Posicionamento de mercado é o espaço que sua empresa ocupa na mente do consumidor.
Se ao falarmos a palavra “academia” próximo de um grupo e alguém pensar na SUA academia, certamente sua empresa estará posicionada na mente desse consumidor como referência por conta de alguma característica específica.
O que é fundamental saber sobre posicionamento de mercado
- Empresas não se posicionam, elas sugerem um posicionamento através das suas estratégias de marketing. Se o cliente tiver uma percepção sobre sua empresa que retrate o sugerido, tendo-a como referência, aí sim, haverá posicionamento de mercado bem definido.
- O posicionamento de mercado serve de base para criação de processos personalizados, traduzindo na prática a promessa feita pelo marketing.
- O treinamento da equipe para executar os processos também tem como base o posicionamento de mercado, afinal, é a equipe que vai entregar o que foi prometido.
- Muitos gestores confundem posicionamento de mercado com modelo de negócio. Acredite, este erro gravíssimo é mais comum do que você imagina e afunda qualquer negócio.
- Muitas vezes, a empresa tem um posicionamento de mercado incompatível com o que ela prega, pois a percepção do cliente sobre o que ele recebe é diferente do que o marketing propaga.
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