As ações de marketing devem ser bem pensadas para atender a um público específico e mostrar exatamente o que ele deseja encontrar.
Apesar de cada consumidor ter um comportamento individualizado, pautado em suas experiências e necessidades, alguns aspectos são comuns aos seres humanos e podem ser explorados com base nos resultados do neuromarketing.
1. Tomada de decisão mais efetiva
Ter o conhecimento antecipado do que pode influenciar a decisão do consumidor coloca a empresa à frente da concorrência e possibilita tomadas de decisão mais conscientes e efetivas.
2. Psicologia das Cores
As cores são uma forma de interagir, causar impacto e aguçar a curiosidade. Veja o efeito das cores sobre o subconsciente do consumidor!
- Roxo: inovação e inteligência
- Vermelho: emoção e paixão
- Rosa escuro: alegria e jovialidade
- Azul: confiança e segurança
- Laranja: sentimento agradável
- Branco: transparência
- Preto: luxo
- Verde: tranquilidade e serenidade
- Rosa claro: romance e delicadeza.
3. Storytelling
A história, associada à marca — com citação do produto ou não — deve trazer elementos que causem emoção, em uma narrativa fluída, convencendo o consumidor, em seu subconsciente, de que ele está diante do melhor produto e que deve comprar da sua empresa.
4. Conteúdos visuais
Se as imagens são processadas mais rápido que as palavras, disponibilizar conteúdos visuais é uma ótima maneira de alcançar a mente do consumidor. As imagens têm maior poder de persuasão e ajudam o consumidor na hora de decidir a compra.
O cérebro sempre reage aos estímulos, o que quer dizer que as decisões podem ser tomadas a partir de alguma influência. São decisões que o subconsciente produz com base em interações do dia a dia.
Com essas informações em mãos sobre as possíveis reações dos consumidores, o marketing terá condições de montar estratégias com base nos princípios básicos do neuromarketing e alcançar melhores resultados.