Escrevi, em artigos anteriores, que desde a pandemia vivemos um movimento em prol do bem-estar. O medo de morrer e o distanciamento social mudaram completamente a nossa forma de lidar com a nossa saúde. E esse novo comportamento da sociedade influenciou diretamente os agentes e instituições ligadas ao mercado do bem-estar.
Analisando especificamente a Educação Física, várias foram as pesquisas e ações relacionando a prática regular e orientada da atividade física como excelente estratégia de saúde preventiva:
- O Manifesto da Promoção da Atividade Física Pós Covid-19.
- Criação do Mapeamento da Qualidade de Vida (M.Q.V.) do Pierre Barbosa.
- O time @healthtrainers.brasil que tem o propósito de treinar profissionais de Educação Física a atuarem além da prescrição de exercícios.
- As iniciativas voltadas para o treinamento para idosos: @gerontofitness do Mestre Marco Lopes, a Academia Prateada do Mestre Mauro Guiselini, o @longevidadeemmovimento , dentre outros.
- O @talkdasaude, podcast das professoras de Educação Física Raphaela Brandão e Edma Alves: saúde de forma didática, acessível e inclusiva, de profissional para profissional.
- O time @humana_academy que começou com a Certificação em Personal Lifer e acaba de lançar o Portal Humana Club com um conteúdo rico e variado para atender as demandas do profissional que vai precisar entender mais para atender melhor esses novos entrantes no mercado do bem-estar que, segundo o Censo Fitness 2022, serão pessoas com mais de 40 anos em busca de saúde (42,6%) e indivíduos que já possuem alguma comorbidade (ex: hipertensão e diabetes) e desejam melhorar a sua qualidade de vida (29,3%).
- O Censo Fitness que em suas duas edições (2021 e 2022) vem buscando fazer um retrato do mercado das academias no Brasil.
- A elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (Ministério da Saúde, 2021).
Cabe ressaltar que esse movimento não está acontecendo só na Educação Física: todos os demais profissionais e instituições ligadas à saúde já aderiram. E parafraseando o Mestre Edvaldo Farias, “o Bem-estar Brasil representa ‘um marco conceitual’ da revolução do bem-estar no Brasil”.
Qual o propósito desse movimento para a Educação Física?
Lembrar aos professores que as pessoas não querem mais comprar modalidades. Elas não querem só transformar corpos, desejam transformar vidas. Seth Godin nos ensina em seu livro “Isso é Marketing” que para ser visto, é preciso aprender a enxergar.
Censo Fitness
O Censo Fitness 2022 nos ensinou a enxergar os novos clientes das academias e o Bem-estar Brasil nos mostrou como os professores de Educação Física devem atuar de forma multi e interdidiplinar com os demais profissionais da área de saúde para aprimorar a sua entrega. Só uma visão holística e a prática do lifelong learning irão desenvolver a competência necessária para agregarmos real valor à vida daqueles que nos procuram.
E foi com esse propósito que os professores de Educação Física Márcio Marega e Lidiane Castilho marcaram um golaço!
Foram os cuidadosos curadores de um conteúdo totalmente conectado e com diferentes profissionais que vivem e valorizam esse trabalho interdisciplinar. Lidiane e Márcio materializaram a inspiração do incansável Waldyr Soares com pessoas do bem, altamente competentes e praticantes do trabalho integrado em prol da saúde preventiva.
Reuniram Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Profissionais de Educação Física, Farmacêuticas, consultores de Recursos Humanos, especialistas em felicidade, empresários de academia, Biomédicos, Psiquiatras e um publicitário especialista em inovação para traduzir o que o mundo já enxergou: o bem-estar pede M.A.I.S.: Movimento diário, Alimentação natural, Inteligência emocional e Sono Reparador.
E para ajudarmos as pessoas nesse grande desafio, é preciso trabalhar de forma integrada, acolhendo necessidades e desejos, orientando a jornada rumo à longevidade saudável e acompanhando a evolução do seu estilo de vida. Hábitos que as façam viver mais e melhor. Como diz Walter Longo, o publicitário especialista em inovação que fez a palestra de encerramento do evento, “profissionais e empresas que estejam compromissadas com o bem-estar das pessoas devem entregar a tríade: estar bem, sentir-se bem e parecer bem”.
