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Como os gatilhos mentais podem ser usados em marketing

Colunista: Noara Pozzer

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Os gatilhos mentais no marketing são os estímulos que o nosso cérebro recebe e que podem influenciar de forma direta na nossa decisão de compra de um produto ou serviço.

Isso acontece porque no momento de tomar uma decisão, gastamos muita energia, que acaba por estressar o cérebro e nos levar a um cansaço significativo devido à decisão a ser tomada, pensando em todos os prós e contras que se referem a ela.

Sendo assim, para nos resguardar, nosso cérebro, de forma inconsciente para nós, toma a decisão, minimizando esse desperdício de energia.

E o marketing de vendas, através da área de neuromarketing, tem estudado o comportamento dos consumidores, criando algumas metodologias de abordagem que sejam efetivas para que as compras sejam efetuadas. A ideia principal é que a experiência seja boa para o cliente, onde a marca e seu público alvo se aproximam e as vendas sejam efetuadas mais rapidamente.

E para que esse processo todo aconteça, existem alguns gatilhos bem específicos, que são usados nas estratégias de marketing de venda.

Abaixo listamos alguns desses gatilhos para que você entenda como eles podem ser usados em marketing de vendas.

Dor x prazer

Através deste gatilho, muitos outros foram sendo criados, afinal, o ser humano evita a dor e busca o prazer para que a vida se torne melhor. E no marketing, esse gatilho é usado como uma forma em que uma compra de um determinado produto ou serviço pode transformar a sua dor em prazer. Portanto, pesquise sobre seu público alvo e conheça suas dores para, através de seus produtos, oferecer o prazer que só ele pode dar.

Confiança

Já viu um relacionamento sem confiança dar certo e tornar as pessoas felizes? Pois é, confiança é a base de qualquer relacionamento, caso contrário, está fadado a ter um fim. Em venda, esse é um dos gatilhos mentais no marketing que estão entre os mais importantes a serem trabalhados, pois a sua marca precisa da confiança de seus clientes, para que eles se aproximem e comprem sem receios.

Valorização

Quem não gosta de se sentir valorizado, saber que não é somente mais um número, sendo parte importante de um processo, onde somos percebidos e ouvidos? Todo mundo gosta de se sentir assim: único, especial, importante para alguém. E o marketing, através desse gatilho, precisa tratar os clientes dessa forma, o que os aproxima de suas marcas, serviços ou produtos.

Escassez e/ou perda de benefício

Se você percebe que um item para você é essencial, o que você faz? Corre e compra, não é mesmo? Esse é o estímulo que esse gatilho faz para que a decisão de compra seja feita de forma mais urgente. Ele se relaciona ao instinto de sobrevivência e sendo assim, o marketing usa essa necessidade para que a urgência da compra se antecipe ao benefício que pode ser perdido.

Curiosidade e antecipação

Curiosidade é o gatilho que mais motiva, pois tudo que o ser humano busca são respostas para os seus questionamentos, e por isso, blogs têm ganhado ainda hoje espaço, visto que satisfazem a curiosidade do público sobre determinado assunto.

Por outro lado, a curiosidade traz uma sensação de antecipação, que também é um gatilho mental no marketing muito motivador, que cria expectativa sobre um determinado cenário que pode acontecer e que claro, queremos participar.

As empresas de turismo e viagens se fazem valer muito deste gatilho, criando expectativa para uma determinada situação que transborda felicidade e prazer inesquecíveis! Tem algo mais instigante do que efetuar a compra de um pacote de viagens do que isso: momentos de paz, alegria, prazer … hummm tudo de bom!

Prova social

Como somos seres que gostam de socialização, que foram criados para viver em sociedade, desejamos muito fazer e nos sentir parte dessa sociedade em que vivemos. Desta forma, se vemos uma determinada maquiagem, ou um determinado tipo de roupa sendo usado por todo mundo, esquecemos o conselho dos nossos pais que diziam que não somos todo mundo e compramos a ideia. No marketing, isso é feito através de muitos clientes dando seus depoimentos sobre a sua marca, produto ou serviço, para que outros se sintam confiantes para usar também.

Medo de perder

Existe alguém que encare de boa uma perda ou que goste de perder? Claro que não! A perda gera insatisfação, frustração, sensação de derrota e por isso mesmo, é comprovado que o ser humano dá mais ênfase às derrotas do que as vitórias. Logo, as empresas usam esse gatilho mental para que os clientes comprem algo que diz respeito a sua marca, para que não percam os benefícios que seus produtos e serviços podem proporcionar.

Humanização

Ser empático tem sido uma emoção que tem estado muito em uso nos últimos tempos e por isso mesmo muito se ouve sobre humanizar pessoas, campanhas contra discursos de ódio, seja por questão racial, orientação sexual ou religiosa. E essa humanização é um gatilho que tem sido motivação para fazer a diferença em uma empresa que o usa para fazer o marketing de venda de seus produtos e serviços, defendendo causas e levantando bandeiras que os aproximam das pessoas.

Propósito

Uma das coisas que mais nos fazem pensar é qual o propósito da vida? Qual o sentido que a vida tem? Para onde estamos indo? 

Propósitos são ações que conectam pessoas e por isso mesmo esse é um gatilho muito usado no marketing de vendas como estratégia de alcançar o público-alvo de uma determinada marca, mostrando que o sentido de sua existência não é vender somente, mas qualificar a vida do outro.

Agora que você já conhece os principais gatilhos mentais no marketing para vendas de sua marca, use como ferramenta de abordagem e seja mais eficiente nas suas vendas!

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