Todos os anos, vejo aqui, nos clientes de consultoria na BRANDFIT, uma dificuldade de fazer o planejamento. E a dificuldade começa logo no início mesmo. As pessoas querem começar a planejar com um cronograma. Mas, começando com um cronograma, o mais provável é que você vai repetir o que já fez com algumas modificações.
O planejamento começa com metas!
Pare e pense: para que serve o planejamento? O planejamento não serve para seguir um cronograma. O planejamento serve para alcançar metas. Se você cumpre um planejamento, mas não alcança as metas que quer, não serve de nada. E se você acaba não cumprindo, mas chega nas metas, é uma conquista!
Comece a planejar pelas metas!
Mas aí vem a bola de cristal! Os gestores dizem: “eu prefiro não criar meta, pois eu não sei como vai ser o próximo ano com essa situação de pandemia!”
É mesmo?!
Você não sabe o que vai acontecer? E quem é que sabe? Se você souber, me fala que quero conhecer essa pessoa! Ou melhor, nem quero conhecer, prefiro ir vivendo o presente a cada dia!
É claro que não sabemos o que vai acontecer, mas a meta não é uma adivinhação, é um alvo que você coloca para conseguir criar um plano. Se alcançar, o mérito não é ter adivinhado, o mérito é ter alcançado a meta. Se não alcançar, não é uma perda porque você não adivinhou, é uma oportunidade de aprender a estabelecer melhor as metas ou a construir melhores planos de ação e executá-los melhor.
Comece seu planejamento com uma meta!