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Como comunicar o bem-estar

Colunista: Angelo Dias

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Escrevo essas linhas no dia seguinte da live Pendências do Fitness 2024, tema do nosso artigo na edição 134 e que se transformou em um rico bate-papo com os Professores Leonardo Allevato e Edvaldo Farias.

Conversamos sobre o C.A.R.E.(Comunicação, Aperfeiçoamento, Remuneração e Estratégia), as quatro pendências do fitness que estão atrapalhando uma entrega de maior qualidade para o mercado do bem-estar. Lembrando sempre que clientes do bem-estar querem estar bem, se sentir bem e parecer bem. E para que essa entrega seja feita com qualidade, gestores precisam cuidar e inspirar seus times para a prática do AcOrA: Acolher, Orientar e Acompanhar.

Tivemos muitos feedbacks interessantes para o artigo e sobre a live, mas uma pergunta foi mais frequente nos comentários:

“Entendi, professor. Concordo que a comunicação focada na estética e na venda de modalidades não atrai esses novos consumidores que buscam saúde e qualidade de vida. Mas, então, como fazer uma comunicação que atenda esses novos entrantes do segmento fitness?”

Vamos buscar a ajuda de dois autores para refletirmos juntos sobre o que comunicar e como usar estrategicamente o seu Instagram para contribuir com o difícil processo de adaptação de estilo de vida, que as pessoas precisam passar para conseguirem incluir seus nomes em suas agendas e assim viverem mais e melhor.

Você já ouviu falar nas zonas azuis (Blue Zones)? Assistiu ao documentário da Netflix “Como viver até os 100 anos: os segredos das zonas azuis?”

O primeiro autor que vamos consultar é o Dan Buettner, repórter da National Geographic, autor do livro “Zonas azuis: a solução para comer e viver como os povos mais saudáveis do planeta”. Seu trabalho gerou o documentário supracitado que identificou as regiões do mundo onde vive o maior número de centenários: Sardenha (Itália), Okinawa (Japão), Loma Linda (Estados Unidos), Icaria (Grécia) e Nicoya (Costa Rica).

A força do Power Nine

O que esses cinco lugares têm em comum? E qual a relação das zonas azuis com a comunicação da minha academia?

Comparando o estilo de vida desses longevos, Dan Buettner descobriu o power nine, nove práticas em comum entre os moradores dessas cinco regiões do mundo:

1. Mexa-se naturalmente

Esses centenários não frequentam academias ou qualquer outra forma de treino regular e orientado. Vivem em ambientes que estimulam o movimento diário. Cuidam do jardim sem máquinas elétricas, caminham ou pedalam para fazer compras e visitarem amigos, participam ativamente das tarefas domésticas, além de praticarem lazer ativo.

2. Propósito

Os moradores dessas regiões apresentam um forte sentido de vida. Todos sabem “porque acordam de manhã”. Esse sentimento, que os okinawanos chamam de ikigai, por exemplo, gera uma motivação especial para viver mais e melhor.

3. Desacelere

Mesmo os centenários entrevistados por Dan se estressam. A diferença é que todos criaram estratégias para lidar melhor com o estresse nosso de cada dia. Happy hour com os amigos, oração e tirar uma soneca depois do almoço são algumas das ações realizadas para desacelerar.

4. Regra dos 80%

Comer menos parece ser um excelente hábito para quem pretende viver até os 100 anos. A regra em questão sugere que as pessoas comam, em uma refeição, até que o estômago esteja 80% cheio. “Sair da mesa com fome”, literalmente. E todos os entrevistados fazem a menor refeição no fim da tarde e só voltam a comer no dia seguinte.

5. Leguminosas

A Plant-based diet é uma alimentação que contenha ingredientes frescos, mais vegetais e alimentos minimamente processados e corte total dos industrializados. Carne é consumida apenas cinco vezes por mês em pequenas porções.

6. Vinho

Os centenários gostam de saborear uma taça de vinho com os amigos e/ou familiares, todos os dias. Essa pequena quantidade diária de álcool parece ser melhor para a saúde do que ser abstêmio.

7. Tribo certa

Estar cercado por pessoas que se identificam e praticam um estilo de vida saudável faz toda a diferença para a sua qualidade de vida. Elas representam a rede de apoio que vai te ajudar a não desistir de ter uma vida saudável. Conviver com pessoas que adotam o comportamento sedentário em sua rotina, dando preferência aos prazeres momentâneos do fast food e uma alimentação rica em sal, açúcar e gorduras, vai dificultar muito a sua aderência ao estilo de vida ativo.

8. Comunidade

Todos os longevos participantes da pesquisa fazem parte de uma comunidade unida pela fé. Independente da religião, esse sentimento de pertencer a um grupo contribui muito com a longevidade.

