Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O mercado de saúde e bem-estar está em crescimento?

Colunista: Tiago Pereiras

Publicidade

O setor de saúde e bem-estar está em um crescimento exponencial (pelo menos até o advento do covid-19).

Desde de antes da minha formatura em Educação Física pela UFV, sempre fui um grande estudioso sobre o mercado do Bem-Estar, e já previa a ”Revolução do Bem-Estar” anunciada por chamada por Paul Zane Pilzer, que crescia a um CAGR de quase 12%, no ano de 2020, com previsão de se chegar a R$1,5 trilhão.

Grande parte desse mercado estava desestruturado e muito calmo na década de 1990; hoje é uma das indústrias mais ativas e em crescimento. As startups desses mercados são bem rápidas, e estão aproveitando as vastas oportunidades de negócios que o setor de bem-estar e saúde oferece, basta dar como exemplo a Gympass!

Os seguintes fatores facilitaram o boom das startups no setor de saúde e bem-estar:

Aumento das doenças crônico-degenerativas

Houve um aumento absurdo de doenças crônico-degenerativas constante da população urbana em todo o país. A globalização e urbanização possuem seus próprios prós e contras.

Por causa da rápida exposição à culinária global (fast foods), o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o aumento dos níveis de estresse e a mudança de estilos de vida, a população urbana está sendo exposta cada vez mais a doenças e distúrbios relacionados ao estilo de vida.

Aumento da conscientização sobre saúde

As questões crescentes de saúde e as preocupações com o estilo de vida também estão dando origem à consciência da saúde entre as pessoas. Há um aumento na demanda por correção do estilo de vida entre pessoas de todas as faixas etárias.

Chegada da internet das coisas

Existe uma enorme lacuna entre a área física e a digital no setor de saúde e bem-estar. Para preencher essa lacuna, há uma onda de startups que estão capitalizando no mercado com foco na internet das coisas. Ao usar a internet das coisas, a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina, as startups podem fornecer aos profissionais e marcas um meio direto para se comunicar e diagnosticar pessoas em tempo real.

Veja estes exemplos:

1 – BELEZA E CUIDADOS PESSOAIS – No setor de “beleza e cuidados pessoais” várias empresas estão criando vários produtos de beleza e de cuidados pessoais totalmente naturais ou orgânicos, como YesTo e Juice Beauty, que são coleções probióticas de produtos naturais para a pele, como TULA e Gallinee. Sim, existe uma relação íntima entre a pele e a sua microbiota intestinal!

2 – NUTRIÇÃO – Falando sobre o setor de nutrição, a previsão era que esse setor chegasse a 81,5 bilhões de dólares até 2023. Além disso, os componentes naturais e orgânicos estão atraindo um número crescente de clientes. Claramente, esse nicho é bastante popular entre os usuários, incluindo: nutrição ativa e Nutricional Tech.

A nutrição ativa é composta por marcas de nutrição esportiva. Startups como a Foodspring chamam bastante a atenção, afinal, é uma empresa de nutrição ativa com sede em Berlim que fornece suplementos pré-nutricionais e pós-treino à base de plantas.

Por outro lado, o nicho da Nutrition Tech está focado em plataformas de personalização habilitadas por tecnologia, que vinculam os clientes a um nutricionista virtual por meio de aplicativos de tecnologia de nutrição. Com base em preferências como alimentos orgânicos, são exigidos planejadores de refeições veganas e não veganas.

3 – VITAMINAS E SUPLEMENTOS – Esta seção também está prosperando no nicho de bem-estar, fornecendo vitaminas nutricionais e suplementos de saúde na internet. As startups estão criando vitaminas personalizadas, bem como suplementos alimentares centrados na beleza além do foco de regeneração capilar, destinados a homens e mulheres, respectivamente.

As startups de cuidados com os cabelos também farão um investimento neste nicho para oferecer remédios para perda de cabelo. A Hims está entre as startups de produtos capilares de sucesso que oferecem suplementos nutricionais para o crescimento capilar.

