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Erros gravíssimos cometidos por gestores na musculação – Parte 2

Colunista: Fábio Cantizano

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No artigo da edição anterior abordamos a primeira parte dos erros gravíssimos cometidos por gestores na musculação, sendo eles “Desconhecer a real função do marketing” e “Não dar a devida importância aos processos”. Nesta edição, abordaremos mais um erro ao qual recomendo atenção especial.

3. Exigir dos profissionais mais do que você é capaz de desenvolver como gestor

Uma das funções do coordenador ou diretor da academia é cobrar do profissional o melhor desempenho no trabalho, desde que as condições para a realização das tarefas estejam condizentes. Poucas academias têm processos bem estruturados e uma promessa feita ao cliente, o que serviria de base para cobrar do profissional uma atuação realmente objetiva. Entretanto, boa parte da equipe se espelha em seu gestor, principalmente quando nos referimos ao compromisso com aquilo que é cobrado.

Suponha que você seja paciente de um médico cardiologista e este informa que você precisará de uma cirurgia. Nós, enquanto consumidores, somos muito mais exigentes do que como prestadores de serviços (na maioria dos casos). Se a data da cirurgia for marcada para daqui a três semanas, você desejará que seu médico tenha lido até o dia do procedimento todos os artigos publicados nos melhores periódicos sobre a técnica cirúrgica que ele vai utilizar em você. Esse comportamento exigente do ser humano é normal, acredite.

Entendendo a atuação do profissional na prática

Quando atuamos na gestão da musculação, torcemos para ter uma equipe que atenda uma demanda heterogênea, com profissionais que dominem assuntos como alto rendimento, populações especiais, treinamento funcional ou qualquer outra exigência do mercado.

Assim que o cliente coloca os pés em nossa sala de musculação, devemos ter um profissional que atenda suas necessidades e objetivos. Sabemos o quanto é difícil criar uma equipe assim. Portanto, trabalhar da melhor forma possível com o que temos é essencial para o sucesso empresarial e do cliente. O que jamais poderia acontecer em sua academia é a evasão do cliente para outra empresa que tenha disponível um professor especializado para atendê-lo. 

Muitos profissionais se dedicam aos estudos dos temas com que mais se identificam e nem sempre aos que o mercado exige, basta observarmos as salas de cursos que falam sobre hipertrofia muscular ou emagrecimento. Todos os organizadores de cursos sabem que temas como estes trazem mais retorno financeiro do que os de gestão ou os de populações especiais, por exemplo.

Costumo dizer que a sala de musculação é como uma emergência de hospital durante a madrugada: quando chega um paciente com sintomas de virose, dor de ouvido, dor de garganta etc, é atendido pelo médico que está de plantão no momento, podendo ser um clínico geral ou especializado em algo que não tenha nada a ver com o que o paciente está apresentando no momento. Eu mesmo já cheguei com sintomas de sinusite em uma emergência e fui atendido por uma residente de último ano em ginecologia.

Independente da especialidade do médico, todos são, por formação, clínicos gerais. Porém, para o paciente, chegar em uma emergência e ser atendido por um médico que não seja especialista em sua necessidade do momento não é a melhor opção, concorda? Mas é melhor do que nada. Dificilmente os hospitais conseguiriam manter especialistas de plantão a todo momento por uma questão óbvia, o orçamento. Profissionais especializados são mais caros. Já ouvi de um grande médico que não existe médico especialista em clínica médica, pois ser clínico geral significa “não ter uma especialidade”. Não concordo com essa abordagem, mas foi dito por um médico.

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Percebe agora como a sala de musculação é semelhante?

Quando uma senhora de 60 anos hipertensa e diabética chega para o primeiro atendimento em uma sala de musculação, na maioria das vezes será atendida por um profissional pós-graduado em treinamento de força, fisiologia do exercício, recuperação musculoesquelética ou em biomecânica. Dificilmente será atendida por um profissional pós-graduado em prescrição de exercícios para populações especiais. Ela será atendida pelo professor do plantão, o “clínico geral” disponível.

Poucas academias conseguem agendar o horário de atendimento do cliente com o profissional especializado em sua necessidade, seja por conta dos horários disponíveis do contratante ou por conta da disponibilidade de um profissional realmente especializado. Quando não há especialistas, agendamos com aquele que tem “maior afinidade” com o perfil do cliente. É melhor do que nada, mas não é o ideal. Será que estaríamos satisfeitos se fôssemos atendidos dessa forma em um hospital, com médico que não é especializado em nossa necessidade, mas que tem afinidade com nosso perfil?

A comparação pode ser “grotesca”, mas é a realidade!

Compreendendo a necessidade do profissional

Da mesma forma que o médico, o profissional de Educação Física escolhe a área de estudo a qual se dedicará, mesmo não sendo a maior necessidade da sala de musculação da academia onde trabalha. Ele investirá no conhecimento que mais lhe agrada e que lhe trará o maior retorno, seja este financeiro ou emocional. Neste caso, atuará como a residente em ginecologia que me atendeu na emergência, ou seja, um profissional especializado que atende como “clínico geral”.

Onde estou querendo chegar?

Você, gestor, precisa providenciar o melhor atendimento para os clientes da academia. Sei que parece óbvio, mas, por força do hábito, prefiro insistir.

Não cobre do seu profissional o máximo de desempenho se sua empresa não oferece o máximo de retorno.

Por mais que o profissional aceite, no momento da contratação, executar a função com excelência em troca do valor oferecido como hora/aula, devemos lembrar que estamos lidando com um ser humano com necessidades pessoais. Somos humanos cuidando de humanos.

Responda em um papel as seguintes perguntas:

  1. De que forma você reconhece os esforços de um profissional que faz cursos de áreas que não têm afinidade para atender melhor a demanda da sua empresa?
  2. Como você faz a gestão do conhecimento da sua sala de musculação?
  3. Quais os processos que você criou para que o atendimento seja realizado com o mínimo de padrão aceito pelo cliente?
  4. De que forma você analisa a necessidade de treinar sua equipe para atender melhor a demanda em sua academia?

Sobre você, como gestor:

É normal cobrar do profissional o melhor atendimento ao cliente, principalmente quando estamos pagando seu salário. Entretanto, que modelo de gestor sua equipe tem para seguir? Se você exige o máximo de conhecimento dos profissionais, saiba que a equipe avalia seu trabalho como gestor e também acompanha sua “evolução acadêmica” em sua área de atuação, a gestão. Mesmo que eles sejam pagos para servir ao cliente de acordo com a missão e processos da empresa, parte dessa motivação tem como base o crescimento e atuação do líder. Raramente um profissional com duas pós-graduações desenvolve todo seu potencial em sala quando é liderado por um gestor que não investe em conhecimento específico em sua área de atuação.

Responda em um papel as seguintes perguntas:

  1. Qual foi a última vez que você participou de um evento de gestão?
  2. Quantas vezes por ano você vai a feiras ou visita fabricantes para ficar por dento das novidades do mercado?
  3. Geralmente, quem traz as novas tendências do mercado para a academia, você ou seus profissionais?
  4. Qual foi a última vez que você leu um artigo da sua área de atuação?

Acredite, bons profissionais preferem ser liderados por gestores intelectualmente tão gabaritados ou mais que eles. Se você exige deles conhecimento e atuação exemplar, seja o modelo.

Não cometa o gravíssimo erro de cobrar dos profissionais uma capacidade de trabalho em sala que você não tem como gestor só por estar pagando. Seja visto por sua equipe como o maior especialista em gestão de salas de musculação, não só pelo comportamento, mas pelos títulos e argumentos que só estudiosos são capazes de apresentar.

Acha que exagerei nas comparações? Me envie um e-mail para continuarmos esse papo ([email protected]).

Na próxima edição, trarei mais um erro gravíssimo cometido por gestores em salas de musculação.

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