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Do MQV ao MAP: a jornada do cliente na sua Eucademia

Colunista: Angelo Dias

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Vamos começar com uma definição de termos para facilitar o melhor entendimento do texto:

MQV

O Mapeamento da Qualidade de Vida é um questionário que mapeia a qualidade de vida das pessoas com um olhar focado em entender as 24 horas do seu dia a dia. Ele tem um propósito claro de mapear para entender os desejos e as necessidades das pessoas, baseado em uma inteligência que visualiza as percepções e sensações prioritárias de bem-estar de cada indivíduo.

Felicidade, dores físicas, ansiedade, insônia, sedentarismo, emagrecimento e esportes são alguns pilares onde vamos conseguir avaliar o nível de importância e impacto na saúde física, emocional e clínica de cada pessoa e assim, juntos, realizarmos um planejamento motivador para a melhoria dessas saúdes.

M.A.P.

Segundo o Neurologista Pedro Shestatsky, em seu livro Medicina do Amanhã, diz que MOVIMENTO diário, ALIMENTO natural e PENSAMENTO POSITIVO representam os alicerces da saúde.

Jornada do Cliente

É o caminho que a pessoa percorre no seu negócio, lembrando que esse caminho começa com ela em casa, buscando informações sobre o seu desejo ou necessidade no celular. Nesse artigo, vamos acompanhá-la a partir do momento em que ela percebe a sua Eucademia como uma possível solução e entra em contato com você.

Aplicando os conceitos na sua Eucademia

A Eucademia em questão é um estúdio de treinamento físico personalizado, o modelo de negócio que mais cresce entre os profissionais de Educação Física que decidem empreender. Por que o estúdio? Segundo o consultor Almeris Armiliato, estamos vivendo “a hora dos pequenos”, em um mercado dominado pelo modelo de negócio low cost, que entrega conveniência e estrutura, e premium, cuja promessa é status e conforto, o estúdio é quem pode entregar resultado.

Nesse momento, cabe outra reflexão: sobre que resultado estamos falando? Hipertrofia muscular e redução do percentual de gordura para uma estética instagramável?

Não há nenhum demérito nesse objetivo. Entendemos que esse resultado estético é consequência da soma de 2 importantes fatores: a disciplina do cliente e o acolhimento, orientação e acompanhamento do seu time. O propósito do nosso trabalho é proporcionar uma longevidade saudável para as pessoas que nos procuram. A tecnologia trouxe avanços na medicina que nos permitem viver mais, mas nos presenteou também com a comodidade e a conveniência, cenário ideal para o sedentarismo e suas consequências danosas.

Segundo o Fisiologista Aylton Figueira Júnior, em 2060 a mortalidade será associada ao câncer e à demência. As crianças e adolescentes de hoje serão essas pessoas. A principal causa desse fato é o sedentarismo.

Em outras palavras, entregar resultado é salvar vidas. Vamos proporcionar um envelhecimento saudável e autônomo para as pessoas que cruzarem o nosso caminho. Para tanto, é mister Acolher, Orientar e Acompanhar as pessoas em sua jornada rumo à longevidade saudável!

AcOrA é agora!!!

Já parou para pensar se a jornada do cliente na sua Eucademia privilegia esse processo?

O que acontece com o seu cliente quando ele te descobriu no Google, chegou ao seu Instagram e faz uma pergunta no seu direct? Consegue perceber a importância desses primeiros pontos de contato do cliente com a sua marca?

Para ele te encontrar no Google é preciso que você tenha a sua Eucademia no Google Meu Negócio com informações atualizadas. Normalmente, ele irá encontrar outras opções além da sua Eucademia. Por que ele irá optar por você? Nesse momento o critério de escolha será a qualidade da comunicação do seu Instagram: conteúdo e forma. Textos relevantes, fotos bem produzidas, assim como vídeos com áudio e imagem de primeira.

E quando ele te deixar o primeiro “oi” no direct? Tem alguém lá para receber e responder essa mensagem?

Tive a oportunidade de assistir a um podcast com o Personal trainer Guto Galamba, quando ele revela que a maior parte das vendas dele acontece no direct. Segundo Galamba, mesmo quando as pessoas não perguntam nada, apenas fazem um comentário, ele aproveita o comentário para puxar uma conversa até o convite para uma aula experimental.

Imagine que, nesse momento, você ou alguém do seu time, pergunte ao visitante:

Você já avaliou a sua qualidade de vida? Topa se conhecer melhor? É gratuito e só vai levar alguns minutos. Vou te encaminhar via WhatsApp um link para você realizar essa autoavaliação. Depois agendaremos uma visita para que o nosso professor analise os resultados com você.

Essa é a primeira participação do MQV na sua estratégia de captação de clientes!

Dificilmente uma pessoa irá resistir ao convite de se conhecer um pouco mais de forma gratuita.

Quando ele pisar no seu espaço, é o momento de agregar valor à promessa feita no mundo virtual. Com base nos resultados do MQV daquele visitante, o professor vai orientá-lo sobre os principais pontos que a pessoa deve cuidar para aprimorar a sua qualidade de vida.

Exemplo: no caso do MQV, apontar alto nível de estresse no trabalho, fadiga constante, dores físicas, ansiedade e insônia, o professor irá orientar sobre possíveis atitudes que podem minimizar esses problemas até chegar no melhor remédio para a saúde: o exercício físico.

E quando o visitante decide que a sua Eucademia é a solução para seus desejos e necessidades, começa um relacionamento que pode durar 1 semana, 3 meses ou 10 anos. Tudo vai depender de como o seu time irá orientar essa pessoa para a prática regular e orientada do MAP (Movimento, Alimento e Pensamento). Quanto mais AcOrA, melhor!

Cabe ressaltar que a qualidade de vida é multifatorial, portanto, precisa de um time interdisciplinar. Não vamos conseguir solucionar uma crise de ansiedade apenas com exercício físico. A parceria com um Psicólogo é fundamental. Dependendo da dor física apresentada, pode ser necessário um trabalho com Ortopedista e Fisioterapeuta. No caso de diabetes, a orientação de um Endocrinologista e/ou Nutricionista irá fazer a diferença.

E falando de movimento, sabemos que o tradicional “2 vezes por semana”, plano mais comprado nos estúdios de treinamento personalizado, é um bom começo, mas não será suficiente para os resultados esperados. Mais uma vez, cabe ao seu time orientar sobre a prática do lazer ativo, pausas inteligentes no trabalho, trocar os eleva dores pelas escadas, o carro pela caminhada ou a pedalada e até treinos em casa com aplicativo do celular e a curadoria do seu professor. E tudo isso sendo realizado COM o cliente!

Concluindo...

Não produzimos soluções de saúde para as pessoas e sim COM elas. Sabendo que viver melhor depende de alterações no estilo de vida, é fundamental que a pessoa esteja de acordo com a proposta e disposta a realizar as mudanças necessárias.

Wellness Coach ou Personal Lifer, como defende a Humana Academy, novo projeto do Waldyr Soares, já denotam a força da revolução do bem-estar.

Mais do que nunca é preciso entender para atender!

E para maiores informações sobre o tema, recomendo:

Seguir no instagram @drpedroneuro (MAP), @pierrebarbosa.com.br (MQV), @humana_academy (Personal lifer) e @almerisarmiliato (Academia Rentável);

Ler o livro Medicina do Amanhã do Neurologista Pedro Shestatsky;

Assinar a revista Empresário Fitness and Health para acompanhar a constante evolução do nosso mercado.

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