No artigo da edição 139, trouxemos uma reflexão sobre os fatores que mais afetam o engajamento, ao constatar que há uma grande (ou total) parcela de responsabilidade da gestão da empresa, no que tange ao grau de envolvimento com o trabalho, uma dúvida comum de líderes é sobre como promover o tal do engajamento.
Ainda que não tenhamos uma “fórmula mágica”, pois temos contextos, culturas e climas organizacionais diferentes e específicas em cada organização, sugerimos que algumas ações (apelidadas de “leis”), possam otimizar o processo de engajamento dos funcionários. Vamos falar um pouco sobre elas?
1. Pertencimento
Quando falamos de pertencimento, remetemos à ideia de ações para que os integrantes do time sintam-se incluídos e pertencentes a empresa e desta forma, corresponsáveis por seu crescimento. Faço uma ressalva aqui, para que não se confunda diversidade com inclusão; apenas aceitar a contratação não significa que o funcionário esteja incluído.
2. Importância
Neste quesito, é importante mostrar que o profissional não é apenas um número para a empresa, mas uma parte importante para que ela alcance seus objetivos. O funcionário não deve ser visto apenas como um recurso humano, ele precisa ser reconhecido como gerador de valor para a organização.
3. Conexão
É essencial estabelecer vínculos, colocando em prática a escuta ativa e a empatia.
4. Limites/regras
É de responsabilidade da gestão dar o direcionamento de como é a cultura e dinâmica da empresa, assim como seu código de ética e seus valores. É com uma comunicação transparente que o funcionário sentirá confiança em tomar determinadas atitudes.
5. Generosidade/empatia
Entender que as pessoas são diferentes e que cada um carrega uma história que precisa ser respeitada, proporciona uma visão clara do porquê dos comportamentos serem distintos. Desta forma, o líder poderá mostrar-se aberto a ajudar seus liderados em situações de crise.
6. Generosidade/empatia
Os funcionários precisam saber que podem crescer e que a empresa representada pela liderança apoia este crescimento.
7. Desenvolvimento
Os funcionários precisam saber que podem crescer e que a empresa representada pela liderança apoia este crescimento.
8. Missão
Liderar é uma missão e como tal, é imprescindível que o líder assuma o compromisso com as pessoas que lidera. É o que chamamos de legado da liderança.
Poderíamos listar muitas “leis” aqui, com certeza a lista não acaba nestes sete itens. Porém, acreditamos que se forem implementadas as sugestões apresentadas, o caminho para o engajamento do time estará trilhado.
Até breve e boa sorte!