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Como vender saúde na Eucademia?

Colunista: Angelo Dias

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Durante 9 artigos, convidamos os gestores da Eucademia a repensarem o seu modelo de negócio para adaptá-lo à nova demanda.

Que nova demanda?

Das pessoas que descobriram que a prática regular e orientada da atividade física salva vidas.

Mas como “descobriram” algo que já sabemos desde a década de 80, desde o famoso “boom” das academias?

É que durante a pandemia as pessoas tiveram a “percepção do dano”, como descreveu brilhantemente o Prof. Altamiro Botino (live de 2020, no @efdoiff, na série Educação Física do Amanhã). Muitas são as pessoas que ainda sofrem com a Covid longa.

A nossa comunicação focada na estética e nas modalidades não foi capaz de motivar os 95% de não praticantes regulares de atividade física para as academias.

Foi preciso a morte e a dor, causados pela pandemia, para que as pessoas acreditassem na comprovação de décadas de estudo: EXERCÍCIO É REMÉDIO.

Emagrecer é importante?

Emagrecer e ficar forte não é essencial! É possível viver sem uma estética instagramável. Mas as sequelas da Covid-19 com suas dores e queda brusca na qualidade de vida, somados ao risco de morte, geraram enorme valor ao exercício físico e demais dimensões do estilo de vida.

Segundo Nahas (2000), em seu pentáculo do bem-estar, as 5 dimensões do estilo de vida são atividade física, nutrição, controle do estresse, relacionamentos e comportamento preventivo. As 5 dimensões que representam a nossa responsabilidade sobre a nossa saúde. A prática regular e orientada do autocuidado é o que realmente fará diferença na vida das pessoas.

Lembrando que a Eucademia representa aproximadamente 80% no número de academias do país, quando efetivamente praticarmos o nosso papel de promotores de saúde, acolhendo, orientando e acompanhando a jornada das pessoas para um estilo de vida saudável, vamos reduzir muito o sedentarismo e as suas consequências danosas.

Entendi, professor. Tudo muito bonito. Mas como vender saúde? Como tornar o meu negócio viável sem as fotos dos corpos sarados e a convocação do povo para o Projeto Verão? Estratégias que mantiveram o meu negócio financeiramente saudável até aqui.

Segue uma sugestão baseada em tudo o que ouvi dos convidados da série Eucademia, no insta @prof.angelodias, ao longo do corrente ano.

Vou usar a estratégia de dividir em 3 passos, pois a neurociência afirma que o 3 é mais fácil para o cérebro lembrar.

Passo 1. Arrume a casa

Desenvolva a jornada do cliente na sua Eucademia. Defina o seu produto, desenhe os processos e treine o seu time para acolher, orientar e acompanhar as pessoas na direção de seus desejos e necessidades. Só assim você estará pronto para o próximo passo. O marketing não sustenta um produto ruim, muito menos colaboradores despreparados para realizar uma entrega de qualidade.

Passo 2. Comunique a sua promessa

Troque gradativamente os corpos sarados da sua rede social por pessoas reais. Mostre o dia a dia das pessoas que frequentam o seu espaço. Vídeos curtos com essas pessoas se sentindo bem, estando bem e parecendo bem. Exatamente o que os praticantes realmente esperam que o seu negócio os proporcione. Orientações do seu time e testemunho da satisfação dos clientes agregam enorme valor à sua comunicação. Junte a isso um VAC, Vídeo de Alta Conversão. Segundo a publicitária Lígia Temis, da @animalanimal.insights, trata-se de um vídeo que faça uma promessa de enorme valor para o seu público alvo. Uma solução que o seu target estava procurando e que você foi capaz de identificar e traduzir em um vídeo cheio de AIDA: capta a Atenção, gera Interesse, provoca o Desejo e faz a pessoa realizar a Ação de comprar.

Caso você esteja começando agora ou ainda não esteja nas redes sociais, a publicitária acredita que você pode começar pelo VAC para otimizar a sua venda e depois ir nutrindo a sua presença digital com orientações, situações e depoimentos que confirmem a promessa feita no Vídeo de Alta Conversão.

Passo 3. Cumpra a sua promessa

Nessa etapa é essencial entender para atender. Praticar a escuta ativa através de uma avaliação inicial como o Pentáculo do Bem estar, o Mapeamento da Qualidade de Vida (MQV) ou ferramentas (mapeamento de sintomas, mapeamento de dor) do time Health Trainers irá contribuir muito para você descobrir a real necessidade de uma determinada pessoa e customizar o seu trabalho para ajudá-la a conquistar o que precisa.

Depois desse acolhimento, o time deve estar pronto para uma “orientação homeopática”. Você conhece o tratamento da Homeopatia? 1 bolinha por dia, todos os dias. E caso essa pessoa fique doente, 2 bolinhas até ela melhorar. Assim deve ser a orientação dos profissionais. Uma informação útil por dia, no presencial e através das redes sociais, para que a pessoa pratique o autocuidado com Segurança para não se machucar, com Eficiência para gerar resultado e Motivação para querer voltar (SEM). Caso haja alguma dificuldade na aprendizagem ou na realização do programa proposto, 2 bolinhas nele(a).

De Marchi e Ogata (2008) trazem, em seu livro “Wellness: seu guia de bem-estar e qualidade de vida”, o conceito de Dinâmica da Saúde.

Vou usar o MAP do Dr. Pedro Schestatsky para
facilitar o entendimento desse conceito:

Se você pratica o Movimento diário, a Alimentação natural e o Pensamento positivo está caminhando na direção da saúde. Caso você escolha o Movimento nunca, a Alimentação “sobrenatural” (rica em açúcar e alimentos processados) e o Pensamento negativo estará “cantando para subir”. Estará indo na direção da doença.

Por isso, a orientação homeopática, utilizando todos os canais de comunicação com o cliente, é tão importante. Somente ela irá trazer a tão sonhada fidelização. A fidelidade do cliente não é um objetivo. Ela é consequência de uma entrega focada na experiência do cliente: estar bem, sentir-se bem e parecer bem. Caso o seu negócio traga essa percepção ao seu cliente, além de não perdê-lo, você irá transformá-lo em um defensor da sua marca.

É sempre bom lembrar que esse não é um processo simples: você primeiro precisa acreditar para poder convencer. Está sendo muito difícil para os gestores da Eucademia se libertarem do jeito tradicional de vender academia.

Enquanto escrevia essas linhas, assisti a um exemplo de VAC no insta @pierrebarbosa.com.br. Trata-se de uma campanha da @academiamn, de Formosa (GO) para vender um novo produto.

É mais uma prova de que, quem já entendeu essa nova demanda e está aplicando tudo o que eu aprendi com os meus convidados na série Eucademia, está surfando em um oceano azul de oportunidades. Participe desse movimento você também!

Para conhecer um pouco mais sobre o tema:

– Série Eucademia: lives no insta @prof.angelodias e convidados;

– OGATA, Alberto e DE MARCHI, Ricardo. Wellness: seu guia de bem estar e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

– insta @pierrebarbosa.com.br, criador do MQV = Mapeamento da Qualidade de Vida;

– insta @animalanimal.insights para conhecer a proposta de comunicação do InstaF90;

– insta @celafiscs para conhecer o Manifesto da Covid longa;

– insta @health_trainers_barnabe para conhecer o conceito de academia como centro de saúde.

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