Se tem um questionamento que vejo muito atualmente nos grupos de gestão é: Por que é tão difícil contratar bons profissionais para sala de musculação hoje em dia?
Vou passar minha experiência de mais de 20 anos em salas de musculação como professor e como treinador de profissionais, ok?
Sobre percepção
A sala de musculação sempre foi uma excelente vitrine para profissionais de Educação Física que desejam ganhar mais como personal trainers. A prova disso é o fato de muitos iniciarem suas jornadas em grandes redes “premium”, mesmo ganhando valores questionáveis por hora de trabalho.
Atenção!
Não estou aqui questionando as possibilidades das academias em pagar mais ou menos, mas o fato do valor de repasse por hora do personal trainer ser maior do que o que ele ganha por hora atendendo em sala e na mesma academia.
Cada empresa tem sua política de remuneração e isso é indiscutível, mas vale lembrar que a percepção do profissional e as oportunidades mais rentáveis atualmente podem colocar em risco a qualidade do serviço prestado na sua sala de musculação.
Por que é tão difícil montar uma equipe nos moldes “Dream Team”?
Ter uma equipe de excelência na sala de musculação hoje em dia é quase impossível por uma série de razões, mas nada impede a empresa de ter uma gestão profissional que atenda ao menos as necessidades básicas de atendimento ao consumidor.
Diversas razões podem afastar um bom profissional da sala de musculação hoje em dia, como:
- Inúmeras oportunidades on-line bem mais rentáveis, sem que haja comprometimento de horários.
- Perspectiva de crescimento limitada, já que poucos chegam ao cargo de coordenador.
- Mesmo chegando ao cargo de coordenador, a responsabilidade é enorme, a remuneração nem sempre é vantajosa e com grande carga horária de trabalho.
- Mesma remuneração entre profissionais extremamente qualificados comparado com iniciantes em sala, entre outros.
Sempre que um estudante me pergunta se vale a pena atuar em salas de musculação hoje em dia, digo: “Vale se for para aprender e se destacar, não para ganhar dinheiro”.
Um profissional que passa certo tempo na sala de musculação atendendo clientes de todos os tipos pode se destacar no personal training, no atendimento ao vivo online, em consultorias online ou qualquer outra forma de prestação de serviço.
A sala de musculação é a melhor escola de atendimento que o mercado fitness pode oferecer, em minha opinião.
Lembre-se, gestor: Hoje, o profissional tem oportunidades mais rentáveis, menos estressantes e com mais possibilidades de crescimento.
Não adianta dizer que não há profissionais comprometidos, que o mercado está ruim ou que ninguém quer saber de trabalhar. Há séculos vivemos a lei da oferta e da procura, sendo que atualmente a bola está nas mãos dos bons profissionais que não percebem vantagens em atuar em salas de musculação.
Que soluções um gestor poderia arriscar para manter o mínimo de qualidade no atendimento da musculação?
1. Tenha um excelente coordenador
O excelente coordenador de hoje em dia está longe de ser o profissional que tem talento para unir a equipe, resolver problemas de comunicação e cuidar da escala dos profissionais. Em tempos de inteligências artificiais e de informações em excesso disponíveis para profissionais e consumidores, o coordenador técnico precisa ser bem gabaritado no que diz respeito aos aspectos técnicos da musculação.
Além de atuar nos aspectos organizacionais, é necessário mediar conflitos técnicos e fiscalizar a prescrição de exercícios em sala, pois há vícios e condutas que prejudicam a logística.
Entre o que a ciência produz em termos de conhecimento e o que é aplicado em sala há um grande abismo. Isso gera percepção de valor questionável no consumidor. A prova disso é a quantidade de clientes que confiam em prescrições online, sendo que a atenção do professor da academia está no pacote que ele paga.
2. Não tente atrair mais por menos
Esqueça qualquer possibilidade de atrair um bom profissional oferecendo remuneração de mercado. Em 2024 já está claro que exigir alta performance do profissional com remuneração em nível de mercado é utopia. Caso consiga algum profissional assim, esteja certo(a) que durará pouco tempo na equipe.
Não se espante se isso atrair mais estresse para você enquanto gestor do que para o profissional candidato.
Atraia gente treinável e tenha um bom programa de treinamento para que esse profissional entregue exatamente aquilo que o marketing da sua academia prometeu ao cliente.
3. Crie um programa de treinamento replicável
Um programa de treinamento facilmente replicável pode ser colocado em prática a qualquer momento, no mesmo instante em que um profissional desejar sair de cena. Diferente das aulas coletivas, onde os aspectos emocionais são mais evidentes, os clientes da sala de musculação são menos sensíveis em relação ao processo de substituição de profissionais.
A rotatividade não é o problema, o problema é entrar alguém no lugar do outro sem estar no ritmo da marca.
4. Crie o programa de estágio profissional ideal
Um bom programa de estágio profissional cria excelentes sucessores, profissionais capazes de treinar outros profissionais através de um programa de treinamento replicável.
Colocar o estagiário para apresentar slides sobre prescrição de exercícios pode não ser a melhor solução. Apresentar situações reais e treinar a equipe para solucionar esses problemas com uma conduta moldada para traduzir os valores da marca é o maior desafio.
Pense, gestor!
Vale a pena se estressar com profissionais que não desejam trabalhar ou vale mais a pena criar um ambiente onde profissionais treináveis possam crescer junto com a marca?
Atente-se ao fato de que a musculação é a única modalidade que é totalmente diferente das demais e que requer gestão cada vez mais profissional.
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