9. Os queridos primeiro

Ter um relacionamento saudável com familiares e amigos favorece o bem-estar. Os centenários entrevistados têm enorme respeito pelos parentes mais velhos e se preocupam em mantê-los por perto para cuidar deles. Mais um exemplo da importância da rede de apoio para se viver mais e melhor.

Como seu Instagram pode comunicar melhor

Olha só quanto conteúdo inspirador e quantas orientações valiosas você pode extrair do power nine para contribuir com a jornada de seus clientes rumo à longevidade saudável! Os médicos que defendem a Medicina do Estilo de Vida já entenderam que o maior desafio dos profissionais da saúde não é convencer as pessoas a praticarem 1 hora por dia de exercício físico. É guiá-las nas outras 23 horas do dia para que tenham uma alimentação natural, desenvolvam a inteligência emocional para melhor lidar com suas emoções e o estresse, assim como praticarem a higiene do sono e evitarem o comportamento sedentário depois do treino.

E é aí que o Instagram da sua academia vai atuar como um guia desses comportamentos saudáveis. Por falar em guia, duas outras fontes interessantes para o seu conteúdo são o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira (2023). Você irá encontrar ambos no site do Ministério da Saúde.

O autor que vai nos ajudar com a estratégia no Instagram é o Hyeser Souza. Em seu livro “Liberdade Digital: o mais completo manual para empreender na internet e ter resultados”, você irá encontrar 7 orientações para aplicar agora mesmo na sua comunicação:

1) História de criação

Você precisa responder as seguintes perguntas para gerar conexão com a sua audiência: como você começou a sua academia? Por que você decidiu criar essa academia? Quem você pretende ajudar com o seu trabalho? Qual a transformação que você pretende causar nas pessoas que passarem pelo seu negócio? Quando você descobriu que esse é o seu ikigai (propósito de vida)? A sua audiência quer conhecer mais sobre você e o seu negócio. Mostrar o quanto a sua história se confunde com o crescimento da academia humaniza o relacionamento com os clientes.

2) Credos

No que você acredita? O mundo do fitness está repleto de falsas promessas. Como você se posiciona diante desses produtos que podem gerar mais problema do que benefícios para a qualidade de vida das pessoas? Segundo Hyeser, as pessoas que se posicionam atraem admiração e identificação.

3) Ícones

Você tem alguma característica visual constante na sua comunicação (post, stories ou feed)? Algo que faça com que seus seguidores logo identifiquem que é você. Criar um símbolo na mente da sua audiência que te diferencie é uma ótima estratégia para criar conexão. Lembra do emoji do cacto que a Juliette do Big Brother utiliza até hoje em suas postagens? Tornou-se um símbolo memorável.

4) Palavras sagradas

Você tem alguma frase ou expressão pela qual seus amigos e familiares reconhecem você? Ouvi essa orientação também do Pedro Superti, especialista em marketing de diferenciação. Quando comecei a fazer as lives do movimento #vocenasuaagenda, lembrei de uma expressão que uso com meu irmão e meus filhos: “Uala!” Essa expressão foi usada pelo comediante Ronald Golias em um dos seus personagens de “A Praça é Nossa”. Toda vez que começo uma live, repito “Uala, povo!” e comecei a ouvir os meus alunos da escola repetindo a expressão, quando querem chamar a minha atenção. Trata-se de um diferencial importante na sua comunicação.

5) Liderança

Ao se posicionar e ter uma comunicação coerente com as suas ações, naturalmente você  vai se tornar o líder da sua comunidade. A sua audiência confia nas suas orientações e vai trazendo mais seguidores para o Instagram e também para a sua academia.

6) Rituais

Você já ouviu falar do livro “O Milagre da Manhã”? O autor Hal Elrod faz a proposta de um ritual matinal para um dia mais saudável e produtivo. Você tem algum ritual que possa servir de inspiração para hábitos saudáveis dos seus seguidores? Não precisa ser só o seu. Converse com clientes que conseguiram melhorar seus hábitos e estão praticando um estilo de vida ativo. Peça para compartilhar seu desenvolvimento. A experiência de transformação deles é uma forte prova social. São os clientes que estão afirmando o quanto o seu trabalho agrega valor na vida deles.

7) Linguagem

O mundo do fitness possui uma linguagem própria. “Vamos malhar”, “tá pago”, “leg day”, dentre outros termos que fazem parte da comunicação de várias academias no Brasil. Essa é a linguagem da sua audiência? Pratique a escuta ativa, prestando bastante atenção no engajamento das pessoas no seu Instagram. Qual é a linguagem que elas usam nos comentários? Quais as postagens que tiveram maior engajamento? Qual foi a linguagem que você utilizou nessas postagens?

O maior ensinamento do livro do Hyeser é “aprenda, aplique e repita o que deu certo”. Não existe uma receita de bolo para relacionamento com clientes. Somente a escuta ativa, a observação atenta e a constância na comunicação é que pode gerar um relacionamento saudável e duradouro com a sua audiência.

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