Escrevo essas linhas no dia seguinte da live “Tendências do Fitness 2024”, realizada no dia 25 de janeiro de 2024. Um encontro memorável com um timaço de professores: Leonardo Allevato, Edvaldo de Farias, Thiago Villaça e Marlon Paulo. O plano era conversarmos sobre as tendências do fitness para o corrente ano, apontadas pelos profissionais que atuam na área. Mas acabou se transformando em um momento CRD – Convite para Reflexões Desconfortáveis – segundo o Mestre Edvaldo de Farias.
Por que “Reflexões Desconfortáveis”?
Durante a análise das tendências apresentadas, foi desconfortável perceber que temos algumas pendências a resolver para conseguirmos fazer uma entrega melhor das ações propostas. Entrega com foco nas necessidades e desejos do cliente. É preciso entender mais para atender melhor os novos entrantes do segmento fitness que buscam saúde e qualidade de vida.
Segundo Valter Longo, a gestão é composta por duas dimensões: as pendências e as tendências. O equilíbrio entre resolver as demandas do dia a dia da gestão com o comportamento estratégico de prestar atenção ao movimento do mercado para a tomada de decisão é o que vai garantir o sucesso do seu negócio.
O tema do nosso primeiro artigo de 2024 foi sobre o crescimento do bem-estar corporativo. Desde a ergonomia e a ginástica laboral, passando pelo fitness corporativo, até chegar no modelo de negócio do Gympass, são crescentes as oportunidades para o profissional de Educação Física no mundo empresarial. E para minha surpresa, a Promoção de saúde no trabalho, que nas tendências do fitness aparece em segundo lugar mundialmente, de acordo com o relatório do Colégio Americano de Medicina do Esporte, no Brasil está na décima oitava posição. Acompanhando movimentos como Great Place to Work (Melhores empresas para se trabalhar), Capitalismo Consciente com a sua preocupação com os stakeholders (todas as pessoas envolvidas com a empresa) e o ESG, na dimensão Governança, onde um dos critérios de avaliação da liderança é o cuidado com os colaboradores para a construção de um clima organizacional saudável e produtivo, fica evidente a preocupação mundial com a saúde do trabalhador. E o Brasil faz parte dessa onda.
Por que não enxergamos esse cenário?
É sempre bom lembrar a frase do Seth Godin “para ser visto é preciso aprender a enxergar”.
E para aprender a enxergar, precisamos cuidar de quatro pendências do segmento fitness para que ele possa tirar melhor proveito do mercado do bem-estar.
Como assim, professor?
Você lembra da teoria dos conjuntos da Matemática? Contém e está contido? O segmento fitness está contido no mercado do bem-estar. Segundo o Mestre Mauro Guiselini (2000), o bem-estar é a integração entre cinco dimensões: física, emocional, mental, social e espiritual. Nesse equilíbrio dinâmico, o segmento fitness cuida da dimensão física e influencia positivamente as demais.
Para que o segmento fitness contribua efetivamente com o mercado do bem-estar é preciso desenvolver o CARE. Essa palavra significa “cuidar” em inglês e vou aproveitar as letras do C.A.R.E. para apresentar as quatro pendências do Fitness que vamos cuidar em 2024 para que os profissionais envolvidos no processo sejam capazes de Acolher, Orientar e Acompanhar os que mais necessitam da nossa competência.
Comunicação
O segmento fitness, desde a década de 1980, desenvolveu uma estratégia de comunicação com ênfase na estética. Lembro de uma campanha publicitária da Corpore Clube de Ginástica desse período, que ganhou destaque no livro de Marketing Esportivo do professor Ernani Contursi, que convidava as pessoas para entrarem na academia com a seguinte convocação:
“Venha ter um bracinho Corpore”, “Venha ter um bumbum Corpore”, “Venha ter um abdômen Corpore” e assim com outras partes do corpo, todas acompanhadas das fotos de modelos “shape” perfeito.
Esse modelo aspiracional de Marketing, vendeu e continua vendendo muito para as academias. A promessa de uma mudança estética rápida, como temos no famoso “Projeto Verão” que vai de setembro a dezembro para que o felizardo possa desfilar o seu novo corpo em janeiro, continua conquistando clientes em 2024.
Tenho o privilégio de acompanhar todo esse movimento. Estava na Corpore, durante essa campanha e sei que apesar dos números positivos em número de matrículas, conversando com as pessoas, entendi que poucos ficavam. A estética seduz para uma forte captação, mas não sustenta um relacionamento duradouro e lucrativo com clientes. Quem procura o projeto verão, busca resultado rápido. Resultado rápido exige dedicação máxima, mudanças bruscas de hábitos e a colaboração da fisiologia. Como poucos pagam esse preço, a realidade do maravilhoso mundo do fitness sempre foi a alta rotatividade de clientes e vender para apenas 5% da população.
Os novos entrantes na academia, pós pandemia, pessoas que buscam saúde e qualidade de vida, parecem estar mais dispostas a investir tempo e dinheiro para viver mais e melhor. Está saindo de cena o movimento FAST – fast food, fast training – e emergindo o mindfullness – atenção plena, viver e valorizar o momento presente – e até o Slow Food.
Já sabíamos que a pressa é inimiga da perfeição, mas Pedrinho Salomão, palestrante e autor do livro “Valor Presente: a estranha capacidade de vivermos um dia de cada vez”, me ensinou na live que fizemos juntos que “a pressa é inimiga da humanização”. Essa é a percepção da sociedade atual. Os novos clientes não querem apenas mudar corpos, eles desejam uma longevidade saudável para aproveitar melhor o tempo que ganharam.
O segmento fitness precisa enxergar melhor esse movimento e traduzi-lo em palavras e imagens que comuniquem aos novos entrantes:
A NOSSA ACADEMIA ESTÁ PRONTA PARA TE AJUDAR A VIVER MAIS E MELHOR.
Acolhendo, orientando e acompanhando a sua jornada no caminho da longevidade saudável.
Aprimoramento
Além do relacionamento através das redes sociais e outros canais de comunicação, é necessário aprimorar também o relacionamento interpessoal no ambiente academia. Acolher, Orientar e Acompanhar é um trabalho de time com as pessoas. Desde a primeira resposta no direct do Instagram do seu negócio fitness até o momento do primeiro treino (fase de acolhimento), passando por recepcionista, vendedor, limpeza e professor (ou todos sendo apenas você mesmo na Eucademia), todos esses pontos de contato devem estar preparados para uma escuta ativa e uma orientação cordial, respeitosa e que cumpra uma das dimensões do bem-estar que é sentir-se bem nesse novo ambiente. Para tanto, além da preparação técnica com destaque para prescrição de exercícios para grupos especiais, o seu Programa de Educação Continuada (PAC) deve incorporar orientações sobre liderança, comunicação assertiva e inteligência emocional para aprimorar o relacionamento com pessoas. Um bom exemplo dessa abordagem é a metodologia Fênix, dos Health Trainers, que preparam os colegas da Educação Física para atuarem na saúde integrativa como guia inspirador, educador e mentor, apoiador inabalável, estrategista de bem-estar, mentor de equilíbrio mente-corpo e modelo de estilo de vida saudável. Um verdadeiro Wellness Coach ou Personal Lifer, em outras palavras, o Profissional de Educação Física preparado para acolher, orientar e acompanhar os 95% das pessoas que ainda percebem a academia como um ambiente hostil.
Remuneração
Nessa mesma live sobre as tendências do fitness para 2024, tivemos a participação de um colega que tocou nesse assunto. Ele lembrou que os donos de academia estão exigindo um profissional cada vez melhor, com todas as características supracitadas, mas que a remuneração do “professor de salão”, Professor de Educação Física responsável pelo atendimento na sala de Musculação, não é compatível com essa qualificação.
Já conversei com alguns gestores de academias de diferentes tamanhos e a resposta é a mesma: “a conta não fecha”. Essa é uma importante pendência a ser resolvida em 2024. A resposta parece estar nos novos modelos de estúdios de treinamento, com menor investimento em máquinas de musculação e cobrando um ticket médio mais alto. É um primeiro passo para melhorar a lucratividade e a remuneração do time.
Estratégia
A estratégia é composta por planejar ações, determinar sua execução е estabelecer parâmetros para controlar os procedimentos е avaliar os resultados alcançados (JUNIOR BRASIL; RIBEIRO, 2021). Salibi Neto e Magaldi (2020) afirmam que, no mundo VUCA em que vivemos – volátil (V), incerto (U), complexo (C) e ambíguo (A) – devemos usar a estratégia adaptativa: estratégias que irão se adaptar às demandas do mercado.
Para que o segmento fitness consiga conquistar os 95% da população, em especial os 50% de sedentários, será necessário um planejamento estratégico para resolver as quatro Pendências do Fitness em 2024: comunicação, aprimoramento, remuneração e estratégia.
Para mais detalhes sobre o tema, recomendo:
CONTURSI, Ernani. Marketing Esportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
GUISELINI, Mauro. Aptidão física saúde bem-estar. São Paulo: Phorte, 2004.
JUNIOR, I. I. B.; RIBEIRO, I. L. Planejamento Estratégico: Um estudo teórico da importância do planejamento estratégico para as organizações. Revista Qualia a Ciencia em Movimento. v, 6. n, 2, p.01-26, jul./dez. 2020.
MAGALDI, Sandro e SALIBI, José Estratégia adaptativa: O novo tratado do pensamento estratégico. São Paulo: Gente, 2020.
SALOMÃO, Pedro. Valor presente: A estranha capacidade de vivermos um dia de cada vez. Rio de Janeiro: Best Business, 2020.