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Construindo uma equipe de sucesso

Colunista: Mauro Guiselini

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“O sucesso profissional é resultado de trabalho, dedicação e amor.”

Uma Equipe de Sucesso é construída ao longo de muitos anos, é o resultado da combinação de vários componentes que, provavelmente não estão todos identificados na literatura específica; sem dúvida existem muitos livros, relatos de experiências de consultores, estudos de casos de sucesso que, de alguma forma, nos ajudam a estabelecer uma estratégia.

Uma experiência de vida: os Três Pilares

Como Diretor Técnico e Professor das Academia Runner e Companhia Athletica, nos anos 80 e 90, além de ministrar muitas aulas de Ginástica Aeróbica e Localizada (sempre estive na linha de frente), me deparei com um novo desafio: construir uma equipe de professores para atender às demandas das academias – professores de ginástica, musculação e avaliação física.

Levei para as academias a minha experiência acadêmica, Professor da Escola de Educação Física, Mestre em Educação Física, autor de alguns livros e com larga experiência prática: 14 anos como Professor de Ginástica do Círculo Militar (sozinho tinha 600 alunos), além de ter trabalhado como Professor de Educação Física Escolar.

Uma sólida formação acadêmica, muita experiência prática, minha paixão pela Educação Física e pela arte de ensinar – sempre adorei estar em contato com crianças, adolescentes, adultos idosos – foram os três pilares que deram suporte para um novo desafio – Construir uma Equipe de Sucesso.

Os Centros de “Fitness”: Hardware, Software, Peopleware

As Academias de Ginástica, Centros de Fitness, Studios (Pilates, Funcional, Bike Class etc.), Small Place Fitness, Boutiques, Box de Treinamento, entre outros nomes dados aos locais de treinamento, (vamos utilizar, no texto o nome genérico Centros de Treinamento, como referência a todos os citados anteriormente), com foco na saúde e bem-estar, estética e performance de lazer, são organizados, sob meu ponto de vista, considerando os 3 componentes: Hardware, Software e Peopleware.

Figura 1. Componentes Estruturais, Organizacionais e Operacionais (Guiselini, 2022)

1. Hardware

Diz respeito à parte estrutural: instalações e equipamentos. A Arquitetura tem um papel importante, uma das áreas que mais se desenvolveu: construir um ambiente acolhedor, que propicia experiências agradáveis, de conforto visual, auditivo e cinestésico. A escolha de equipamentos, acessórios, salas de treinamento com recursos áudio visuais e tecnológicos fazem parte de academias sofisticadas (salas com controle de FC em tempo real, por exemplo) ou acessórios muito simples como os utilizados nos boxes de CrossFit. Salas específicas para o treinamento combinado – exercícios funcionais com máquinas tradicionais, com monitoramento da carga de treino, por exemplo (ORANGE, THE FLAME).  As salas com Gamificação, uma tendência sensacional, ficam restritas tendo em vista o alto custo. Importante salientar que, em determinado momento, o Hardware deixa de ser um diferencial pois muitos “concorrentes” são similares. Fique atento!

2. Software

Os alunos clientes compram exercícios ou programas? Este é uma discussão recente entre os especialistas em marketing, gestores técnicos e professores.

O que é mais eficaz?

O que atende as metas/objetivos dos alunos clientes? Se os alunos clientes pretendem emagrecer, por exemplo, serem orientados a participarem de um programa integrado de emagrecimento – exercícios com métodos de treinamento específicos (planejados, com controle das variáveis de treinamento) e orientação nutricional e suporte emocional?

Existe um programa de avaliação que permite fornecer informações significantes do estágio inicial e das mudanças que ocorrem ao longo do tempo de treinamento?

Programas de monitoramento de performance durante as aulas, programas de marketing de relacionamento, programas que fornecem feedback de performance em tempo real (durante as aulas) e após um período de treino. Modalidades de exercícios contemporâneas que atendem às necessidades e interesses dos alunos clientes – alta intensidade, alto gasto calórico, baixa complexidade, ao que tudo indica, são as mais procuradas – vide sucesso do CrossFit, CrossTraining, Treinamento Funcional. O mercado oferece inúmeros programas de Gestão Administrativa a Financeira, que facilitam sobremaneira a operação dos Centros de Treinamento.

