* Artigo escrito em parceria com a advogada Monyse Inocêncio.
Muitos são os desafios vivenciados pelos gestores de academia, principalmente por atrair consumidores com objetivos distintos, ainda que com desejo de serem tratados de forma singular e com pessoalidade.
Enquanto um deseja ter uma saúde e bem-estar e procura por um preço mais acessível, outro procura melhor atendimento e ficar com o corpo sarado. As academias, por sua vez, desejosas pela fidelização do consumidor, buscam sempre tratá-los com singularidade, e por esse motivo, se veem diante de circunstâncias desafiadoras, cujo gerenciamento de demandas pode ser mais bem conduzido se um Regimento Interno de Clientes for implementado.
Em outras palavras, o gerenciamento eficaz de clientes é fundamental para o sucesso do negócio e exige disciplina, regras claras e bem definidas.
Vale pontuar que um regimento interno de clientes é um conjunto de diretrizes, regras e combinados estabelecidos pela academia para regular o relacionamento com seus clientes. Seus objetivos incluem estabelecer diretrizes claras para o relacionamento com os clientes e garantir a prestação de serviços com qualidade e excelência.
Mas não basta somente elaborar o documento e acreditar que os clientes vão cumpri-los. A exigibilidade de regras e combinados presentes no regimento interno de clientes depende de alguns fatores, por exemplo, da ciência prévia do cliente e de uma implementação eficaz que signifique a regra ao consumidor.
A implementação de um regimento interno de clientes, além dos benefícios já mencionados, apresenta melhora na comunicação, fornece informações claras sobre serviços, horários e políticas. Além disso, pode estabelecer e padronizar processos internos, desde os passos que devem ser seguidos para cancelamento e transferência de planos, até regras para a utilização de salas de aulas coletivas.
Investir na criação e implementação de um regimento interno de clientes é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de uma academia. Portanto, ao estabelecer diretrizes claras e transparentes para o relacionamento com os clientes, as academias podem melhorar a comunicação, padronizar processos, aumentar a satisfação do cliente e reduzir e prevenir riscos jurídicos e financeiros. É essencial, então, priorizar o desenvolvimento e a manutenção de um regimento interno de clientes como parte de estratégia de gestão.