Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O que é bem-estar

Colunista: Angelo Dias

Publicidade

“As pessoas hoje em dia buscam Estar bem; Parecer bem; Sentir-se bem imagine isso para o conceito de #academia Walter Longo #12IHRSA.”

Esse tweet do Walter Longo (2011), durante a 12ª. IHRSA Fitness Brasil, já mostrava uma ampliação do conceito de saúde na perspectiva do consumidor do mercado fitness.

O especialista em Marketing e autor do livro “O fim da idade média e o início da idade mídia”, dentre outros, apresentou uma pesquisa que identificou 7 razões para que as pessoas procurem uma academia:

  1. Saúde e bem-estar: as pessoas que já entenderam que a prática regular e orientada da atividade física é uma excelente estratégia de saúde preventiva. Além de coadjuvante no tratamento de algumas doenças: exercício é remédio
  2. Beleza e estética: essa é a tribo preocupada com a beleza física. Cabe ressaltar que não há mal nenhum nisso. Até porque a estética agrega enorme valor à autoestima das pessoas, o que contribui significativamente para a saúde.
  3. Erotismo e sedução: os interessados em conquistar um corpo mais atraente para gerar desejo.
  4. Fonte da juventude: pessoas que buscam retardar o processo de envelhecimento através do exercício físico.
  5. Poder e controle: esse é o grupo que busca a longevidade saudável com vitalidade e, principalmente, autonomia. Força, flexibilidade e condicionamento aeróbico para a realização das atividades da vida diária sem precisar de ajuda.
  6. Força e energia: aqui está o povo da performance. Atletas amadores que treinam com o objetivo de aprimorar seu desempenho em esportes como futebol, corrida de rua, natação e artes marciais ou até mesmo na musculação.
  7. Equilíbrio corpo e mente: trata-se da busca por atividades que reduzam o estresse nosso de cada dia e a ansiedade.

Com base nesses dados, Longo voltou a criticar a miopia de marketing que assola o mundo das academias que continuam focando apenas a estética em sua comunicação.

Em sua entrevista para o Fitness Brasil Play (2020), o autor lembra que se apenas 5% da população está na academia, provavelmente o restante dos possíveis praticantes está procurando as outras 6 razões apontadas pela pesquisa.

Segundo Edvaldo de Farias (2023), ainda estamos vendendo a proposta de “mudar corpos”, enquanto as pessoas querem “mudar vidas”.

Enquanto escrevo essas linhas, está no ar a versão 2023 da série Academia Rentável do consultor Almeris Armiliato. E mais uma vez ele pergunta para a sua audiência: “Você ainda acredita que o certo é vender modalidades?”

O assustador é perceber, nesses poucos parágrafos, que a miopia de marketing nas academias, identificada em 2011, continua em 2023.

12 anos depois, contando com 2 anos de distanciamento social (2020 e 2021), e o mercado Fitness nacional continua comunicando a estética e vendendo modalidades.

2022 parece ser o ano da virada de chave. A revolução do bem estar começa a bater na porta das academias no Brasil. E parafraseando o Dr.Alexandre Kalache, médico gerontólogo, “quanto mais cedo melhor, mas nunca é tarde para começar”.

Quem movimenta o mercado do bem-estar

Algumas tribos que estão se movimentando na direção da entrega de resultados com foco nos desejos e necessidades do cliente conquistaram mais adeptos em 2022. Parece que finalmente estamos impactando os não convertidos. Destaque especial para:

@healthtrainers.brasil

Os professores Cláudio Barnabé, Fabiano Malheiros e Fernando Teixeira treinam profissionais de Educação Física para atuarem como health trainers, que é o especialista capacitado para atuar no modelo  AcOrA: Acolher com respeito e atenção os desejos e necessidades do cliente, Orientá-lo no processo de mudança e Acompanhá-lo em seu desenvolvimento rumo à prática regular e orientada do autocuidado.

@humana_academy

O time do Waldyr Soares, nosso embaixador do Bem Estar Brasil, está preparando gestores para atuar em um mercado que valoriza o cuidado com a qualidade de vida dos colaboradores e dos clientes. O Personal Lifer da Humana Academy tem a mesma concepção de Acolher, Orientar e Acompanhar os clientes na jornada da longevidade saudável. Cabe ressaltar a importância do primeiro encontro Bem Estar Brasil 2023 para consolidar esse movimento, que acontece em abril.

