Neuromarketing é o estudo formal das respostas do cérebro à publicidade e ao branding das marcas. O termo foi introduzido pela primeira vez em 2002, mas o interesse no cérebro humano para fins de marketing já estava presente desde a década de 1990.
O que os pesquisadores fazem, basicamente, é medir as ondas cerebrais do cliente por meio de tecnologias bem bacanas, como por exemplo, exames com ressonância magnética e eletroencefalograma. São métodos de diagnóstico em saúde, mas com uma aplicação diferente. Neste caso, seu uso se volta a investigar quais processos no cérebro do consumidor influenciam suas decisões de compra, ou seja, as empresas aprendem porque seus clientes tomam as decisões.
Sabe a localização dos produtos em uma loja? Você achou que era tudo aleatório? Nada mais longe da realidade! Os alimentos básicos estão sempre no final do estabelecimento para que você gaste o máximo possível com a loja. Assim, você acaba comprando algo que não precisa. Dentro de uma mesma seção, a localização dos produtos mais caros ou mais rentáveis da loja seguramente serão sempre os mais visíveis.
Abaixo eu listo 6 exemplos práticos para você usar o neuromarketing nas suas vendas:
Música
Todas as redes de lojas têm música, por quê? para incentivar a compra; desta forma, se você se sentir confortável na loja seu consumo aumenta.
Carrinhos de compras
Você achou que eles estão ali apenas para deixar você mais confortável? Lamento informar que o seu conforto é fundamental para aumentar o consumo.
Cheiro bom
As lojas físicas procuram sempre fazer cheirar bem para que o cliente se sinta confortável. Afinal, você compraria roupas ou comida em uma loja que cheira mal?
Desordem das liquidações
Durante o resto do ano, as lojas de roupas estão imaculadas, por outro lado, nas liquidações reina a desordem. A desorganização desses produtos dá uma sensação de caça por preços e, portanto, de “melhores pechinchas”.
Preço
O preço com 9 é outra técnica estrela do neuromarketing tradicional para que você sinta que está comprando um produto mais barato.
Vídeos testemunhais
Uma técnica amplamente utilizada pelo e-commerce para convencer o cliente indeciso.