Final de ano chegando e 2024 se aproximando. Sempre é tempo de refletir, repensar e corrigir a rota, afinal, planejamento e preparação não fazem mal a ninguém, principalmente a quem lidera um time e cuida de pessoas.
Que o sucesso no passado não garante nada no presente e nem no futuro, todos sabemos; inclusive, não custa nada repetir que o sucesso passado gera apenas novas expectativas e responsabilidades.
Precisamos entender que cuidar de gente é cuidar do nosso cliente (interno e externo); isto não é nada novo, porém, o que muda rápida e constantemente, é a forma como cuidamos das pessoas. Não podemos perder de vista que vivemos em um mundo tecnológico onde as barreiras de informação e comunicação, caem a cada dia. Hoje, nossos funcionários estão cada vez mais interessados em locais para trabalhar que lhes proporcione aprendizado, possibilidade de crescimento, valorização, reconhecimento e qualidade de vida. Um ambiente saudável, onde impere o respeito à diversidade e que proporcione flexibilidade de dias e horários, passou a ser a meta da atualidade.
E qual o segredo do futuro?
É impossível prever o futuro, mas se você entender as forças do passado, vai identificar as forças do presente e, consequentemente, planejar melhor o futuro.
Enquanto líder, não se trata de agradar as gerações; se focar apenas nesta questão, corre o risco de não satisfazer ninguém. Faça do local de trabalho um ambiente de aprendizados, desenvolvimento pessoal e profissional e que seja agradável estar ali. O interesse e o engajamento serão consequências.
O cenário da liderança para 2024
Ainda sob a ótica da diversidade, do volume de informações e da consolidação do trabalho presencial (dependendo, obviamente, da natureza da organização), o que temos de cenário para 2024 são empresas compostas por diferentes gerações e, mais uma vez para que não percamos de vista, com uma enorme diversidade convivendo no mesmo ambiente.
Uma gestão moderna, onde as decisões e implementações de novos projetos olhe primeiro a “QUEM” e depois “O QUE”, será um diferencial competitivo. E para que isto ocorra de forma eficiente e eficaz, a escuta ativa será uma habilidade muito exigida.
E dentro desta perspectiva do encontro de gerações na empresa, surge a figura do Líder Conector, que será aquele, como o nome sugere, que fará a ponte (ou conexões), entre os diversos integrantes do seu time. A sua capacidade de comunicação e mediação de conflitos será colocada à prova constantemente.
Por último, não menos importante, será um desafio fazer com que todos – do porteiro ao maior cargo da empresa – entendam de análise de dados. A leitura correta dos números poderá decidir a demissão ou a manutenção do crachá.
O AMANHÃ CHEGA MAIS RÁPIDO HOJE
Neste mundo conectado, temos respostas para tudo. Irá sobreviver e andar pra frente quem souber fazer as perguntas corretas. E são estes questionamentos que poderão renovar as esperanças do futuro.
PARA REFLETIR…
O grande líder é admirado pelo seu futuro declarado e não pelo que já conquistou em sua carreira!
Boa sorte e até 2024!