3. Peopleware

Quando tudo fica igual…as pessoas fazem a diferença!

Nos Centros de Treinamento, as “pessoas” são as responsáveis pela dinâmica operacional dos vários departamentos: marketing, vendas e atendimento, administrativo, financeiro, manutenção e técnico; eu diria que é a parte viva da empresa.

Como citamos anteriormente, em determinado momento tudo fica muito parecido: as instalações, os equipamentos de última geração, as salas, os ambientes (cores, iluminação), as modalidades de exercícios, os programas de treinamento focados nos objetivos dos alunos, os softwares de avaliação, de gestão… eu diria que são os commodities do fitness. Isto significa que o grande desafio é construir uma Equipe de Sucesso, que tenha as competências necessárias para que o negócio tenha resultados satisfatórios: lucro no final do mês, ano, que tenha longevidade.

Para isso, é necessário estruturar um Programa de Educação Continuada – alguns denominam de Universidade Corporativa – com conteúdos e estratégias voltadas para a formação das “pessoas” (Peopleware). Infelizmente, você não tem um catálogo de profissionais disponíveis, como tem máquinas, equipamentos, softwares, que você compra pronto, é só instalar. No caso do “Peopleware”, você tem que selecionar e, a partir daí, treinar, treinar, treinar, diria, educá-los de acordo com os seus princípios filosóficos e técnicos.

Importante ressaltar que, nos Centros de Fitness, com raras exceções, diferente de outros tipos de empresa, o plano de carreira é bastante restrito, vide o caso das recepcionistas: aonde podem chegar? Um pouco diferente da área técnica, onde se começa como estagiário, professor de sala, coordenador, diretor técnico, personal trainer. Escolher as “pessoas” e treiná-las” se constitui no maior desafio dos Centros de Fitness que pretendem ter sucesso. Investir milhões no Hardware e Software, o que, sem dúvida é necessário, e não ter $$$ para investir nas pessoas, sob meu ponto de vista – afinal, são só 55 anos de experiência – tem sido um dos grandes problemas; na hora de treinar as equipes, em especial a da área técnica – afinal vendemos experiência cujo bem maior é o exercício – não tem verba disponível, aquela velha conversa…. Pensem sobre isto.

4. O Paradigma do Abandono (para refletir!)

Os Departamentos de Marketing, que hoje dispõem de inúmeras estratégias de venda, têm se mostrado eficiente no sentido de trazer os alunos/clientes para os Centros de Treinamento – vide os números de visitações – tudo indica que pós pandemia esses números são bastante animadores. O grande número de visitações tem se convertido em vendas. Isto significa que o departamento comercial também tem sido competente, pois os números indicam que as metas estão sendo batidas; inúmeras empresas têm apresentado balanços positivos, com altos níveis de lucratividade. Se o aluno/cliente compra o plano apresentado, significa que está “visualizando valores no seu investimento” naquilo que foi apresentado na hora da venda: o hardware e software, aparentemente conseguiram, em um primeiro momento, convencê-lo a fazer o investimento.

Figura 2. O Paradigma do Abandono (Guiselini, 2022)

Opa! Agora começou o grande desafio… ele vai estar nas mãos da área técnica… o Peopleware entra em ação, ele vai ser o responsável por fazer a diferença!

As evidências, muito tristes, têm demonstrado que o índice de abandono nos Centros de Treinamento ainda é muito grande, longe do ideal esperado; grande parte desiste entre os primeiros 3 a 6 meses…. Fica a pergunta: existe algum responsável por isso? Não é hora de fazer a caça às bruxas, mas refletir mais profundamente sobre esta questão!

5. Para refletir um pouco mais

É muito simples apontar os problemas e identificar as consequências sem, contudo, analisar mais profundamente e sugerir alternativas viáveis, concretas, baseadas em evidências científicas (quando existem) e práticas. Ao longo dos muitos anos de experiência, como Diretor Técnico de duas grandes academias de sucesso, constatei, com números, a importância do Peopleware para o sucesso dos negócios que dirigi num período tempo. Criei um sólido sistema de formação de “pessoas”… bem, isto é assunto para o próximo artigo!

Faça uma reflexão sobre o que comentei: será que os empresários e gestores entendem a importância do investimento nas “pessoas” na formação de uma Equipe de Sucesso?

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