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O que você deveria saber sobre marketing de conteúdo, mas nem desconfia

Colunista: Fábio Cantizano

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Marketing de conteúdo é a moeda do século XXI, como diz Rafael Rez, um dos maiores especialistas do Brasil no assunto. O problema mais grave é que muita gente acha que é “modinha” ou que a tarefa pode ser realizada exclusivamente pelas inteligências artificiais. 

1. Marketing de conteúdo não é exclusivo do ambiente digital

O “digital” é o caminho, o conjunto de canais. Toda informação de cunho educacional divulgada pela academia faz parte da estratégia de conteúdo da marca, mesmo que não esteja nos canais digitais da marca.

Exemplo: Janeiro é o mês de conscientização da saúde mental e emocional, chamado de Janeiro Branco.

Sua estratégia de marketing de conteúdo não deve se limitar aos posts do Instagram, informando sobre a conscientização. Pode envolver um conjunto de posts nas redes sociais, mesclando entre posts estáticos, carrosséis e vídeos, além de eventos presenciais com palestras de parceiros como psicólogos, médicos e demais profissionais da saúde, mesmo que o assunto não tenha a ver totalmente com o fitness.

A vantagem para a marca é o cliente perceber que sua academia realmente é da área da saúde, envolvendo outras subáreas além do fitness, mas que influenciam os resultados.

2. Resultados só aparecem com tráfego pago

Não caia nessa armadilha, jamais!

A mídia paga é essencial, mas se sua academia anuncia e a concorrência também, vence o jogo quem tem o canal mais interessante. Um canal digital interessante tem bons conteúdos que contextualizam a prática de exercícios com outros fatores que influenciam os resultados.

Blogs, mesmo sendo subestimados e vistos como antigos por alguns, ainda são excelentes e sempre serão para atrair potenciais clientes de forma orgânica. Pesquise agora mesmo no Google, maior buscador do mundo, qualquer assunto relacionado ao seu nicho. Você certamente será direcionado para blogs na primeira página do Google, logo após os anúncios.

Lembre-se: quem pesquisa no Google tem interesse e se encontra em etapas mais favoráveis no funil de vendas. Nas redes sociais você precisa “rebolar” muito mais para crescer de forma orgânica e as agências não vão se esforçar como você, por isso o foco delas é o tráfego pago. Redes sociais são terrenos alugados, BLOGS são terrenos próprios. Um complementa o outro.

3. Anúncio no Google nem sempre performa bem

Um Perfil Empresarial no Google (PEG) responde bem aos anúncios, entretanto, por mais que a plataforma goste de você investindo nela, está no DNA dela ajudar quem realmente a utiliza em pesquisas, o usuário. Sendo assim, seu PEG precisa estar bem configurado, com descrições de serviços claras e que correspondam exatamente ao que sua marca promete e entrega durante o consumo.

Descrever bem cada atividade, unindo ciência do exercício e a personalidade da marca, é fundamental para aparecer na primeira página logo após os anúncios, caso não deseje anunciar.

Posts periódicos específicos para o canal também dão o tom da performance do perfil. Só não fique postando exatamente o que você posta no Instagram, pois cada canal pede uma forma de comunicação. Perfil Empresarial no Google é Marketing de Conteúdo “na veia”, mas nem todos estão prontos para esta conversa.

4. Você paga caro para fazerem o que você poderia fazer

A maioria das agências de marketing digital não são especializadas em criação de conteúdo, a não ser que elas tenham esse serviço no escopo. E mais, não basta ser especializada em criação de conteúdo, faz total sentido contratar uma que tenha experiência com criação de conteúdo na área da saúde focado em fitness, de preferência com um profissional de Educação Física sendo responsável pela curadoria.

O que vemos muito por aí hoje em dia é agência cobrando caro para utilizar prompts genéricos em Inteligências Artificiais como ChatGPT, Gemini e semelhantes. Se eles não fazem isso melhor do que você, certamente você está pagando caro. Vale mais a pena você fazer.

5. Treinar seu time sai mais barato e gera mais resultados

Eu sei que a verba de marketing da sua academia é curta e que você precisa de mais dados para decidir aumentar ou não o orçamento para marketing de conteúdo.

Criar artes gráficas, programar postagens, analisar métricas e planejar funis devem ser tarefas da agência, mas o que é dito nos conteúdos precisa de curadoria especializada. É sua marca que está em jogo e você lida com vidas, concorda?

Treinar sua equipe para que eles criem os conteúdos da sua marca é uma das decisões mais inteligentes que você poderia tomar. Se sua equipe não cria o conteúdo da sua marca, você corre risco de ter posts genéricos em seu canal, apenas “cumprindo agenda de posts”. O seu profissional pode e deve criar os conteúdos. É bom para ambos.

6. Profissionalismo demais gera desinteresse

Vou melhorar esse subtítulo, ok?

Você pode e deve ser extremamente profissional, mas sem parecer. Quanto mais cara de agência seus posts tiverem, pior. Quanto mais profissionalismo no design dos seus posts, mais cara de anúncio seus posts terão e mais as pessoas poderão achar que seu conteúdo é de IA. Mesmo que seja de IA, não deve parecer, faz sentido?

O planejamento deve ser profissional, o comprometimento com a pauta também, mas o que seu cliente e potencial cliente precisam mesmo é de algo humanizado que não pareça tão persuasivo, mesmo sendo.

7. A Inteligência Artificial é uma ferramenta, não a sua mente

Você ou sua agência só conseguirão bons resultados com IAs se forem mais inteligentes que elas, dando comandos específicos com base no conhecimento que vocês têm sobre o assunto que desejam desenvolver.

Um bom conteúdo de IA apresentado ao potencial cliente precisa passar pela revisão de quem realmente domina o assunto abordado. Sendo assim, se quem solicitou o conteúdo não souber sobre fisiologia do exercício, biomecânica e metodologia do treinamento, não terá capacidade de revisar e organizar as ideias para que o conteúdo reflita a personalidade da marca, com base na ciência.

Antes de aprender a operar uma ferramenta de Inteligência Artificial, domine sua área. Eu sou especialista em conteúdo na área da saúde com foco em fitness. Por mais que eu saiba utilizar Inteligências Artificiais, meus conteúdos sobre carros e restaurantes seriam uma porcaria, justamente por não entender do assunto.

Para aprender mais sobre criação de conteúdo fitness, acesse o blog www.uniconfit.com.br

Até lá!

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