Estar acessível, nos dias atuais, talvez seja uma das missões mais complexas para um gestor/líder. As demandas são tantas, que por vezes, estar disponível para escutar ativamente, orientar e cuidar do seu colaborador é uma tarefa quase hercúlea, pois quando pensamos no Líder Acessível, visualizamos alguém aberto ao diálogo, a opiniões e a ideias vindas de seus liderados. E para isto, é necessário tempo e a vontade genuína de dispor deste tempo para o funcionário.
Este líder age de forma ética, coerente e transparente, compartilha informações, estimula o desenvolvimento das pessoas que compõem a empresa e, sobretudo, as trata de forma humana e respeitosa, fazendo com que se sintam valorizadas.
Acessível x portas abertas
Muitos líderes confundem “ser acessível” com estar “sempre com as portas abertas”. A segunda opção dá a ideia de que, a qualquer momento, o colaborador pode adentrar o espaço físico do gestor, e tratar dos assuntos que lhe interessam. Esta facilidade de acesso transmite um sinal de apoio ao funcionário, porém, pode ser danoso ao gestor pois estar sempre disponível para o time requer um tempo que, na maioria das vezes, deveria ser destinado à produtividade.
Estar acessível não é estar disponível a qualquer tempo!
Estar acessível requer algumas habilidades e rotinas; não estar disponível a qualquer tempo poderá, inclusive, afastar algumas pessoas que por não entenderem a sua necessidade de entrega, precisam acostumar-se com a nova rotina de não entrar sempre que desejarem.
Diferença entre o “acessível” e o “portas abertas”
Características do Líder “Porta Aberta”
- Os funcionários podem lhe acessar pessoalmente ou por meios digitais à vontade e a qualquer hora.
- Está sempre disponível ainda que custe sua entrega.
- Desrespeita o seu próprio tempo, muitas vezes tendo que trabalhar mais horas por não conseguir dar conta dentro do tempo previsto.
- As interações nem sempre são eficientes por não praticar a escuta ativa.
Características do Líder “Acessível”
- Os membros do time sabem que há o acesso, porém de forma estruturada e se necessário, agendado.
- As interrupções, se necessárias, são por conta de urgências a serem resolvidas.
- Demonstra respeito pelo seu tempo e pelo dos outros.
- Disponibiliza tempo para si próprio.
- As interações com os integrantes do time são de melhor qualidade, pois são estruturadas.
Como ser acessível
- Quando atender alguém, ouça tanto quanto fala.
- Esteja atento ao clima organizacional e aos sentimentos e comportamentos dos colaboradores.
- Observe sinais não verbais (cerca de 65% a 80% do processo de comunicação se dá por canais não verbais).
- Ouça com respeito e mantenha o contato visual.
- Elimine as distrações e dê uma genuína atenção ao interlocutor.
- Escute sem interromper.
Para refletir...
Optou por ser um Líder Acessível? Faça disto um hábito e seja transparente com o time; você descobrirá que é capaz de fazer mais devido a menos interrupções de portas abertas.
Boa sorte e até breve!