A presença digital passou a ser apenas um detalhe na força de uma marca, sendo o marketing de conteúdo uma das formas mais eficazes para promover engajamento e vendas.
O que poucos sabem é que conteúdo de alto valor agregado dá muito trabalho para criar, muito mesmo! Poucas são as agências de marketing digital que realmente conseguem entregar um conteúdo técnico com linguagem acessível, traduzindo o propósito da marca que atua no mercado fitness.
Na maior parte das vezes, as agências têm a expertise de gerenciar mídias pagas e criar conteúdo que atende necessidades básicas do negócio, mas não do propósito real da marca. É realmente difícil desenvolver as duas habilidades. Por isso, o casamento entre agência e profissionais de Educação Física pode ser uma alternativa bastante proveitosa.
Ter presença digital é uma coisa, ter presença digital que cria conexão com clientes e prospects é outra. Sabemos bem qual dessas duas opções a sua marca merece, certo?
Você pode estar se perguntando…
“Se eu já pago uma agência, por qual razão deveria colocar minha equipe técnica nesse projeto trabalhoso? “
Aqui vão alguns motivos:
- Conhecem o serviço prestado pelo seu negócio com propriedade.
- Sabem como é a comunicação da marca com os clientes, justamente por atuarem no “chão de fábrica”.
- Podem relatar histórias memoráveis de clientes que superaram alguma dificuldade por conta da academia.
- Cada vez mais desenvolvem habilidades de comunicação em redes sociais, podendo contribuir com as práticas mais comuns do mercado.
Separei algumas recomendações fáceis de colocar em prática. Depende apenas de você! Vamos lá?
Como sua modalidade melhora a vida de um cliente?
Peça para que cada profissional liste os benefícios das suas modalidades em todas as faixas etárias, inclusive grupos especiais.
No início, você receberá conteúdos bem básicos por falta de hábito e treinamento na criação de conteúdo. Porém, de posse desse material, com a linguagem pessoal de cada profissional, a agência terá condições de criar o material mais próximo possível do ideal para a marca.
A ação também incentiva o profissional comprometido a estudar mais sobre o tema, aproveitando para publicar mais e melhor em suas próprias redes sociais, marcando ou inserindo a marca da sua empresa como colaboradora do conteúdo. Todos saem ganhando.
O que você conversa com seus clientes?
Incentive seus profissionais a se aproximarem mais dos clientes, com perguntas mais pessoais, se perceberem que há espaço para isso. Não tenha dúvidas de que o bom profissional sabe realmente quando isso é possível.
Por mais que não vá divulgar nomes, uma conversa um pouco mais aprofundada sobre a realidade daquele cliente pode servir de inspiração para criar conteúdos que ajudarão outras pessoas.
Incentive seus profissionais a conseguirem boas histórias
A avaliação funcional é uma excelente ferramenta para saber mais sobre as necessidades de cada cliente, desde que o profissional ou algum responsável pelo setor tenha condições de acompanhar a evolução do cliente ao longo da jornada.
Um idoso hipertenso com uma hérnia de disco e excesso de peso pode superar suas adversidades em um ano ou menos, perdendo peso, aproveitando a vida sem dores e com redução de medicamentos para pressão arterial.
O relato emocionante de um cliente como esse é perfeito para uma narrativa que gera conexão (storytelling).
O que tem sido feito em seu canal?
Pergunte aos profissionais quais recursos ou formatos de conteúdo deram mais retorno em suas publicações, como salvamentos, compartilhamentos, comentários e curtidas.
Por mais que as redes sociais enfatizem a entrega de determinado formato ou novo recurso, cada mercado tem um comportamento. Cada linguagem pode promover um tipo de engajamento.
Nem sempre o conteúdo de pessoa física promove a mesma reação do conteúdo de pessoa jurídica. Entretanto, a comparação é extremamente útil, já que os seguidores dos profissionais podem ser, em parte, os mesmos da sua empresa.
Finalizando...
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