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Employer branding: sua reputação fala mais alto

Colunista: Noara Pozzer

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Você sabe o que é employer branding? Apesar de as pessoas ainda não entenderem bem esse conceito, a verdade é que precisamos ter consumidores engajados em torno de nossas marcas e para que isso aconteça, precisamos garantir que nossos colaboradores se envolverão com as propostas de valor da empresa, até mesmo porque são eles que estão de fato na linha de frente, sempre mostrando aos clientes o diferencial da empresa.

Porém, devemos entender que assim como acontece com os clientes, não é nada fácil conseguirmos defensores internamente. Sabemos que isso é cada dia mais importante, principalmente para aqueles que resolveram investir no employer branding da empresa. Confira todos os detalhes desse conceito abaixo! 

O que exatamente é o employer branding?

Podemos dizer que em tradução livre, o employer branding é a reputação da empresa como empregadora. Claro que esse conceito tende a ser associado ao sucesso das empresas durante a seleção e recrutamento de talentos, entretanto, o ideal é pensar ainda no caso da retenção.

É bem comum, quando analisamos como a empresa pode, de fato, melhorar sua imagem perante seus funcionários, pensarmos em políticas adequadas de remuneração. Claro que esse fator é muito importante, no entanto, quem atua com a gestão de pessoas entende que isso não é o suficiente. 

De forma bem simplificada, é preciso considerar o employer branding como uma estratégia que visa à construção e ainda à manutenção da imagem positiva da empresa, com a diferença de que o alvo não são os clientes e sim, os colaboradores. 

Certamente, essas iniciativas não podem ser dissociadas, até mesmo porque o fato de a empresa ser reconhecida como boa empregadora acaba interferindo favoravelmente na própria percepção que os clientes finais possuem sobre a marca.

É importante, porém, entendermos exatamente quais são as melhores iniciativas nesse processo, a fim de conseguir elevar o nível de satisfação dos colaboradores. Obviamente, é importante contar com algo parecido com uma área de RH, uma vez que esse setor possui uma visão mais estratégica dessas políticas.

É preciso que tenha em mente ainda, que os resultados não aparecerão de um momento para outro; na verdade, o employer branding é um projeto de longo prazo, lembrando que para que sua implementação dê certo, será preciso definir e entender os valores que sustentam tal negócio.

A importância do employer branding para a sua empresa

Estamos vivendo um momento em que as companhias dependem cada dia mais dos valores intangíveis para de fato conseguirem se diferenciar da concorrência, logo, ter pessoas que ajudem a difundir suas qualidades pode, sim, fazer muita diferença nos resultados.

Além de sua enorme importância na construção e na manutenção de defensores para a empresa, o employer branding também acaba por ter um impacto super positivo nos níveis de produtividade: quanto mais satisfeitos estamos com nosso trabalho, mais temos orgulho da empresa e, então, procuramos redobrar os esforços e desejamos corresponder às expectativas do empregador. 

Ademais, um outro aspecto que precisa ser considerado é a concorrência: quando atuamos em uma companhia que se destaca como um bom lugar para trabalhar, nossa posição é bem disputada e não está garantida.

Podemos destacar, também, que em termos financeiros, a principal contribuição do employer branding é em relação à redução dos custos dentro do processo de seleção e contratação. 

Com uma boa reputação, a atração de pessoas mais qualificadas acaba sendo facilitada, e então, o tempo e volume de recursos são reduzidos dentro desse processo. 

Dessa forma, ao considerar o valor das estratégias nessa área, é bem importante ainda considerar os efeitos positivos sobre a relação com seus fornecedores: quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil é estabelecer boas negociações, visto que os fornecedores entendem que podem simplesmente agregar valor à sua operação principalmente quando se associam às empresas que de fato possuem boa reputação

Melhores estratégias do employer branding

Depois de compreender a importância desse processo para sua empresa, é interessante saber quais são os aspectos que ajudarão a construir uma boa reputação. 

Primeiramente, procure lembrar que assim como acontece com o branding, nessa área, o que funciona é o conjunto de iniciativas, e não de ações que são isoladas. 

Sendo assim, entenda que o primeiro passo é justamente definir ou ainda identificar com maior objetividade os valores que sustentam esse negócio. 

Além disso, saiba que um bom projeto de employer branding realmente precisa e deve ser construído a partir dos pilares estratégicos da própria empresa, devendo ser orientado pela sua cultura empresarial.

Outra recomendação importante é garantir ainda que essa marca seja capaz de estabelecer visão, missão e até mesmo valores que trabalhem em prol da diferenciação de seu negócio. 

É importante que os gestores estejam sempre atentos para que seus colaboradores se sintam realmente notados e que entendam de fato que a empresa os valoriza. Muitas pessoas valorizam não apenas o dinheiro; desejam sentir-se queridas e valorizadas.

Apesar de parecerem óbvias, muitas empresas não atentam para todas essas premissas, acabando por reproduzir conceitos que não estão alinhados ao modo operacional da empresa e nem mesmo condizem com seus objetivos.

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