Sabe aqueles dias em que você trabalha feito um louco e chega ao final do seu horário, olha para trás e tem a impressão de que faltou fazer muita coisa? E às vezes não é só impressão, faltou mesmo! Você que é líder, proprietário, gestor, coordenador técnico ou qualquer função similar em uma academia, precisa verificar como está a adesão de novos alunos, se há aparelhos precisando de manutenção, se os vestiários estão em ordem e ainda, pensar em soluções e inovações para o seu negócio… Olha quantas tarefas que muitas vezes não dá conta de resolver.
QUEM É O CULPADO?
É comum procurarmos um culpado para a nossa baixa produtividade; quase sempre, o culpado é o tempo. Mas se observarmos com cuidado e “pés no chão”, percebemos que talvez ele não seja o vilão e sim, a má distribuição das demandas ao longo do tempo que nos cabe para resolvê-las. E por que isto acontece? Em grande parte, por má escolha da prioridade do que resolver e/ou pela não eliminação das interferências.
Há uma equação simples que demonstra a Performance como sendo o resultado do potencial menos a interferência (Performance=potencial-interferência); ou seja, de nada adianta ter um ótimo potencial para entregas, se não for capaz de eliminar as interferências. Ao contrário, quando o líder otimiza seu potencial e diminui as interferências, sua produtividade alcança ótimos níveis de excelência.
Mas, muitos podem me questionar sobre o porquê de trazer este assunto à tona em uma coluna sobre liderança. O motivo é simples: uma vez que todo líder é visto como uma referência pelo seu time, é esperado que todos criem uma expectativa acerca das ações, devolutivas e resoluções de pendências, por parte deste líder. Desta forma, faz-se necessário que toda liderança tenha em mente que o planejamento diário é uma das condições para que a produtividade seja otimizada.
Ferramentas como o Método Kanban e a Matriz de Einsenhower, a aplicação de técnicas que visam o fim da procrastinação e a leitura de literatura especializada em planejamento e produtividade são sempre bem-vindos.
O objetivo desta reflexão é levar o Líder à conscientização da importância de buscar meios para que sua organização diária seja motivo de inspiração aos seus liderados e consequentemente, aumento da produtividade e da entrega de todo o time da empresa que lidera.
Boa sorte e até breve!