Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Sua academia atenderia bem à Dona Paula? – Parte 1

Colunista: Fábio Cantizano

Publicidade

Essa narrativa vai fazer você refletir sobre a relação promessa/entrega da sua academia. Boa leitura!

Dona Paula tem 65 anos de idade. É aposentada e dona de casa, mas trabalhou por muitos anos em empresas de grande porte na área administrativa. Sempre teve dor nas costas e nos joelhos por conta do sobe e desce de escadas e por ter que transportar para cima e para baixo documentos importantes das empresas.

Ao longo dos anos, as dores foram piorando, a ponto de ter que tirar algumas licenças para tratamentos. Alguns dos tratamentos ajudaram bastante, outros nem tanto.

O tempo passou e dona Paula conseguiu se aposentar. Ao passar pelo exame médico para desligamento, recebeu um conselho do médico que a examinou:

“Dona Paula, chegou a hora de aproveitar a vida. Passeie bastante, faça exercícios físicos, curta seus netos e viva o mais intensamente possível”.

Ao ouvir o conselho, começou a rir, pois como aproveitaria a vida com tantas dores nas costas e nos joelhos? E o pior, com plena consciência de que pioraria ainda mais ao longo do tempo, justamente por conta da velhice.

Dona Paula nunca bisbilhotou a internet atrás de informação sobre saúde e qualidade de vida. A única coisa que ela sabia sobre fitness é que academia é lugar de gente jovem e saudável. Para ela, o lugar dela era em alguma clínica de fisioterapia com ambiente carregado de energia negativa de pacientes desesperançosos.

A recém aposentada resolveu procurar saber mais sobre as academias perto de casa, mais por conta da insistência da sua filha Renata do que por vontade própria.

Renata tem 31 anos, é advogada, praticante assídua de musculação e curte Crossfit. Além de praticar, gosta de pesquisar sobre os benefícios das atividades físicas na saúde e qualidade de vida dos idosos, já que sua mãe tem 65 anos. A advogada cansou de conversar com a mãe sobre envelhecimento saudável e sobre a essencialidade do exercício físico bem orientado.

Uma das lutas de Renata enquanto advogada é contra planos de saúde, pelo fato de não cobrirem diversos tratamentos de doenças que surgem após determinada idade.

VOLTANDO…

Dona Paula digitou no Google: “academia”

O maior buscador do mundo deu uma lista de perfis de academias da região, “umas mais bem avaliadas que outras e outras com informações mais claras do que umas”.

Escolheu uma delas e entrou no site. Ficou maravilhada com o que viu. Uma lista enorme de modalidades com suas descrições e benefícios. Viu também uma aba exclusiva de programas para a terceira idade, com aulas de Hidroginástica e Pilates, mas logo percebeu que tais modalidades não cabiam em seu orçamento. Só não entrou nas redes sociais por não ter contas nas plataformas, pois na cabeça dela isso é coisa de “garotada”.

Ao dar uma espiada nos posts do blog, percebeu que tinha muitas informações interessantes sobre musculação para a terceira idade, como benefícios para quem tem osteoporose, redução de dores na coluna, tratamento não medicamentoso para hérnias de disco, remodelagem óssea, enfim, tudo que ela precisava para tomar uma atitude.

O principal: A musculação cabia em seu bolso. Bingo!

Mas uma coisa estava intrigando dona Paula…

Se havia tantos benefícios assim da musculação para a terceira idade, por qual motivo não havia um programa específico com essa modalidade no site da academia? Por que quando se fala da musculação nas academias só se encontram fotos de meninas de top e meninos sem camisa, todos sem uma gota de gordura no corpo? Será que isso é para mim? Por que os médicos que visitei minha vida inteira nunca comentaram sobre a musculação?

Se tinha programa para terceira idade com Hidroginástica e Pilates na academia, a Musculação também poderia entrar, já que havia tanta informação no blog. Quase não tinha nada sobre as atividades aquáticas e Pilates para a terceira idade.

Dona Paula ficou desconfiada e começou a pesquisar em outros sites. Realmente a musculação era a modalidade que cairia como uma luva, tanto pelos benefícios, quanto pelo preço. E mais, começou a gostar de pesquisar sobre o assunto, a ponto de criar uma conta no Instagram, pois Renata, sua filha, não parava de mostrar posts dessa plataforma para ela.

Vida nova! Resolveu visitar uma academia!

Ligou para a academia cujo site havia visitado e foi prontamente atendida pela recepcionista Marcela, que imediatamente agendou um tour para dar todos os detalhes, como atividades, programas da terceira idade, valores dos planos, entre outras informações.

A academia era bem perto de casa, algo sobre 5 ou 6 minutos caminhando. Por mais que ela já existisse na região há 15 anos, dona Paula nunca havia reparado ou ouvido falar.

O dia chegou e dona Paula fez questão de ir em uma loja de roupas de ginástica para comprar peças confortáveis. Investiu uma graninha que jamais pensou em investir, mas estava feliz. Duas horas depois estava na porta da academia recebendo um sorriso extremamente simpático e acolhedor de Marcela, a recepcionista que atendeu sua chamada um dia antes.

Será que a academia tinha boas energias? Será que tudo que estava no site era verdade? Será que o ambiente era realmente planejado para atender clientes como dona Paula?

Na próxima edição você conhecerá o desfecho dessa história. Mas, antes de se comprometer a ler a segunda parte no próximo mês, reflita:

Sua academia consegue atrair clientes como dona Paula
e está preparada para atendê-los com maestria?

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar