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8 dicas de neuromarketing para o seu negócio

Colunista: Tiago Pereiras

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O neuromarketing está conquistando o mundo e tem sido utilizado por quase todas as grandes empresas e universidades de alguma forma. Apesar de uma influência tão disseminada no mundo do marketing, muitas pessoas não sabem exatamente o que é neuromarketing ou como ele pode ser usado com eficácia.

1. A importância do olhar do olho

É notícia velha que anúncios que incluem pessoas são muito mais eficazes do que aqueles que não incluem. Em particular, imagens e vídeos que incluem bebês tendem a atrair mais atenção e foco de clientes em potencial. Os anunciantes há muito tentam aumentar as vendas de produtos para bebês usando closes de rostos adoráveis ​​de bebês – com a ajuda da tecnologia de rastreamento ocular, eles identificaram que isso por si só não é suficiente.

Os pesquisadores descobriram que, quando o bebê olha para o rosto, os espectadores ficam muito mais focados no rosto do bebê em detrimento do foco no conteúdo do anúncio. No entanto, se o bebê está direcionando seu olhar para o produto ou texto, o espectador irá de fato focar no conteúdo da propaganda.

Conclusão: como resultado de tais descobertas, os anunciantes já perceberam que, embora as carinhas dos bebês sejam populares entre os consumidores, eles também se certificam de que o bebê está olhando para o que desejam que o consumidor compre. 

2. Como usar uma embalagem de forma eficaz

Todos nós conhecemos a sensação de ser atraído por embalagens particularmente marcantes ou atraentes. Os anunciantes sempre souberam que nem sempre é o que está dentro que conta, mas a neuroimagem conseguiu levar isso a um nível totalmente novo. Marcas como Campbell’s e Frito-Lay usaram a neuroimagem para reimaginar suas embalagens. Em estudos, os clientes viram embalagens com suas respostas registradas como positivas, negativas ou neutras. Além disso, eles foram entrevistados extensivamente em relação à cor, texto e imagens.

Esta pesquisa revelou que os clientes tiveram uma resposta negativa à embalagem brilhante, mas não mostrou uma resposta negativa à embalagem fosca. A Frito-Lay então descartou a embalagem brilhante e continuou com o novo visual fosco.

3. Cor é a chave de tudo!

Ao selecionar as cores, lembre-se de que você pode estar influenciando a maneira como os clientes em potencial se sentem. As cores podem evocar uma ampla gama de emoções, com estudos mostrando consistentemente uma ligação entre certas cores e certas emoções.

Utilizar uma cor de forma eficaz pode ser uma ferramenta de marketing poderosa. Um dos exemplos mais infames é o uso onipresente da cor vermelha pela Coca-Cola,  mas há muitas outras empresas que também usaram a cor com grande efeito. Os especialistas em neuromarketing aplicado à cor e publicidade dividiram as cores em subgrupos como um guia de como elas podem ser usadas com eficácia. Os azuis frios, por exemplo, são a cor preferida se você deseja atrair profissionais.

4. Eficiência do anúncio

Por muitos anos, as imagens cerebrais foram puramente reserva do acadêmico ou do científico. O neuromarketing, no entanto, explorou o incrível potencial da imagem fMRI (Ressonância Magnética Funcional) para nos fornecer percepções sobre o comportamento humano e os hábitos de consumo.

Um exemplo de como o neuromarketing fez uso do fMRI é comparar as campanhas publicitárias antes de lançá-las ao público em geral. Em um estudo específico, três anúncios diferentes da linha direta do National Cancer Institute foram vistos pelos participantes. A campanha publicitária que provocou a maior quantidade de atividade cerebral em uma determinada região, levou a um número significativamente maior de ligações para a linha direta. Esta abordagem inovadora é um novo caminho para identificar campanhas publicitárias que irão envolver genuinamente o público.

5. Paralisia na hora da decisão

Às vezes, a pesquisa do comportamento do consumidor vai contra o que acreditávamos anteriormente. Um estudo da Universidade de Columbia revelou que muitas opções podem, na verdade, ser um impedimento para clientes em potencial. Usando diferentes tipos de configurações, eles descobriram que monitores contendo uma ampla gama de opções tinham menos probabilidade de fazer os clientes pararem.

6. Avaliação da satisfação emocional

Emotion Response Analysis (ERA) usa imagens de EEG (Eletroencefalografia) para identificar a resposta emocional de um indivíduo a um produto, anúncio, etc.

Nosso nível de envolvimento ou excitação emocional em relação a um produto é inestimável para o anunciante. Se, por exemplo, o consumidor experimenta altos níveis de frustração em resposta ao seu produto, então há evidentemente um problema de usabilidade que você pode querer resolver. O EEG pode ser usado para avaliar a satisfação do consumidor: em um estudo, ele foi usado para avaliar a satisfação com um tratamento dermatológico. Eles descobriram que a satisfação do cliente está correlacionada à ativação dos circuitos neurais envolvidos na avaliação da beleza facial.

Como o fMRI, o EEG pode lançar luz sobre as formas mais eficazes de publicidade (entre outros usos). Se você estiver interessado em como o EEG pode ser usado em conjunto com o software iMotions, verifique este link.

7. Aversão à perda

Uma descoberta interessante utilizada pelo neuromarketing é que as pessoas realmente não querem perder. As pessoas estão tão preocupadas com o que podem perder quanto com o que podem ganhar. Por esse motivo, as estratégias de “compre antes que acabe” são altamente eficazes.

Quando a opção alternativa é apresentada como uma perda, os consumidores são muito mais propensos a comprar. Por esse motivo, um conceito denominado “enquadramento” é muito importante no neuromarketing. Essa técnica é a forma como os anunciantes apresentam as decisões aos consumidores de uma forma que os torna mais propensos a gastar dinheiro.

8. Ancoragem de preços

A primeira informação que seu cliente recebe é muito importante. Pode ser a base para qualquer tomada de decisão subsequente e definir o tom para seu comportamento de compra. Os neurocientistas descobriram uma falha no funcionamento da mente e como ela toma decisões. Como indivíduos, raramente somos capazes de avaliar o valor de algo com base em seu valor intrínseco, mas, em vez disso, compará-lo com as opções circundantes.

Uma aplicação valiosa do neuromarketing, portanto, é tirar vantagem desse “efeito de ancoragem”. Se, por exemplo, você está olhando para dois quartos de hotel com preços semelhantes, mas um oferece um café grátis pela manhã, é muito mais provável que você opte com o café grátis. Provavelmente, você não explorará a qualidade dos quartos oferecidos ou quaisquer recursos detalhados.

Os anunciantes geralmente aproveitam isso ao comparar pacotes de pacotes ou negócios entre si. Dessa forma, muitas vezes podemos nos ver assinando contratos ou um compromisso de um ano.

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