Não se sabe ao certo a origem da Black Friday, que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Há quem diga que a expressão surgiu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado exatamente no mesmo dia em plena corrida do ouro e, coincidentemente, em uma sexta-feira.
Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos. Por conta disso, os comerciantes enxergaram uma grande oportunidade de venda, fazendo diversas promoções para atrair quem passasse por lá. Essa referência ao trânsito logo teria se expandido e se tornado uma expressão local, transformando-se em uma grande tradição de compras.
No Brasil, a Black Friday chegou no ano de 2011 através do portal Busca Descontos e diferentemente dos Estados Unidos, aqui começou como um evento exclusivamente on-line, que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista, incluindo, também o setor de serviços, onde se encaixa o mercado de academias.
Em 2019, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro e, tradicionalmente nesse dia, as empresas oferecem mega descontos para seus clientes.
Como aproveitar a Black Friday na sua empresa fitness
O grande problema da Black Friday é o famoso “tudo pela metade do dobro”, ou seja, muitas empresas aumentam os preços dias antes do grande dia para concederem um desconto que vai chegar aos preços normalmente praticados!
Não entre nessa! Você vai perder credibilidade e ficar mal falado no mercado e ainda se arrisca a perder clientes!
Siga nossas estratégias para a Black Friday 2019:
- Crie um “produto” para esse dia, em vez de vender “matrícula”.
- Ofereça um desconto realmente atraente!
- No lugar do desconto, você pode agregar valor ao seu serviço sem baixar o preço, oferecendo brindes, serviços adicionais etc.
- Se você pretende reajustar os valores da sua academia, o período anterior à Black Friday pode ser interessante para isso, mas ofereça os preços antigos para matrícula no dia 29 de novembro ou para renovações antecipadas.
- Considere degustação do seu serviço nesse dia (catraca liberada costuma funcionar muito!), mas mantenha o foco da venda apenas para o dia 29 de novembro!
- Prepare uma campanha de divulgação para antes da Black Friday, isso aumenta a expectativa e desejo de compra.
- Aproveite as redes sociais para fazer barulho!
- Crie um grupo no WhatsApp com interessados pela promoção.
- Faça desse dia um verdadeiro evento na sua empresa!
Quer saber mais sobre o comportamento do consumidor durante a Black Friday e adaptar suas estratégias? Baixe o e-book Retail Summit e veja como você pode adaptar suas ações de acordo com o perfil de compra dos consumidores nesse dia.