Somos gestores e temos que tomar decisões importantes para o crescimento do negócio, certo? ATENÇÃO! É com essa visão que muito gestor acredita estar no comando do negócio.
Posso afirmar que boa parte se encontra no cenário “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”, ditado famoso cantado por Zeca Pagodinho.
Não estou dizendo que você se encontra nessa situação, ok? Entretanto, vale a pena ler até o final para identificar suas falhas e saber o que melhorar para manter seu negócio na rédea curta.
1. Tráfego pago sem plano de fidelização
Calma, não estou dizendo que tráfego pago é errado. Muito pelo contrário, é essencial para manter um bom fluxo de visitantes, desde que você tenha planejamento para reduzir cada vez mais a rotatividade de clientes, tendo cada vez menos necessidade de investir rios de dinheiro em captação de leads.
Se você tem orçamento mensal para tráfego, mas não tem planejamento e nem metas para redução da rotatividade de clientes, terá que investir mais e mais em anúncios para atrair interessados, com custo para captação de leads cada vez mais caro.
Cada cliente que você mantém em sua academia é menos um que você precisa atrair. Nunca esqueça disso!
Sabe o que mais me incomoda em nosso mercado? Campanhas genéricas com tráfego pago, sem propostas únicas de valor. As redes sociais estão cheias de anúncios parecidos, mudando apenas os nomes e endereços físicos dos estabelecimentos. Isso torna seu investimento impraticável. Somente as agências de marketing digital ganham com isso.
2. Falta de processos
“Seu negócio precisa de processos bem estruturados…” Você escuta isso toda hora de consultores do mercado e já está sem paciência, concorda? Eu mesmo digo isso toda hora, seja onde for.
Se eu repito isso com frequência, é por conta da grande importância do seu negócio ter em cada setor um fluxo de trabalho coordenado, de forma que toda a sua equipe possa executar com maestria tudo aquilo que foi prometido pelo “P” de promoção nas campanhas de marketing, inclusive utilizando tráfego pago.
Se sua marca promete algo e sua equipe não entrega, esteja certo de que está fazendo propaganda enganosa. É como nos anúncios de comida com imagens, tendo as letrinhas pequenas dizendo “imagem meramente ilustrativa”.
No marketing de serviços também temos o “P” de Processos. Estes são fundamentais para a entrega de valor ao cliente. São eles que fazem com que o cliente tenha a certeza de que acertou na contratação. É a “tangibilização” do serviço.
Se o mercado fitness brasileiro investe mais em tráfego pago para atrair clientes do que na criação de processos para entrega e fidelização, torna claro o fato de sermos o segundo maior mercado do mundo em número de estabelecimentos, mas não em faturamento ou número de clientes. Minha opinião pessoal, ok?
3. Falta de treinamento ou treinamento mal feito
Não treinar sua equipe com frequência significa entregar ao profissional o poder de fazer aquilo que acha certo.
Mesmo com excelentes intenções, os profissionais podem levar seu negócio para o abismo. A marca é sua. A percepção que o cliente tem da sua marca é responsabilidade sua.
Você pode ter os melhores professores, os que mais entendem de métodos de treinamento, fisiologia e biomecânica. Deixe que eles apliquem todo esse conhecimento, mas da forma que você deseja que sua marca seja percebida.
Imagine uma equipe inteira fazendo o que acha certo, sendo que cada um tem uma visão distinta do negócio, além de opiniões diferentes sobre como realizar tarefas.
Só existe uma coisa pior do que não treinar a equipe com frequência: treinar da forma incorreta. Treinar de forma incorreta é desperdício de recursos, além de ter a mesma eficácia de não treinar.
Colocar sua equipe para apresentar slides sobre bioenergética ou biomecânica é inútil quando se trata de entrega. Sua marca fez uma promessa ao cliente, precisa de processos para que a entrega seja feita da mesma forma por todos. O treinamento tem a ver com repetição, repetição, repetição, até que determinada tarefa seja realizada quase no automático.
Considerações finais
O primeiro erro cometido pela gestão é criar orçamento de tráfego pago sem “arrumar a casa” primeiro.
O “P” de Promoção está longe de ser mais importante do que os “Ps” de Produto, Preço, Praça, Pessoas e Processos no Marketing de Serviços.
Quem é de vendas sempre dirá que o “coração do negócio” é o setor de vendas, gestores de finanças dirão que são as finanças, gestores de processos dirão que são os processos, assim como o RH dirá que são as pessoas.
Gestor, olhe para o seu negócio e pense:
O que está rolando em meu negócio,
a ponto de me deixar com falsa sensação de comando?
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