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Parcerias para aprimorar a entrega de bem-estar

Colunista: Angelo Dias

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No último dia de março, tive a honra de fazer uma live com meu irmão de jornada na Educação Física, Mestre Marcelo Costa. Nessa oportunidade, conversamos sobre o tema “O bem-estar é interdisciplinar”. E aí, ele deu aula! Mostrou que a melhor maneira de aprimorar a entrega de bem-estar para as pessoas é através de uma discussão multidisciplinar, com cada profissional trazendo a sua contribuição individual, para a construção de uma metodologia de intervenção coletiva e interdisciplinar na solução de uma determinada necessidade de uma pessoa.

Exemplo: depois de preencher o Mapeamento da Qualidade de Vida (MQV), uma mulher de 25 anos, profissional liberal, casada, grávida de 4 meses e sedentária desde os 15, relata ter muita dificuldade para dormir. Não consegue ter um sono reparador, o que a deixa sempre cansada. Ao analisar o MQV dessa mulher, o profissional de Educação Física convida para uma conversa, via Google Meet, a Obstetra que cuida da gestante, a Nutricionista e a Psicóloga que trabalham com ele. E todos irão conversar sobre a melhor forma de ela praticar atividade física, escolher alimentos mais saudáveis e aprimorar a sua inteligência emocional em prol de uma rotina mais equilibrada e assim, conquistar um sono reparador. Intervenção coletiva e interdisciplinar, onde todos se unem para um resultado comum. Nesse caso, devolver um sono de qualidade para a futura mamãe.

Segundo Walter Longo, as empresas que pretendem entregar bem-estar para seus clientes precisam proporcionar “estar bem, sentir-se bem e parecer bem”.

Quanto mais dessa trinca o negócio conseguir oferecer, melhores serão os resultados para as pessoas e para a empresa.

O bem-estar é uma necessidade humana fundamental, e com o passar dos anos, temos visto um aumento significativo na procura por atividades e serviços que visam a melhoria da qualidade de vida, com significativo aumento pós-pandemia.  Nesse contexto, as academias de ginástica se tornaram uma das principais opções para aqueles que buscam uma vida mais saudável, dado evidenciado com o aumento da procura desse serviço no final de 2021, segundo informações da ACAD Brasil – Associação Brasileira de Academias. No entanto, é importante destacar que para uma academia entregar um serviço de qualidade, é fundamental que ela esteja em constante evolução e adaptação ao mercado, buscando sempre entender mais sobre as pessoas para atendê-las cada vez melhor.

Neste artigo, vamos explorar as melhores parcerias que uma academia pode fazer com outros negócios e profissionais da saúde para entregar bem-estar para seus clientes.

Parcerias que dão certo

Vamos começar a nossa proposta entendo que a nossa saúde pede M.A.I.S. = Movimento diário, Alimentação natural, Inteligência emocional em equilíbrio e Sono reparador.

O movimento é responsabilidade dos profissionais de Educação Física. Além dos professores já contratados, podemos ter o personal trainer externo”, aquele que não faz parte do time, como o primeiro parceiro do negócio academia na captação e manutenção de clientes. Esse relacionamento pode ser otimizado com um processo de integração do personal à cultura da empresa. Isso pode ser feito com participação no programa de educação continuada do time e conversas individuais para gerar o sentimento de pertencimento. Cobrar ou não cobrar o repasse deve ser uma decisão estratégica da política de relacionamento com esses profissionais. O que será melhor para a empresa e os parceiros? Cabe ressaltar que toda decisão é temporal e circunstancial. Pode ser o melhor naquele momento, em uma determinada circunstância. Pode mudar durante o relacionamento, mas sempre visando o melhor para todos os envolvidos.

O Fisioterapeuta pode trabalhar em sinergia com o professor de Educação Física no processo de recuperação musculoesquelética. Em caso de lesão, esse profissional irá devolver a função e a amplitude de movimento de uma articulação para que o professor possa desenvolver a força muscular da região afetada. Aqui, temos a possibilidade de um espaço da academia destinado à Fisioterapia ou um convênio com a clínica mais próxima.

Quem cuida da alimentação? Nutricionistas são fundamentais para aprimorar os resultados da prática regular e orientada da atividade física. A reeducação alimentar irá proporcionar inúmeros benefícios para a qualidade de vida das pessoas. Fazendo escolhas melhores, como desembalar menos e descascar mais, mastigar por mais tempo, ficar longe de telas nas refeições, procurar comer acompanhado com amigos e/ou familiares, estar presente no momento da refeição (Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014), melhoram a digestão e a absorção dos nutrientes necessários para a saúde. Além dos horários de atendimento presencial na academia ou via aplicativo online, esse profissional pode participar de eventos da empresa como “Café com saúde”, ministrando palestra de orientação sobre diferentes temas da Nutrição.

