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Fui promovido, e agora?

Colunista: Thiago Villaça

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Que você vai ter novas atribuições, muitas responsabilidades e, provavelmente, algumas dores de cabeça você já sabe. O que você não sabe é que existem certos elementos que você pode inserir no seu dia-dia que tornarão a sua rotina de trabalho infinitamente melhor. 

Não tenho a pretensão que você acredite em 100% do que tenho para dizer, mas se ficar registrado na sua memória que, para ser bem-sucedido como gestor, você precisa focar em saber e aprender a “lidar com pessoas” minha missão neste artigo estará cumprida. Veja bem: eu não disse “gerenciar pessoas”, “controlar tarefas” nem “administrar resultados”. Eu disse “lidar com pessoas” e, do ponto de vista de quem tem ótimos relacionamentos (com os clientes e funcionários) como deve ser o seu caso, essa tarefa parece ser fácil, certo? 

Antes de dizer que você está MUITO equivocado é preciso entender que, em qualquer empresa, as atividades são divididas em (1) ações Estratégicas; (2) ações de Gestão; (3) ações Operacionais. Essa divisão serve para que as pessoas de cada setor entendam suas funções, tarefas, responsabilidades e papéis.  Tal divisão é tão importante que, na literatura administrativa, apelidaram essa distinção de “o fator EGO” em referência às suas iniciais. 

O seu papel na nova função

Se você acabou de ser promovido, a sua primeira preocupação deve ser entender o papel, a função, a tarefa e a responsabilidade de cada cargo nos diferentes “setores” da organização (estratégicos, gerenciais e operacionais). Se a empresa que te promoveu não tem isso ESCRITO (99% das empresas fitness não tem) a dica que te dou é escrever agora, antes que você caia na armadilha de virar um bombeiro fitness que, diferente do que o nome sugere, é alguém sem tempo, sem prioridade, sem paz, que passa o tempo todo fazendo malabarismo para a vida profissional não atrapalhar a vida pessoal e que, quando não tem um incêndio para apagar, se sente inútil.  Muito gestor, coordenador e até proprietário de empresa fitness não sabe diferenciar as atividades de cada setor e acaba gerenciando muito mal o seu tempo, as pessoas e, consequentemente, o próprio negócio. 

De posse das responsabilidades, tarefas, funções e atividades de cada cargo e setor, DEBRUCE-SE sobre as circunstâncias (desempenho da empresa) que você assumiu o novo cargo! Descubra qual foi o motivo da demissão de quem ocupava o seu cargo! Tenha certeza dos motivos que te fizeram ser promovido! Tais informações servem para nortear a forma como vai, mais uma vez, “lidar com as pessoas”.

Agora preste muita atenção no que eu vou te dizer: se você acredita que o que te fez ser promovido é o que vai te fazer ter êxito na nova função, entenda que, mais importante do que cultivar ótimos relacionamentos, o sucesso da sua nova atividade vai depender (1) do compromisso que você vai ter com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus liderados; (2) da habilidade que você vai ter para DIZER NÃO para as demandas que não forem de sua responsabilidade; (3) da capacidade que você vai ter de se indignar com as coisas que você acredita que estão erradas e que não funcionam e (4) da disposição que você vai ter para provocar e, ao mesmo tempo, brigar pelos seus liderados. 

Como lidar com pessoas

Se alguma coisa do que você leu até aqui fez sentido, o que tenho para te dizer agora pode ser ainda mais constrangedor: o grande dilema de quem acabou de ser promovido é o de entender que a habilidade de se indispor com as pessoas é mais relevante do que o comportamento de cultivar ótimos relacionamentos

É nesse ponto que a maioria dos gestores se afundam. Eles não sabem “virar a chave”, pois acreditam que saber “lidar com pessoas” significa “ser agradável com todo mundo”. Só que ISSO NÃO EXISTE em um cargo onde você vai ter que desenvolver pessoas, “dizer não” a todo momento, se indignar com comportamentos inaceitáveis, provocar  as pessoas e brigar por quem você investe e acredita. 

É fácil ser promovido, mas ser bem-sucedido nessa missão, não. 

