O propósito da sua academia é aquilo que você ama fazer, aquilo te move, o que te diferencia da concorrência e o que os seus clientes amam que você faça bem feito. Trabalhar para um propósito na academia, muitas vezes, vai no sentido contrário do que a maioria das pessoas busca e do que a maioria das pessoas oferecem.
O que vemos por aí é:
- Salve a sua empresa em 21 dias.
- Bata recordes de vendas em 3 passos.
- Ganhe muito dinheiro sem fazer muito esforço.
E muito gestores de academia estão vendo isso e dizendo:
“Nossa, 21 dias? Quanto tempo! Será que tem algum método para conseguir em 10 dias?”
“São só 3 passos, mas no primeiro passo, eu tenho que me matricular em um curso, não tenho dinheiro para isso, não vou nem começar.”
“Isso que eles falam para fazer para ganhar muito dinheiro sem esforço, é tudo coisa que eu já faço. Não preciso disso!”
Nada contra resultados rápidos e nada contra empresas que usam estas chamadas. O que queremos alertar é: seu foco está só nas ações imediatas e nos resultados rápidos? Isso tem te levado a grandes diferenciais?
Trabalhar o propósito no mercado de fitness é totalmente diferente. O trabalho com propósito te diz:
- Faça com excelência e não fique ansioso com os resultados. Eles virão e serão muito grandes, mas talvez não seja tão rápido quanto você está pensando.
- Viver seu propósito não é sobre você. É sobre as outras pessoas. Dedique-se para entregar algo melhor ao próximo.
- Você vai fazer esforços que, muitas vezes, vão parecer em vão, mas uma hora as coisas vão começar a vingar. Tenha paciência.
Não é nada comercial, não é? Você ficaria atraído por essas “propagandas” do propósito? Por isso existem poucas pessoas buscando e poucas pessoas oferecendo.
Engraçado é que todos querem ser diferenciados. Mas quando aparece uma solução diferenciada, muitos rejeitam para buscar as mesmas soluções comerciais.
Pense nisso e tome decisões!
Alguns questionamentos finais para você, gestor:
- O que, de fato, você ama fazer?
- Você tem se destacado e concentrado seus esforços nisso?
- Como seus clientes têm percebido os seus diferenciais?
- Você tem feito pesquisas de satisfação na sua academia para ver se realmente eles percebem seus diferenciais? Coloque essa pergunta na pesquisa: “qual é o maior diferencial da academia e por quê?
- Você fez uma análise SWOT (análise de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças) esse ano? Se não fez, AGORA é um bom momento de fazer!