Como foi o Bem-estar Brasil 2023
No primeiro dia, 14/04/23, os convidados nos conduziram rumo ao autoconhecimento, mostrando a importância de SE cuidar para poder cuidar.
Jaime Jimenez (SHER Consultoria), Ivnes Garrido (especialista em Felicidade) e Sérgio Amad (Fundador da Fiter e autor do livro Felicidade e Ciência de Dados), Lidiane Castilho (Professora de Educação Física e curadora do Wellness Conference), Amanda Brant (Nutricionista e CEO da Clínica APEX) e o Rodrigo Sangion (Professor de Educação Física e CEO da Les Cinq Gym) nos fizeram refletir sobre quem somos, nosso papel no ecossistema do bem-estar e a importância de cuidar também da própria carreira para termos orgulho do que fazemos e podermos trabalhar de forma colaborativa e sustentável em um time multidisciplinar.
Seja F.O.D.A.
Foi como refletir sobre o livro SEJA F.O.D.A. do Caio Carneiro. Para ser um cuidador F.O.D.A. é preciso ser Feliz e realizado com o que se faz para ter o tesão necessário para continuar praticando o lifelong learning; Otimista para acreditar que é possível cuidar melhor de si e das pessoas com todas as ferramentas que temos hoje e com essa tecnologia que não para de evoluir; Destemido (o negrito é proposital para sugerir ao autor uma troca na letra D). Caio descreve o D como Determinado. Durante o Bem-estar Brasil 2023, percebi que os profissionais da saúde precisarão ser destemidos para sair do lugar comum do cuidar da doença e não das pessoas, assim como para atuar na prevenção promovendo um estilo de vida saudável; e Abundante para entender ser merecedor das conquistas financeiras que todo esse trabalho irá proporcionar. Bora ser F.O.D.A. para o bem da sociedade e da nossa própria carreira!
O que é o bem-estar
Os dois dias seguintes, 15 e 16/04/23, foram um mergulho nas ricas experiências dos profissionais que já estão vivendo a Medicina do Estilo de Vida em times integrados. Lembrando que T.I.M.E. é uma Tribo Integrada e Motivada para Excelência (Dias, 2004).
Os médicos Dra.Sley Tanigawa (Embaixadora do Paving – Programa de mudança de estilo de vida), Dr.Guilherme Giorelli (Nutrólogo), Dr.Alberto Pochini (Ortopedista), Dra.Caroline Giuliano (especialista em Medicina Antroposófica e terapeuta Ayurveda) e o Dr.Cândido Moreira (Psiquiatra), assim como a Fisioterapeuta Carolina Vicária (pesquisadora em Medicina do Sono), a Biomédica Dra.Mileny Colovaty e as Professoras de Educação Física Carol Martins (também Nutricionista), Andressa Semionatto (atua como Onco personal) e a Flávia Carvalho (especialista em Marketing e organizadora do Wellness Conference) nos mostraram que cultivar o bem-estar é muito mais do que frequentar a academia três vezes por semana e fazer escolhas saudáveis na alimentação. É preciso aprender a lidar com as próprias emoções, nutrir relacionamentos positivos e praticar a higiene do sono. E que a missão do profissional de saúde é acolher, orientar e acompanhar as pessoas na difícil jornada de mudança de hábitos para viverem mais e melhor.
Bora incluir mais vida nos dias das pessoas!
E para fechar com chave de ouro, Walter Longo nos apresentou o conceito de ecossistema:
Ecossistema é um conjunto de ofertas de serviços e/ou produtos, proprietários ou de terceiros, que disponibiliza dezenas de interações e atividades possíveis ao público, facilitando o acesso e permitindo a sinergia exponencial de suas múltiplas conexões.
Alguma semelhança com o mercado do BEM-ESTAR?
É desse ecossistema que precisamos fazer parte. O profissional de Educação Física pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, ansiedade e depressão. Exercício é remédio, segundo a Organização Mundial de Saúde. O professor tem a vantagem de ter mais tempo de contato com as pessoas. Pelo menos duas vezes por semana. É quem terá mais tempo para orientar e acompanhar a evolução, por isso tem papel relevante em qualquer time multidisciplinar. Bora ocupar o nosso espaço com competência!