O mercado fitness está cada vez mais competitivo e ninguém pode negar. A prova disso é o desespero dos criadores de conteúdo tentando se adequar às novas regras do Instagram, se descabelando para mudar o formato do conteúdo para que haja maior alcance. Somado a isso, rios de dinheiro sendo investidos em anúncios, muitas vezes em vão.
A pergunta que não cala é:
Se eu não fizer isso, como minha academia ficará?
A guerra do conteúdo
A criação de conteúdo digital se tornou tarefa obrigatória para empresas que prestam serviços, pois é uma das formas mais eficazes de tangibilizar a promessa da marca. O problema é que isso toma tempo e nem todas as agências de marketing digital conseguem entender o comportamento do consumidor fitness.
Entender o comportamento do consumidor e como o exercício físico impacta a vida é essencial. É a única forma de conectar a sofisticação da experiência no ambiente com a confiança em deixar a saúde nas mãos dos profissionais.
Erros que as academias cometem
Esses são alguns dos erros mais comuns que as academias cometem nas redes sociais, inclusive com o auxílio de agências de marketing:
- Posts genéricos que a maioria faz.
- Posts criados por inteligências artificiais com comandos que a maioria também usa.
- Anúncios semelhantes ao do concorrente, usando gatilhos que já estão “manjados” pelo consumidor.
- Pouca atenção aos detalhes que geram percepção sobre a marca.
O maior ativo do século
O maior ativo do século XXI é o tempo. O tempo não volta!
Quando fazemos nosso potencial cliente perder tempo, automaticamente comprovamos a nossa perda de tempo ao planejar o que fez o potencial cliente perder tempo. Nossa! Até me perdi escrevendo isso, mas ao ler novamente, você perceberá a conexão.
O tempo que perdemos criando promessas, conteúdos genéricos e anúncios que a maioria das academias também fazem, mostra que não estamos sendo estratégicos, apenas táticos. E digo mais: táticos de forma amadora. TEMPO É DINHEIRO!
O tempo do seu potencial cliente
Não há dúvidas que o smartphone se tornou parte do problema, mesmo sendo tão útil no dia a dia. Tempo de tela está associado a diversos males. Mesmo assim, as pessoas utilizam cada vez mais como ferramenta de trabalho, fonte de informação ou entretenimento.
Sente-se em uma cafeteria e observe as pessoas segurando um celular, deslizando o polegar na tela para cima com frequência. Esse gesto comum sinaliza que o que ela está tentando consumir não está agradando, logo, deslizará para cima.
O que fazer para que o potencial cliente pare de deslizar para cima quando chegar em uma publicação da sua academia?
Seja útil, não mais do mesmo!
Marketing de Conteúdo é uma das subáreas do marketing que mais impacta a percepção do cliente sobre a marca. Não seja um utilizador de gatilhos mentais como os gurus de internet. As pessoas não aguentam mais fórmulas sobre como prender a atenção.
Se sua marca for forte e o conteúdo realmente útil, não precisará se esforçar para chamar atenção. Na verdade, o próprio consumidor irá atrás de você para saber mais.
Seja útil, pois de gatilhos mentais e mais do mesmo já estamos fartos, concorda?
Até a próxima!