Dentre os profissionais da saúde, quem mais se destacou, durante e pós-pandemia, foi o Psicólogo. O isolamento social trouxe ansiedade e depressão em números nunca vistos até então. O autoconhecimento é peça fundamental para aprendermos a lidar com as próprias emoções, assim como para praticar a empatia nossa de cada dia que irá nutrir relacionamentos saudáveis. Por tudo isso, esse profissional deve fazer parte do “Time do bem-estar” da sua academia. O desejo de emagrecer ou aumentar a massa muscular tem um enorme componente emocional que deve ser levado em consideração na escolha dos treinos e na abordagem da reeducação alimentar. Assim como o Nutricionista, o Psicólogo também pode realizar atendimentos presenciais ou remotos, além de participar do “Café com saúde” como palestrante e desenvolvendo rodas de conversa.

Um sono reparador pode ser obtido com a soma das intervenções dos profissionais supracitados, mas caso o cliente relate distúrbios como apneia obstrutiva do sono, insônia ou ronco é melhor recomendar um Médico do sono. Exemplo: Neurologista, Psiquiatra ou Otorrinolaringologista, dependendo do distúrbio.

No caso dos Médicos, a parceria mais comum é por indicação. Podemos incluir outras especialidades médicas como excelentes colaboradores para agregar valor na entrega de bem-estar: Cardiologistas, Ortopedistas, Nutrólogos, Endocrinologistas, Neurologistas, dentre outros. Todos relacionados ao M.A.I.S. = Movimento diário, Alimentação natural, Inteligência emocional em equilíbrio e Sono reparador.

Parcerias ganha-ganha

Para viabilizar a realização do “Café com Saúde” ou outros eventos, internos e externos, para a ativação das marcas podemos fazer parcerias menos óbvias com negócios da rua ou do bairro onde a academia está localizada. A mesa de café da manhã pode conter frutas de um Hortifruti local, salgados integrais da padaria mais próxima, assim como bolos sem glúten e biscoitos sem adição de açúcar de uma empresa de suplementos.

Lembre-se de que uma parceria é um processo ganha-ganha. Todos os envolvidos são beneficiados. Destacar essa cooperação através dos canais de comunicação da academia, presenciais e digitais, é uma excelente estratégia. Além da divulgação em via de mão dupla, a criação de produtos interdisciplinares como um Programa de Emagrecimento com duração de 6 meses e a participação de um(a) rofessor(a) de Educação Física, um(a) Nutricionista e um(a) Psicólogo(a), representa uma outra parceria rentável. Por se tratar de um produto voltado para um nicho de mercado, com uma forte promessa de resultado e alto valor agregado, torna-se mais lucrativo que a venda de uma mensalidade para musculação por exemplo.

Por que realizar parcerias?

Para aprimorar a percepção de valor do cliente através de uma experiência cada vez mais focada na conveniência. Quanto mais a academia entregar gerando menos esforço para o cliente alcançar o bem-estar desejado, maior será a fidelização.

A pessoa pode frequentar a academia uma hora por dia de segunda à sexta para treinar. Que bom seria poder comprar os suplementos e os alimentos congelados da dieta recomendada pela Nutricionista; marcar uma sessão de terapia; utilizar o serviço de Fisioterapia quando necessário; ter um lugar para tomar um bom banho, trocar de roupa e trabalhar no computador enquanto toma o café da manhã, almoça ou faz um lanche. Quem sabe até cortar o cabelo, fazer a unha, comprar roupas e acessórios para treino em casa.

E se a academia conseguir ofertar boa parte dessa conveniência de forma virtual, através de um aplicativo como o WeBurn?

Tudo em um único lugar que faz essa pessoa estar bem, se sentir bem e parecer bem.

A conveniência proporciona vender mais para os clientes fiéis, transformando-os em “vendedores” da sua marca.

Recomendo 3 lives para maior aprofundamento nesse tema:

“O bem-estar é interdisciplinar” com o Mestre Marcelo Costa no @prof.angelodias

“Lançamento da Edição 123” da Revista Empresário Fitness no canal do Youtube Leonardo Allevato.

“Um olhar sobre o censo fitness 2022”, que você pode assistir abaixo:

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