.
300 (57,3%)
1.766 (65,1%)
876 (45,6%)
360 (47,6%)
134 (37,2%)
↑ Bem-estar
120 (22,9%)
783 (28,9%)
624 (32,5%)
586 (77,5%)
176 (48,9%)
↑ Performance
79 (15,1%)
518 (19,1%)
291 (15,2%)
70 (9,3%)
24 (6,7%)
↑ Ap. Locomotor
29 (5,5%)
180 (6,6%)
142 (7,4%)
112 (14,8%)
62 (17,2%)
Melhorar a Saúde
18 (3,4%)
108 (4,0%)
94 (4,9%)
83 (11,0%)
42 (11,7%)
Melhorar Postura
11 (2,1%)
83 (3,1%)
92 (4,8%)
42 (5,6%)
49 (13,6%)
↓ Colesterol
7 (1,3%)
35 (1,3%)
148 (7,7%)
61 (8,1%)
72 (20,0%)
↓ Hipertensão
0 (0,0%)
14 (0,5%)
41 (2,1%)
37 (4,9%)
38 (10,6%)
↓ Diabetes
3 (0,6%)
6 (0,2%)
22 (1,1%)
19 (2,5%)
11 (3,1%)
 
Tabela 2: Perfil dos objetivos dos clientes da Academia Runner do sexo feminino
Objetivos
< 20 anos
20-29 anos
30-39 anos
40-49 anos
> 50 anos
↓ Gordura
384 (61,7%)
2.102 (66,6%)
1.345 (63,2%)
740 (68,5%)
337 (67,9%)
↑ Cond. Físico
285 (45,8%)
1.739 (55,1%)
1.286 (60,4%)
689 (63,8%)
303 (54,6%)
↑ Massa Musc.
243 (39,1%)
1.316 (41,7%)
840 (39,5%)
412 (38,1%)
225 (40,5%)
↑ Bem-estar
170 (27,3%)
1.031 (32,7%)
886 (41,6%)
549 (50,8%)
335 (60,4%)
↑ Performance
51 (8,2%)
311 (9,9%)
248 (11,6%)
256 (23,7%)
89 (16,0%)
↑ Ap. Locomotor
36 (5,8%)
257 (8,1%)
271 (12,7%)
238 (22,0%)
165 (29,7%)
Melhorar a Saúde
25 (4,0%)
209 (6,6%)
233 (10,9%)
263 (24,4%)
187 (33,7%)
Melhorar Postura
21 (3,4%)
175 (5,5%)
142 (6,7%)
332 (30,7%)
125 (22,5%)
↓ Colesterol
17 (2,7%)
94 (3,0%)
101 (4,7%)
115 (10,6%)
128 (23,1%)
↓ Hipertensão
2 (0,3%)
37 (1,2%)
65 (3,1%)
157 (14,5%)
97 (17,5%)
↓ Diabetes
6 (1,0%)
49 (1,6%)
45 (2,1%)
57 (5,3%)
82 (14,8%)
 
 
A análise dos dados permite concluir que, para todas as faixas etárias, o principal objetivo das mulheres é a redução da gordura corporal, enquanto para os homens mais jovens o aumento de massa muscular é a prioridade, e a partir dos 30 anos, o emagrecimento.
Agrupando-se os objetivos, verificou-se que a estética corporal aparece mais do que os aspectos relacionados à melhora ou manutenção da saúde e bem-estar.
Objetivos como aumentar o bem-estar e melhorar a saúde aparecem com mais frequência a partir da meia-idade. Esses dados podem ser úteis para a elaboração de programas e uniformização de turmas dentro da academia.

Considerações finais

Muitos programas de treinamento não conseguem o sucesso desejado pois não fica muito clara a definição das Metas/Objetivos – a aplicação do EMRRT é fundamental para que o profissional de Educação Física consiga a tão desejada aderência; entre 3 a 5 meses é o prazo esperado para que “ocorra alguma transformação e que objetivos a curto prazo sejam alcançados”.

Muitos especialistas são proponentes do conceito EMRRT para as Metas/Objetivos. Isso significa Especificidade, Mensurabilidade, Realismo, Relevância e Temporalidade (este tema será aprofundado em artigo específico).

Por exemplo, a meta/objetivo EMRRT de uma aluna/cliente é diminuir 9 kg de gordura em 8 meses para chegar bem no casamento. Vamos “quebrar isto”:

  1. Essa meta/objetivo é Específica porque a aluna/cliente indicou a quantidade de gordura a ser diminuída.
  2. É uma quantidade Medida e Controlada.
  3. É Realista e Alcançável no tempo disponível.
  4. É Relevante por quê? É emocional, está relacionado a querer ter uma boa aparência para o casamento. Dica de profissional: é sempre importante perguntar o porquê ao definir o objetivo.
  5. Por último, é baseado no Tempo, temos um prazo rígido de oito meses esperado para ser alcançado pelo aluno/cliente.

Referência Bibliográfica

Guiselini, M e Guiselini, R. Avaliação do Movimento: como diagnosticar déficits de movimento para a prevenção de lesões e prescrição de treinamento personalizado e coletivo. Editora Dialética, São Paulo. 2024.

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