4 – FITNESS – Esse nicho atualmente consiste em marcas de tecnologia de fitness, como a Pelotona empresa de máquinas para ‘’ciclismo’’ e esteira (mais de US$ 1 bilhão no total em apoio financeiro revelado) e Mirror (garantiu US $ 13 milhões em fevereiro de 2018).

Mais uma startup de tecnologia de fitness digna de nota, é a Classpass que é um sistema de reserva de aulas de exercícios sob demanda, que inclusive abriu recentemente operações no Brasil e a plataforma de exercícios GuavaPass, com sede em Cingapura.

Não podemos deixar de citar os wearables como Garmin, Revita, GoQuii, Fitbit (que foi comprado pelo Google) que estão criando uma dinâmica completamente nova no setor de fitness!

Startups como AthGene, Genera (no Brasil) estão oferecendo análises de genes para os aficionados por resultados no mundo fitness, a fim de facilitar seus hábitos de exercício e nutrição. A  própria Hermes Pardini lançou um teste semelhante!

5 – BEM-ESTAR MENTAL – O objetivo desta categoria de startups é a saúde mental. Um dos aplicativos de maior sucesso é o Headspace que tem como foco a meditação, como a Calm, e no Brasil a Lojong. Na categoria wearables existe a Muse que possui meditação guiada, existe também o Woebot, que é um monitor de humor.

6 – CANNABIS – Esta categoria tornou-se muito popular recentemente. Nesse setor, as empresas oferecem produtos voltados para o consumidor. Agora que a cannabis está sendo legalizada, as coisas estão crescendo rapidamente neste mercado, no Brasil estamos caminhando com a aprovação do CBD.

A empresa Cura Cannabis Solutions é uma das empresas de cannabis mais bem financiadas, recebendo quase US$ 55 milhões em financiamento divulgado em geral. Eles fabricam óleos CBD para consumidores e marcas comestíveis premium, onde é legal nos EUA e no mercado mundial.

Além disso, existem ainda, as seguintes startups, que estão se destacando no mercado:

CUIDADO FEMININO

A FemTech é um setor crescente em bem-estar. Várias startups estão explorando essas oportunidades neste setor como ClueMenstrupediaOOWomeniaElvie estão quebrando estereótipos e melhorando consideravelmente a saúde das mulheres!

YOLOOP (Emagrecimento Saudável)

A YoLoop é uma plataforma pessoal que promove o bem estar e a saúde. Um dos maiores desafios de quem inicia um novo estilo de vida é quase sempre a jornada de mudança de hábito. A plataforma tem como foco pessoas que querem realizar mudanças corporais, entre elas está o emagrecimento.

A plataforma é formada por metodologia, pessoas e tecnologia, a dinâmica consiste na conexão entre os clientes com tutores especializados na metodologia 360º YoLoop e acompanhados através do App YoLoop e devices inteligentes, tudo isso para garantir melhores resultados. No programa tem uma equipe especializada formada por nutricionista, educador físico, gastrônomo, e psicológico.

Inclusive atendo como Tutor sempre duas vezes por semana, e utilizo bastante hacks para o emagrecimento consciente.

SURIDATA (Análise de dados para planos de saúde)

A Suridata é uma insurtech focada em reduzir os custos de Planos de Saúde Empresariais, através de auditoria de dados e previsão de custos médicos. O mais legal da proposta de valor é que foi a partir dela que comecei a entender ainda mais que cada um de nós deixa sim um rastro de dados, e a cada hábito não saudável que você pratica, mas você tende a ter uma trilha conectada a alguma doença crônica, como depressão, câncer, eventos cardíacos etc.

Em geral quadros como esses que não são cuidados logo se transformam em eventos maiores que podem fazer com que esse paciente venha a procurar por pronto socorro e urgência; com a Suridata e sua ferramenta poderosa de análise de dados é possível sim, prever eventos relacionados a colaboradores não saudáveis e reduzir a chance de um evento operatório e urgente do colaborador, afinal, vivemos quase 1/3 das nossas vidas no trabalho.

Essas são apenas algumas das startups inovadoras que estão aí no mercado revolucionando o setor de bem-estar, onde as academias certamente estão inseridas!

Como você está inovando na sua empresa?

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar