Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Climatizadores ambientais

Colunista: Almir Facchinatto

Publicidade

Com a chegada da primavera e logo o verão, um grande aliado das academias nas temperaturas altas são os climatizadores e nesta edição falarei sobre climatizadores ambientais, um novo sistema e um grande aliado na ventilação forçada em lugares onde o pé direito (altura do teto) é acima de 4,5m de altura.

A minha grande preocupação á com a manutenção dos equipamentos de musculação e cárdio que ficarão à exposição desse vapor se forem instalados abaixo dessa altura e a grande maioria das academias está sentindo esse problema.

Climatização Ambiental por Névoa Evaporativa

Trata-se de um sistema inovador de redução de temperatura 100% ecológico. Utiliza água filtrada, pulverizada sob alta pressão, através de bicos aspersores especiais e ultrafinos criando uma névoa composta de bilhões de micro-gotículas de água (10 microns).

A névoa, ao flutuar no ar, produz um considerável resfriamento do ambiente (a evaporação de 1 litro de água propicia um efeito de resfriamento equivalente a 7 Kg de gelo). Quando ½ litro de água passa do estado líquido para o estado de vapor consome 1,160 BTUs de calor. Um bom exemplo de névoa evaporativa é o efeito do nevoeiro durante o verão que, em contato com o corpo, provoca aquela sensação de frescor na pele.

O sistema está dimensionado para o resfriamento de médios e grandes ambientes, abertos ou semi-fechados, em locais quentes, secos e até mesmo com umidade relativa moderada.

A redução da temperatura é proporcional à umidade relativa do ar no ambiente. Quanto mais baixa a umidade relativa do ar no ambiente, mais micro-gotículas serão evaporadas e, consequentemente, mais calor será removido do ambiente.

A tabela abaixo mostra o potencial de resfriamento em diferentes níveis de temperatura e umidade relativa durante o dia.

Tabela 1. Potencial de resfriamento dos climatizadores ambientais

Para calcular o efeito do resfriamento no ambiente, encontre, na coluna vertical, a umidade relativa e, na coluna horizontal, a temperatura externa. Descendo até a interseção com a umidade relativa, verificar-se-á o potencial de decréscimo(C) da temperatura.
Exemplo:
> Umidade Relativa= 60 %
> Temperatura Externa = 35º C
> Teremos um potencial de decréscimo de 7º C, ou seja, a temperatura pode  decrescer até 28º C.

OBS.: mede-se a temperatura externa com termômetro normal e a temperatura interna com termômetro de bulbo úmido.

Importância do controle da temperatura

A temperatura do corpo humano é 36º C. Quando o calor excede, o calor radiante busca uma superfície mais fria, então o corpo humano absorve essa radiação provocando desconforto. Com a redução do calor radiante podemos:

  • Estabelecer o conforto térmico do ambiente e das pessoas;
  • Aumentar a vida útil dos equipamentos;
  • Reduzir o efeito da expansão e contração das telhas nos galpões;
  • Aumentar a produtividade e acuidade mental dos funcionários e alunos, diminuindo os afastamentos por stress e descuidos causados pelo desconforto térmico.

Já existe uma conscientização dos prejuízos ocasionados pelo calor excessivo que diminui a produção, erros de processamento, absenteísmo e acidentes de trabalho.

Climatizadores: banda larga ou banda estreita

A grande vantagem do sistema de ventiladores com deslocamento de ar em banda larga é a obtenção de uma imediata dispersão da névoa no ambiente. Com este sistema, as micro-gotículas não se aglutinam e se espalham completamente facilitando, assim, a dispersão da névoa.

Observe-se que, nos outros sistemas que utilizam exaustores com a função de ventiladores, o deslocamento do ar se faz em banda estreita não sendo essa tecnologia a adequada devido às micro-gotículas se aglutinarem tornando-as densas e dificultando, assim, a dispersão da névoa no ambiente.

Observe as imagens abaixo:

A foto mostra o climatizador com o deslocamento de ar em banda larga espalhando a névoa evaporativa com ampla dispersão.

A foto mostra um sistema com exaustor utilizado com a função de ventilador que, por comprimir o ar entre as paredes da carcaça, passa a ter banda estreita de deslocamento, dificultando, assim, a dispersão das partículas de ar.

Benefícios do Sistema

  • Redução do calor, aumentando significativamente o conforto das pessoas.
  • Redução da poeira em suspensão.
  • Redução de odor.
  • Redução de gases.
  • Controle da eletricidade estática.
  • Aumenta a umidade e a qualidade do ar no ambiente, beneficiando a respiração
  • Aumento da eficiência dos meios produtivos.
  • Por ser névoa produzida via água filtrada, pode ser utilizada de forma segura, sem receio.
  • Baixo custo de instalação.
  • Baixo consumo de energia.

Malefícios do Sistema

O Sistema de Climatização Ambiental nas salas de musculação, cardio e spinning poderá afetar os aparelhos, podendo haver um acúmulo de gotículas de água no metalão e nas emendas (soldas que são mais duras porém mais porosas mesmo com pintura eletrostática) e provocando assim, alguns pontos de ferrugem.

Assim, a manutenção preventiva deverá ser feita de forma periódica, secando-os todas as noites antes de fechar a academia e passando cera automotiva ou produtos similares que contenham silicone em sua formulação, uma vez a cada 20 dias. Essa manutenção vai aumentar em até 70% da vida útil dos seus equipamentos. 

Manutenção dos climatizadores ambientais

Para fazer a limpeza dos climatizadores, utilize um pano úmido com água e detergente neutro para limpar as partes plásticas. Se houver muita poeira, utilizar um aspirador de pó ou um pequeno compressor para facilitar a remoção no compartimento do motor. Para proteção das partes plásticas, utilize silicone em aerossol e em seguida passe uma flanela seca.

Manutenção PREVENTIVA dos climatizadores

  • Semestralmente, coloque uma soma de óleo desingripante aerossol na parte giratória do ventilador.
  • Em lugares suscetíveis à poeira ou maresia, trimestralmente limpe e coloque um antiferrugem na parte metálica.  
  • Limpe as partes do ventilador e em seguida passe uma cera automotiva nas peças metálicas e pintadas, nas partes cromadas utilize “limpa-cromo”.
  • Verifique sempre o suporte e os parafusos que sustentam o aparelho.
  • Verifique a folga nas partes que se movimentam ex.: eixo do motor, pino do suporte da cabeça do ventilador
  • Verifique se alguma parte do sistema giratório está prendendo o movimento.
  • Verifique se o eixo do motor está rodando livremente.
  • Verifique a tubulação de água que alimenta o climatizador constantemente
  • Verifique o leque do pulverizador do climatizador constantemente para evitar entupimento.
  • Verifique os rolamentos (o ruído nos mancais deverá ser observado em intervalos regulares de 30 à 60 dias. Um ouvido bem treinado é perfeitamente capaz de distinguir o aparecimento de ruído anômalo, mesmo empregando meios muitos simples (uma chave de fenda, etc.), sem necessidade de recorrer a cornetas acústicas ou estetoscópios comumente encontrados no mercado. Um zumbido uniforme é sinal de que o rolamento está trabalhando em perfeitas condições).

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar