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Sintonizando o marketing com toda a empresa

Colunista: Noara Pozzer

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A dinâmica entre os departamentos de uma empresa interfere diretamente nos resultados que ela alcança. Com relação ao marketing, não poderia ser diferente. É de extrema importância conectar o trabalho feito pela publicidade aos outros setores, sintonizando o marketing com toda a empresa, para que atuem com sinergia e evitem o desperdício de recursos. Esse alinhamento estratégico parece muito simples na teoria. No entanto, sabemos que na prática o marketing da empresa nem sempre colhe bons frutos, justamente por não desfrutar de um sistema organizacional que entregue ao consumidor aquilo que foi divulgado.

Tendo em vista contribuir com ideias para favorecer o trabalho conjunto do marketing da empresa com o departamento pessoal e a equipe de vendas, preparamos algumas dicas. Elas mostram como sintonizar as áreas e alavancar resultados. Confira!

Alinhamento marketing x empresa

Em qualquer organização, cada colaborador e cada departamento tem a sua importância. Quando uma das engrenagens não está bem encaixada, todo o sistema fica comprometido. E, como bem sabemos, isso tem impacto negativo na geração de lucros. O marketing da empresa é capaz de destacar uma marca, produto ou serviço no mercado. Aliás, hoje em dia, o que não faltam são recursos avançados para que isso aconteça de uma maneira eficaz, rápida, acessível e com direcionamento personalizado ao público alvo.

O problema é que, ao analisar as métricas e resultados, muitos dos potenciais clientes conquistados pela divulgação não são convertidos. Diante desse fato, percebemos como não basta ter leads qualificados. É preciso saber como agregar ainda mais valor à marca quando eles chegam ao setor de vendas.

É a equipe comercial a responsável pelo fechamento do negócio. Se o trabalho não for bem feito e alinhado com o que o consumidor viu na publicidade, conflitos de ideias e queixas acabam entrando em cena. Isso pode eliminar boas oportunidades, além de espalhar a má fama de fazer propaganda enganosa atrelada à empresa.

Para solucionar essa questão, o melhor caminho é unir ambos os setores. A equipe de vendas e a equipe de marketing devem colaborar entre si e ter as mesmas metas. Inclusive, há um nome técnico para essa parceria: smarketing.

Dentre as principais vantagens da união entre marketing e departamento de vendas, estão:

  • Definição de leads qualificados;
  • Estratégias de conteúdos que são voltados a objetivos em comum;
  • Otimização da estrutura de leads;
  • Acesso mútuo a informações estratégicas;
  • Mais capacitação para o time de vendas;
  • Alinhamento de processos;
  • Aumento dos resultados.

Sintonizando o marketing com toda a empresa

Para que essa tarefa seja feita de maneira assertiva e eficaz, o marketing da empresa e os demais departamentos devem ser alinhados com procedimentos bem estruturados. Um smarketing bem feito inclui etapas como:

Formalização de um SLA
SLA é a sigla para Service Level Agreement, traduzido como Acordo Formal de Trabalho. Esse é um documento que envolve diferentes departamentos que estão comprometidos com um objetivo comum. Assim como em um contrato, são estabelecidas funções, metas, responsabilidades, prazos e indicadores de sucesso. A ideia é documentar essa parceria e entender melhor quais serão as suas etapas e trabalhos desenvolvidos.

Atração de oportunidades através do inbound marketing
O inbound marketing da empresa representa uma excelente oportunidade para atrair leads. Ele é feito através de conteúdos criados a partir de objetivos e estratégias de diferentes departamentos. O mais interessante dessa metodologia é que ela consegue se conectar ao cliente desde a atração até a fidelização, promovendo não apenas uma, mas várias chances de fechamento de vendas.

Análise de dados e de resultados em conjunto
Quando se trabalha em conjunto, a análise de dados e resultados também precisa ser feita em parceria. Afinal, não adianta traçar metas e esperar que apenas uma das partes cumpra. Ambas devem estar engajadas nesse propósito e avaliar o que está dando certo ou não. Dessa maneira, podem ser aparadas arestas e o SLA pode ser atualizado conforme as demandas surgirem.

Aplicação de ferramentas estratégicas
A tecnologia pode e deve ser utilizada em prol da união do marketing da empresa com outros setores e departamentos. Uma das ferramentas mais indicadas é o CRM – Customer Relationship Management. Esse termo se refere à Gestão de Relacionamento com o Cliente, administrada em uma plataforma mútua e que reúne informações sobre leads e sua trajetória de compra.

Criação de canais de comunicação interna
Para que a sintonia seja estabelecida entre diferentes departamentos, a comunicação é um fator crucial. Dados e informações importantes devem ser compartilhados para aumentar a eficiência e os resultados. Isso pode ocorrer via aplicativo de mensagens, e-mail ou da forma que for considerada mais adequada e efetiva.

Controle de métricas
Estipular e controlar as métricas é a melhor forma de otimizar resultados e detectar pontos fortes e a melhorar. Isso serve para todo e qualquer projeto, inclusive para o smarketing. Todos os envolvidos devem conhecer e participar da construção e análise desses indicadores de sucesso. Para tanto, use critérios de escolha baseados na relevância, temporalidade e mensurabilidade.

Treinamentos de equipes
A interconexão entre marketing, vendas, RH, financeiro e demais setores da empresa também pode ser trabalhada através de treinamentos. Assim, os colaboradores adotam uma linguagem comum e procedimentos padrão que ajudam a contribuir com o todo, com os mesmos objetivos, valores e métodos. Esses processos de desenvolvimento costumam impactar o grupo fortemente, alavancando resultados e a otimização de relações sólidas, robustas e duradouras entre as equipes.

Concluindo, como você pode ver, a estratégia de integrar departamentos que estão atuando de maneira isolada dentro da empresa é importantíssima para agregar mais valor à marca e elevar o nível dos resultados. Os procedimentos, quando alinhados, se convertem em excelentes oportunidades de lucro. A melhor analogia possível é com uma engrenagem. Quando todas as peças se encaixam e trabalham com um mesmo fim, a máquina funciona da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe como unir o marketing da empresa com os outros setores, tem em mãos mais uma oportunidade de otimizar as conquistas da sua empresa!

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