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As leis do engajamento

Colunista: Jorge Oliveira

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No artigo da edição 139, trouxemos uma reflexão sobre os fatores que mais afetam o engajamento, ao constatar que há uma grande (ou total) parcela de responsabilidade da gestão da empresa, no que tange ao grau de envolvimento com o trabalho, uma dúvida comum de líderes é sobre como promover o tal do engajamento.

Ainda que não tenhamos uma “fórmula mágica”, pois temos contextos, culturas e climas organizacionais diferentes e específicas em cada organização, sugerimos que algumas ações (apelidadas de “leis”), possam otimizar o processo de engajamento dos funcionários. Vamos falar um pouco sobre elas?

1. Pertencimento

Quando falamos de pertencimento, remetemos à ideia de ações para que os integrantes do time sintam-se incluídos e pertencentes a empresa e desta forma, corresponsáveis por seu crescimento. Faço uma ressalva aqui, para que não se confunda diversidade com inclusão; apenas aceitar a contratação não significa que o funcionário esteja incluído.

2. Importância

Neste quesito, é importante mostrar que o profissional não é apenas um número para a empresa, mas uma parte importante para que ela alcance seus objetivos. O funcionário não deve ser visto apenas como um recurso humano, ele precisa ser reconhecido como gerador de valor para a organização.

3. Conexão

É essencial estabelecer vínculos, colocando em prática a escuta ativa e a empatia.

4. Limites/regras

É de responsabilidade da gestão dar o direcionamento de como é a cultura e dinâmica da empresa, assim como seu código de ética e seus valores. É com uma comunicação transparente que o funcionário sentirá confiança em tomar determinadas atitudes.

5. Generosidade/empatia

Entender que as pessoas são diferentes e que cada um carrega uma história que precisa ser respeitada, proporciona uma visão clara do porquê dos comportamentos serem distintos. Desta forma, o líder poderá mostrar-se aberto a ajudar seus liderados em situações de crise.

6. Generosidade/empatia

Os funcionários precisam saber que podem crescer e que a empresa representada pela liderança apoia este crescimento.

7. Desenvolvimento

Os funcionários precisam saber que podem crescer e que a empresa representada pela liderança apoia este crescimento.

8. Missão

Liderar é uma missão e como tal, é imprescindível que o líder assuma o compromisso com as pessoas que lidera. É o que chamamos de legado da liderança.

Poderíamos listar muitas “leis” aqui, com certeza a lista não acaba nestes sete itens. Porém, acreditamos que se forem implementadas as sugestões apresentadas, o caminho para o engajamento do time estará trilhado.

Até breve e boa sorte!

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