*Colaborou: Renato Pinheiro
Os princípios de Governança corporativa orientam o sistema de gerenciamento e controle das organizações. A Governança corporativa consiste em um conjunto de práticas e princípios que visam a garantir uma gestão ética, transparente e eficiente nas organizações, promovendo o equilíbrio entre os interesses dos acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores e da sociedade como um todo.
Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança corporativa) a definição de governança corporativa é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Assim, a governança corporativa consiste em um conjunto de práticas adotadas por uma empresa para fortalecer sua estrutura organizacional e harmonizar os interesses do negócio, além de garantir a conformidade com os órgãos de fiscalização e regulamentação.
No mercado fitness, a governança corporativa desempenha um papel fundamental para assegurar que as academias operem de maneira ética e sustentável, especialmente em um setor caracterizado pela interação direta com os clientes e pela constante evolução das demandas de mercado. As academias, empresas de suplementação e outros negócios ligados ao bem-estar enfrentam o desafio de equilibrar a busca pelo lucro com o compromisso de proporcionar serviços de qualidade e preservar a saúde e segurança dos consumidores.
A aplicação de práticas de governança corporativa no setor fitness inclui o estabelecimento de diretrizes claras para gestão, transparência nos processos financeiros, e o cumprimento rigoroso de legislações regulatórias do setor. Além disso, é essencial o envolvimento da gestão, para decisões estratégicas que promovam inovação e eficiência no serviço.
Para que serve a governança corporativa?
A governança corporativa assegura que os interesses dos administradores estejam alinhados aos interesses dos donos do negócio, garantindo que os processos e as estratégias estão sendo corretamente seguidos, além de promover uma cultura de prestação de contas na empresa.
A governança corporativa nas academias é essencial para garantir que essas organizações sejam administradas de forma ética, transparente e sustentável.
Esse conjunto de práticas serve para assegurar que as informações relevantes sejam divulgadas de forma clara e acessível, contribuindo para a confiança de investidores e do mercado.
Estabelece mecanismos para que os gestores sejam responsabilizados por suas decisões, promovendo uma gestão mais ética e consciente.
Ajudando a melhorar a tomada de decisões, otimizando os recursos e impulsionando a sustentabilidade do negócio, com práticas bem definidas, é possível minimizar conflitos de interesses e outros riscos que podem afetar a organização.
Empresas com governança sólida tendem a ser mais atrativas para investidores, devido à previsibilidade e menor risco percebido, uma vez que a empresa que não presta contas está sempre envolvida em problemas e não se mostra confiável, tendo sua imagem ferida perante o público interno e externo.
Por meio de práticas que priorizam a eficiência e o bem-estar dos clientes, a governança assegura que a academia mantenha altos padrões de atendimento e segurança.
A governança corporativa garante, portanto, que a organização adote práticas para estar de acordo com as leis, normas e códigos internos e externos aos quais está submetida.