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Customer Marketing: como trabalhar marketing para clientes?

Colunista: Noara Pozzer

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Você sabe o que é o Customer Marketing? É um processo capaz de direcionar várias ações de marketing voltadas para a sua base de clientes. Entenda que tal estratégia possui como objetivo principal a identificação de serviços ou produtos adicionais capazes de ser relevantes para os clientes que você já possui. A partir dessa identificação, será possível reter seus clientes e transformá-los em ferrenhos defensores de sua marca.

Ao estabelecer esse tipo de marketing para seus clientes, isso envolverá a garantia de sucesso dos consumidores, tudo isso é voltado para a intenção de que eles renovem com sua empresa e elogiem seus produtos e serviços.

Vamos entender melhor as vantagens e como trabalhar com o Customer Marketing em sua empresa e ter mais sucesso em seu negócio.

A importância do Customer Marketing

Para compreender o que é o Customer Marketing devemos lembrar que normalmente a aquisição de novos clientes tende a ser de 5 a 25 vezes mais cara do que tentar a retenção de clientes que já são de sua base.

“Customer Marketing” são estratégias que ajudam sua empresa a manter um excelente relacionamento com sua clientela e ainda proporcionam uma experiência superpositiva. Isso acontece porque seus clientes estão, de fato, satisfeitos e naturalmente tendem a falar mais sobre sua empresa, ajudando outras pessoas a chegar nela, trocando experiências entre si.

Para isso, é essencial compreender efetivamente quais são os clientes que estão há mais tempo em sua base e que estão obtendo sucesso com a solução apresentada pela sua empresa. Somente assim fica fácil compreender exatamente qual é o segmento de mercado mais adequado aos seus serviços e/ou produtos, o que permite que você faça investimentos corretos no setor de marketing e vendas.

Procure lembrar-se que, quando engaja os clientes com sua marca, isso acaba fazendo com que eles usem sua solução cada vez mais. Assim eles começam a vê-la como uma necessidade real. Além do mais, o engajamento do cliente ainda permite que ele se sinta mais confortável em passar possíveis feedbacks e interagir com sua empresa.

O Marketing Customer É essencial, e ainda é uma das razões pelas quais a retenção e o relacionamento com os clientes vêm se tornando componentes essenciais do mundo do marketing.

O Marketing Customer É essencial, e ainda é uma das razões pelas quais a retenção e o relacionamento com os clientes vêm se tornando componentes essenciais do mundo do marketing.

Quais são as melhores estratégias do Customer Marketing?

Abaixo você encontra algumas maneiras que ajudarão na construção de um bom relacionamento com seus clientes, confira todos os detalhes:

Sempre estude e analise totalmente sua base de clientes

A dica aqui é se manter atualizado, estudando completamente os dados que possui para finalmente obter uma imagem muito clara de seus clientes. Sempre leve em conta as necessidades, características e desejos que seus consumidores possuem. Além disso, essa etapa tende a ajudar você na criação de uma estratégia, ajudando a identificar os clientes que são mais valiosos e fazer com que fiquem propensos a comprar mais produtos ou serviços. Essa é uma ação que ajuda a identificar possíveis riscos de cancelamento, prevenindo, assim, situações que levem a esse caminho.

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Crie um programa voltado para o marketing de indicação

Essa é uma estratégia muito usada e possui como objetivo principal transformar seus clientes em um canal de vendas que pode ser lucrativo e previsível. Quando um programa de indicações é bem feito, ele é capaz de trabalhar aumentando totalmente o número de leads realmente qualificados. Vale lembrar que adquirir clientes é importante, entretanto, manter os atuais também é. Além do mais, é interessante expandir a receita gerada por eles! É justamente aí que o marketing de indicação deverá ajudar, trabalhando e melhorando por completo o relacionamento, aprimorando, assim, a experiência do cliente com sua marca.

Comece, então, calculando o NPS e quando fizer isso, será capaz de indicar exatamente quais são seus clientes mais valiosos. A partir desse momento, defina a mecânica, recompensa concedida pelo programa e ainda quais devem ser os canais de divulgação.

Faça o acompanhamento do cliente

A ideia aqui é que você lembre que o cliente deve estar efetivamente no centro de sua estratégia, e isso inclui ainda manter sua empresa bem às vistas desse cliente. Assim, você conseguirá fidelizar seu cliente através do relacionamento, que pode e deve ser construído no longo prazo. Dessa forma, comece mapeando uma estratégia de comunicação, que deve manter os clientes envolvidos e informados de tudo sobre sua marca: pode ser através de dicas compartilhadas, truques úteis, boletins informativos, atualizações relativamente importantes de produtos ou mesmo webinars gratuitos e online ou qualquer outra estratégia/ação que efetivamente aproxime sua marca dos consumidores.

Certamente você notou, neste artigo, que as estratégias do Customer Marketing podem aumentar o nível de retenção de clientes fortalecendo sua lealdade, de modo que eles se tornem defensores ferrenhos da marca.

Assim, eles acabam por se tornar uma espécie de canal de vendas bem previsível, além de contribuírem ainda para o aumento exponencial da credibilidade da empresa!

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