Ter um time engajado é o sonho de todo gestor, alguém duvida disto?
Primeiro vamos entender o que pode significar este engajamento: quando falamos nele, podemos pensar em comprometimento, que por vezes é confundido com compromisso; porém, são coisas distintas. A pessoa compromissada é pontual na entrada e na saída, é assídua e costuma entregar todas as demandas dentro dos prazos e isto é muito importante para a empresa, não há como negar. Mas o comprometido é aquele que, além de cumprir com seus compromissos, vai além: ele se envolve genuinamente com aquilo que se propõe a fazer e busca a excelência com muita constância.
Quando falamos em engajamento no trabalho, estamos nos referindo a este colaborador comprometido com seu empenho, que afetará de forma positiva no seu desempenho. E este comprometimento é otimizado quando o funcionário percebe um alinhamento entre as metas, objetivos e valores da empresa, com o bom clima organizacional e a qualidade de vida no ambiente laboral.
Mas o sonhado engajamento, é influenciado por diversos fatores. Numa pesquisa recente de uma empresa de benefícios em parceria com a FGV, três fatores foram citados como aqueles que mais influenciam o engajamento em empresas brasileiras:
1. Confiança na liderança
“Empresas contratam gestores, mas é o time que fará dele líder ou não!”.
Apesar de ser algo óbvio (mas até o óbvio precisa ser dito!), é de suma importância ter este conceito em mente, seja você o dono, sócio ou gestor da empresa. Enquanto a equipe não reconhecer aquele que está na condução das pessoas como um líder, todo o processo de engajamento poderá ser afetado. É necessário que o time sinta-se confiante na coerência das propostas apresentadas, na transparência dos processos, na imparcialidade das decisões e ainda, no comunicação estabelecida.
2. Significado do trabalho na vida das pessoas
Para que alguém se sinta motivado e engajado em alguma demanda, é necessário que aquilo faça sentido para ele; as pessoas envolvidas precisam enxergar um propósito para que façam o que precisa ser feito e assim desenvolvam uma identidade com seus empregos. Também é de suma importância que reconheçam o impacto de sua atividade nos resultados da organização, ou seja, qual o seu valor dentro da empresa.
3. Boas práticas de gestão
Por último, porém não menos importante, as boas práticas de gestão impactam diretamente nos dois fatores citados anteriormente. O desenvolvimento de uma cultura de feedback que gere feedfoward (uma ferramenta que visa a ajudar os colaboradores a identificar e alcançar seus objetivos futuros), a definição de processos bem definidos e alinhados aos objetivos da empresa e o ajuste entre as expectativas dos colaboradores com a realidade da organização, são decisivos para criar engajamento no time.
Dito isto, arrisco-me a dizer que o sonhado engajamento no trabalho passa diretamente pela gestão/liderança da empresa, não é uma responsabilidade apenas do funcionário.
Boa sorte e até breve!