Para tornar o artigo mais objetivo e didático disponibilizo uma valiosa lista de comportamentos e habilidades que farão a diferença na sua vida, a partir de agora:

  • seja mais exigente que o seu antecessor
  • seja mais próximo das pessoas do que o seu antecessor
  • ouça mais as pessoas do que o seu antecessor
  • estabeleça regras mais rígidas do que o seu antecessor 
  • cobre mais do que o seu antecessor
  • fale mais do futuro da empresa do que o seu antecessor
  • provoque mais as pessoas do que o seu antecessor
  • elogie mais do que o seu antecessor
  • indigne-se mais do que o seu antecessor
  • tenha mais tempo para as pessoas do que o seu antecessor
  • resolva mais (mais rápido e maiores) problemas do que o seu antecessor

Passando no teste da nova função

Dito isso, quero te perguntar uma coisa: já testaram a sua autoridade hoje? Acostume-se, porque ela será testada para sempre (e de formas diferentes). A lista de comportamentos abaixo, além de valiosa, serve de alerta para te mostrar quando a sua autoridade está sendo testada:

  • Quando alguém descumpre uma determinação sua, é um teste. 
  • Quando alguém te faz ter retrabalho (ex: enviar algo que já foi enviado, falar algo que já foi falado), é um teste.
  • Quando alguém te solicita para te dar trabalho, ao invés de solicitar para entregar uma solução, é um teste.
  • Quando você precisa parar, constantemente o que está fazendo, para realizar uma tarefa que devia ser executada por outra pessoa, é um teste.
  • Quando você é solicitado a todo momento, para resolver o mesmo tipo de problema, é um teste.
  • Quando te fazem “dizer sim”, quando você precisa “dizer não”, colocando em jogo a sua prestatividade e a sua boa vontade, isso é um teste.
  • Quando te colocam duas situações distintas e te provocam a analisar como sendo uma situação idêntica, isso é um teste.

Líderes centralizadores (e inseguros) são os principais alvos de pessoas que gostam de testar a autoridade de seus chefes. Fique atento! 

Desempenhando a nova função

Muitos testes acontecem nas reuniões. Se você perde muito tempo tendo que “lavar roupa suja” ao invés de falar dos pontos principais (ou se os pontos principais das suas reuniões são para “lavar roupa suja”) pode ter certeza de que você não passou no teste do “corpo a corpo” com as pessoas. Isso significa dizer que, se você faz uma reunião e assuntos delicados e temas polêmicos fogem do seu controle, você precisa passar mais tempo de qualidade com cada indivíduo do seu ambiente de trabalho. 

Quer melhorar o corpo a corpo com as pessoas? Vamos de lista valiosa:

  • Nas primeiras semanas, preocupe-se em conhecer profundamente cada um que você irá exercer autoridade.
  • Se possível, agende uma reunião individual com cada um.
  • Siga um roteiro com as mesmas perguntas para todo mundo. Padronizar as perguntas serve para você enxergar os diferentes pontos de vista para uma mesma questão.
  • estabeleça um “objetivo” (“o que eu quero saber?”, “o que eu quero entender?”, “como posso ajudar essa pessoa a performar melhor?”) para a atividade “conhecer profundamente cada um”.
  • Não se limite às questões pessoais e profissionais. Esteja interessado no ser humano que você terá como companheiro de trabalho. Um bom “indicador” sobre a produtividade do tema “conhecer profundamente cada um” é o fato da conversa entrar em assuntos de família, assuntos espirituais mais profundos, questões afetivas individuais. Não se culpe por entrar em detalhes íntimos da vida dos seus liderados. As pessoas precisam de conexões verdadeiras!   
  • Exercite “ouvir”! muito provavelmente o seu antecessor (e até o superior dele, que agora é seu) não fazia isso. 
  • Em assuntos polêmicos e delicados, faça mais perguntas e evite dar muitas justificativas. As pessoas só querem alguém que as ouça. Se em um bate papo ou reunião informal você se sentir pressionado para dar uma justificativa, pergunte para a pessoa “como você se sentiu quando isso aconteceu?”.

 

Espero ter ajudado!

 

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