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Porque copiar as normas de conduta de outra academia pode afundar seu negócio

Colunista: Fábio Cantizano

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“Alguém tem um modelo de normas de conduta que possa me passar?”

Esta pergunta sempre surge nos grupos de gestão fitness quando um conflito de alguma academia é discutido, seja sobre cliente querendo treinar descalço, clientes discutindo sobre tempo de espera no aeróbico, revezamento de equipamentos, entre outras situações.

A impressão que tenho é que as normas de conduta servem apenas para colocar cliente mal -ducado na linha ou até mesmo para se livrar dele.

Que importância você dá para este documento tão importante?

Pega a visão

As normas de conduta para clientes de uma academia não servem apenas para manter o bom convívio, elas são fundamentais para criar uma cultura empresarial.

A cultura empresarial é criada com base no modelo de negócio, posicionamento de mercado e a forma que a empresa educa o cliente sobre como aproveitar melhor o serviço prometido, logo, academias premium, tradicionais e low cost jogam jogos diferentes, embora a disputa seja pelo mesmo consumidor.

É por isso que um dos erros mais graves em nosso mercado é a cópia e aplicação das normas de outra academia. Gestores pegam o documento de outra empresa, trocam a marca e disponibilizam as informações aos envolvidos.

Por mais que a proposta inicial seja apenas “guiar-se pelo modelo”, acaba sendo mais prático reproduzir o que já foi feito por outro. Este é o primeiro passo para a comoditização do serviço, principalmente na sala de musculação, modalidade campeã de reclamações sobre atendimento e organização.

A promessa ao cliente

O marketing é a área da empresa responsável por atrair e criar estratégias para fidelização de clientes. É através dele que se faz a promessa, a proposta única de valor (PUV).

O maior desafio de um gestor de marketing no mercado fitness é unir as subáreas mais importantes:

  • Marketing de serviços
  • Marketing de relacionamento
  • Marketing digital
  • Marketing de conteúdo (não é apenas digital, ok?).

O que as normas de conduta têm a ver com isso? Continue a leitura, por favor!

Como entregar a promessa?

A promessa feita ao cliente é entregue através do fluxo integrado de trabalho de todos os setores do negócio fitness, ou seja, execução de processos bem definidos.

Cada etapa do atendimento ao cliente durante o ciclo de serviços obedece a uma diretriz com base na promessa que foi feita nas campanhas de marketing, portanto, uma empresa que promete e não planeja como cumprir acaba fechando as portas antes mesmo de perceber o erro.

Novamente, o que as normas de conduta têm a ver com isso? Continue…

Como os profissionais atuam?

Por mais que seja comum nas academias a promoção de treinamentos técnicos, treinar o profissional para executar as tarefas técnicas de acordo com a missão da empresa é fundamental.

O treinamento para execução dos processos deve ser mais frequente do que os treinamentos técnicos. Por maior que seja a necessidade do gestor da academia de treinar sua equipe do ponto de vista técnico, é responsabilidade do profissional atualizar-se sobre recursos e métodos aplicados nas prescrições de exercícios.

A prescrição de um programa pode ser a mesma para determinado cliente na academia premium, na tradicional ou na low cost. A forma que a prescrição será apresentada é que difere entre os modelos de negócio.

A execução correta dos processos exige treinamento específico, do contrário, a promessa feita pelo marketing não será cumprida.

As normas…

Quando o profissional presta com maestria o serviço prometido, é elogiado, embora não tenha feito mais que a obrigação dele. No entanto, o profissionalismo de uma empresa é avaliado quando a equipe resolve prontamente um problema ou conflito, como se já estivessem preparados para essa possibilidade.

Os processos não são apenas para satisfação do cliente com a prestação do serviço básico, mas também para gestão de conflitos.

As normas de conduta dão a base para a atuação do profissional que executa processos na gestão de conflitos. Quando a equipe conduz uma situação desagradável com sucesso, gera uma percepção de profissionalismo maior do que quando executa algo que é esperado. As normas de conduta moldam o comportamento do consumidor de acordo com o propósito da empresa e servem de ferramenta para os profissionais.

A promessa da empresa é feita ao cliente com base em sua estrutura física, quantidade de profissionais por horário, quantidade e qualidade de equipamentos, tipos de produtos, entre outros diversos fatores.

As normas de conduta contribuem para uma percepção mais homogênea da prestação de serviços, consolidando o posicionamento de mercado da empresa.

Se você acredita que as normas são apenas para colocar clientes “na linha”, significa que precisamos conversar e não terei boas notícias para você. As normas controlam a temperatura do jogo. Se o jogo é seu, não faz o menor sentido usar as regras do outro time.

Prometa o que pode cumprir, crie processos que asseguram a entrega da promessa, treine seus profissionais para atuarem com maestria e crie normas de acordo com o modelo de negócio e posicionamento de mercado da sua empresa. Jogue o jogo da sua marca!

Quer se aprofundar mais sobre a importância das normas em sua academia, baixe gratuitamente meu e-book: Normas de Conduta para Clientes em salas de Musculação: 19 perguntas e respostas.

Clique aqui para baixar.

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