@mqv_instituto  (Instituto do Alívio/MQV)

Única plataforma do Brasil que mapeia a qualidade de vida das pessoas. Criado pelo consultor Pierre Barbosa, que passou 2022 levando o MQV (Mapeamento da Qualidade de Vida) pelo país através do evento Academia na Prática.

@sistemapacto

Com suas soluções tecnológicas tem sido grande incentivador desse movimento, seja patrocinando eventos do setor como a IHRSA Fitness Brasil, ou como parceiro de jornada do Pierre Barbosa no MQV.

@mauroguiselini

O incansável! Nossa referência maior, Mauro Guiselini, que desde sempre trabalha em prol da qualidade de vida das pessoas de todas as idades. Desde a macroginástica para crianças e seus familiares até a #academiaprateada para orientar os idosos no processo de envelhecimento ativo. No final da década de 1990, escreveu o livro “Aptidão Física, Saúde e Bem-Estar”, quando já compartilhava sua experiência no Instituto Mauro Guiselini e nos apresentava as 5 dimensões do bem-estar: física, emocional, mental, social e espiritual. Durante cinco anos, representou a nossa profissão como consultor do Programa Bem Estar da rede Globo.

Guiselini acredita que o ser humano é o resultado da integração entre as cinco dimensões supacitadas. Equilíbrio é o segredo. E que para melhor orientar as pessoas nessa caminhada, os profissionais de Educação Física devem atuar como cuidadores.

Health Trainer, Personal Lifer, Wellness Coach, Personal Trainer… somos Professores de Educação Física, somos cuidadores.

A IHRSA Fitness Brasil 2022 foi um termômetro do que aconteceu ao longo do ano passado. Todas as palestras, técnicas e de gestão, convergiram para “cuidar das pessoas”. Mais do que uma boa oratória para orientar, é necessário uma excelente escutatória (como afirma @vabo23) para entender e atender melhor esse consumidor que busca uma mudança de vida e não apenas um corpo instagramável.

Tendências fitness para o Brasil

Lá em mil novecentos e Angelo menino, década de 1980, tínhamos um momento muito importante com o novo cliente que era a avaliação física. Antes de encaminhá-lo para alguma modalidade, mais do que os dados numéricos, tínhamos a oportunidade de conhecer aquela pessoa com sua individualidade biológica, seus objetivos e necessidades.

Com essa valiosa informação era possível encaminhar o novo cliente para uma atividade que melhor atendesse às suas expectativas. Apesar de vendermos modalidades (musculação, ginástica localizada, ginástica aeróbica, alongamento, lutas, dentre outras), havia uma preocupação em indicar algo que fosse seguro, eficiente e motivante para aquela pessoa.

Não por acaso, a tendência fitness número 1 no Brasil é o treinamento personalizado. Profissionais e clientes já entenderam que hoje, quem mais entrega resultado, é o Personal Trainer. Por isso, a oferta de capacitações como Health Trainer e Personal Lifer. É preciso orientar os profissionais de Educação Física para que possam entender mais e atender melhor no mercado do bem-estar.

Perdemos isso em algum lugar do passado, mas agora temos mais tecnologia, informação, maquinários e acessórios para acolher, orientar e acompanhar a evolução das pessoas que entendem a academia como o melhor lugar para cuidar da saúde. Bora desenvolver o conhecimento, as habilidades e a atitude necessárias para aproveitar tudo isso!

Para maiores informações sobre esse conteúdo, recomendo:

  • Canal do Youtube Fitness Brasil Play
  • Instagram: @humana_academy, @healthtrainers.brasil, @almerisarmiliato, @eventobemestarbrasil, @empresariofitness, @fitnessbrasil_oficial, @alexandre.kalache, @mqv_instituto
  • LONGO, Walter. O fim da Idade Média e o início da Idade Mídia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019
  • GUISELINI, Mauro. Atividade Física Saúde Bem estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos. São Paulo: Phorte, 2000.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar