Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Por que estou perdendo alunos?

Colunista: Fábio Cantizano

Publicidade

Se tem uma coisa realmente difícil de controlarmos em nosso mercado é a rotatividade de talentos e clientes.

A população já sabe da importância da prática de exercícios físicos para ter uma vida mais longa e melhor, mas nem todos se importam com determinados detalhes, como:

  1. Prática orientada por profissionais.
  2. Prática em ambiente controlado.
  3. Falta de perspectiva profissional.
  4. Cultura enraizada.

1. Prática orientada por profissionais. Atenção!

Sim, os benefícios da prática de exercícios estão claros na mente da população, mas nem todos seguem orientações de profissionais qualificados. Uma boa parcela da sociedade copia o que seus ídolos e inspirações fazem, quando não fazem por conta própria.

Por mais que a prática sem orientação ainda possa trazer alguns benefícios, uma série de riscos são assumidos, mesmo que de forma inconsciente.

Perguntas que gestores de academias deveriam saber responder:

  1. Quais os reais benefícios de praticar exercícios com orientação profissional? (o discurso aqui não pode ser comum, desses que a maioria já sabe).
  2. Por que eu deveria ser orientado(a) pelos profissionais da sua academia e de outras?

2. Prática em ambiente controlado

A pandemia da Covid-19 provou que é possível entrar em forma treinando em casa, com poucos equipamentos e em espaço reduzido, assim como ao ar livre.

Muitos treinaram nas varandas dos seus apartamentos, salas e até mesmo em um pequeno espaço do quarto.

Os que não são adeptos ao ambiente da academia aderiram ao novo modelo e boa parte assina algum aplicativo de treino, quando não está sendo atendido pelo personal trainer em ambiente digital.

Perguntas importantes:

  1. Por que eu deveria treinar na sua academia e não no conforto do meu lar?
  2. Por que o ambiente da sua academia é melhor do que o meu lar, sendo que estou tendo acompanhamento profissional?

3. Falta de perspectiva profissional

Os profissionais mais gabaritados estão abandonando as academias para empreenderem no digital.

Diferente do passado, onde o atendimento presencial era a vitrine com maior potencial de retorno, hoje vivemos em uma era onde o consumidor acredita mais em um influenciador digital com milhares de seguidores do que em um profissional formado.

O risco para as academias aumenta ainda mais com os bons profissionais perdendo a timidez de falar para a câmera.

Perguntas importantes:

  1. Por que eu deveria continuar trabalhando em sua academia, se hoje tenho oportunidades mais rentáveis e menos estressantes no ambiente digital?
  2. O que sua academia pode fazer pela minha carreira para que eu possa entregar o meu melhor aos alunos?

4. Cultura enraizada

O tempo passa, o nível de exigência do cliente aumenta cada vez mais, exige-se mais do profissional, mas a forma que algumas academias lidam com a gestão estratégica não muda.

De nada adianta querer inovar e atender melhor, se não mudarmos a mentalidade de gestor do passado.

  1. Qual foi a sua evolução enquanto gestor, de 10 anos para cá?
  2. Essa evolução é perceptível por parte dos profissionais e clientes?
  3. Depois de quanto tempo você realmente entendeu que arrumar a casa primeiro para depois investir na captação de clientes é mais eficaz e lucrativo do que o contrário?

Considerações finais

O mercado fitness está cada vez mais aquecido, entretanto, a faca e o queijo não estão mais nas mãos dos mesmos do passado. Estão nas mãos do cliente.

A pergunta principal que você precisa responder é:

O que minha academia pode fazer pelo cliente para que ele a perceba como única opção?

Influenciadores digitais estão ganhando muito dinheiro, assim como as lojas e marcas de materiais para treinos em residências. Os profissionais estão cada vez mais encontrando caminhos mais rentáveis, mas nem todas as academias estão evoluindo.

Gestor, onde seu negócio se encaixa em todo esse mapa de oportunidades?

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar